A Norte-Americana que preferiu ser Jamaicana e conquistar o mundo

O futuro

Nunca é fácil de projetar o futuro de um(a) jovem, que tanto pode vir a confirmar as credenciais, como pode vir a revelar-se uma enorme promessa sem resultados enquanto sénior. Várias vezes apontada como a maior promessa da velocidade feminina mundial – a norte-americana Candace Hill – enfrentou um ano dificílimo de transição. Em 2018, contou com 0 vitórias e tempo bem longe do que aqueles que já havia feito. A jovem relata aquilo que passou durante este ano num recente artigo para a IAAF, lançado este semana.

Ainda assim, Boldon não deixa de apontar alto e coloca os objetivos de Briana nas grandes competições dos próximos anos, incluindo os Jogos Olímpicos de Tóquio e Los Angeles, relembrando que ele próprio é um dos poucos atletas da história a alcançar títulos mundiais na velocidade quanto jovem e depois como sénior também. Será que veremos Briana já nos Mundiais de Doha? Não será nada fácil. Num país que, na velocidade, (de 100 e 200) conta com nomes como Elaine Thompson, Shelly-Ann Fraser-Pryce, Shericka Jackson ou Jura Levy, a qualificação e apuramento nunca será fácil. Sendo que já não existem Mundiais Juvenis (a última edição foi em Nairboi, em 2017), poderemos ter dois tipos de abordagem de Ato Boldon e Briana: uma abordagem a pensar numa possível qualificação para os Mundiais de Doha, com o foco nos Trials Jamaicanos, ou poderemos ter um ano mais resguardado de Briana, com o foco total na preparação para os Jogos de 2020, em que já terá 18 anos e certamente objetivos superiores. Qualquer uma das possibilidades parece ser forte neste momento – embora, na entrevista ao IAAF Inside Athletics, a jovem tenha dito que quer estar em Doha -, mas, para já, a certeza é a de que 2018 foi um ano que Briana Williams nunca irá esquecer e que a colocou definitivamente nas bocas do mundo.

Briana Williams e Kevona Davis prometem muito para o futuro jamaicano
Fonte: IAAF

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Spikes IAAF

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Famalicão x Sporting: leões reencontram-se com ex-jogador que está a ser uma das revelações de 2025/26

O Sporting enfrenta o Famalicão na quinta jornada da Primeira Liga. Pedro Bondo deverá figurar entre as opções de Hugo Oliveira.

Sporting anuncia lucro de 20 milhões de euros

O Sporting comunicou durante esta quinta-feira que a sua SAD gerou 20 milhões de euros de lucro na temporada 2024/25.

Bruno Fernandes vai continuar a ser pretendido nas próximas janelas de transferências: Arábia Saudita não desiste do médio

Bruno Fernandes continua a ser pretendido pela Arábia Saudita e o Manchester United pode receber propostas em janeiro de 2026.

Manchester United: Rúben Neves pode juntar-se a Ruben Amorim e companhia

Rúben Neves pode ser reforço do Manchester United no próximo mercado de transferências. O jogador pertence aos quadros do Al Hilal.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinou Cristiano Ronaldo no Real Madrid mas escolheu Mohamed Salah: «É mais completo»

Rafa Benítez foi chamado a escolher os melhores jogadores do mundo. O técnico espanhol surpreendeu ao colocar Mohamed Salah à frente de Cristiano Ronaldo.

Tiago Margarido elogia FC Porto e garante: «O Nacional, como princípio, nunca coloca autocarros»

Tiago Margarido fez a antevisão do FC Porto x CD Nacional, da quinta jornada da Primeira Liga. O técnico elogiou a equipa azul e branca.

Guillermo Ochoa tem novo clube: guarda-redes mexicano de 40 anos assina pelo AEL Limassol

Guillermo Ochoa tem mais um clube na carreira. Depois de ter estado no AVS SAD, o guardião é reforço do AEL Limassol.