A Norte-Americana que preferiu ser Jamaicana e conquistar o mundo

O futuro

Nunca é fácil de projetar o futuro de um(a) jovem, que tanto pode vir a confirmar as credenciais, como pode vir a revelar-se uma enorme promessa sem resultados enquanto sénior. Várias vezes apontada como a maior promessa da velocidade feminina mundial – a norte-americana Candace Hill – enfrentou um ano dificílimo de transição. Em 2018, contou com 0 vitórias e tempo bem longe do que aqueles que já havia feito. A jovem relata aquilo que passou durante este ano num recente artigo para a IAAF, lançado este semana.

Ainda assim, Boldon não deixa de apontar alto e coloca os objetivos de Briana nas grandes competições dos próximos anos, incluindo os Jogos Olímpicos de Tóquio e Los Angeles, relembrando que ele próprio é um dos poucos atletas da história a alcançar títulos mundiais na velocidade quanto jovem e depois como sénior também. Será que veremos Briana já nos Mundiais de Doha? Não será nada fácil. Num país que, na velocidade, (de 100 e 200) conta com nomes como Elaine Thompson, Shelly-Ann Fraser-Pryce, Shericka Jackson ou Jura Levy, a qualificação e apuramento nunca será fácil. Sendo que já não existem Mundiais Juvenis (a última edição foi em Nairboi, em 2017), poderemos ter dois tipos de abordagem de Ato Boldon e Briana: uma abordagem a pensar numa possível qualificação para os Mundiais de Doha, com o foco nos Trials Jamaicanos, ou poderemos ter um ano mais resguardado de Briana, com o foco total na preparação para os Jogos de 2020, em que já terá 18 anos e certamente objetivos superiores. Qualquer uma das possibilidades parece ser forte neste momento – embora, na entrevista ao IAAF Inside Athletics, a jovem tenha dito que quer estar em Doha -, mas, para já, a certeza é a de que 2018 foi um ano que Briana Williams nunca irá esquecer e que a colocou definitivamente nas bocas do mundo.

Briana Williams e Kevona Davis prometem muito para o futuro jamaicano
Fonte: IAAF

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Spikes IAAF

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Newcastle critica postura de Alexander Isak: «Nenhum jogador pode esperar agir mal e treinar com o grupo normalmente»

Em conferência de imprensa, Eddie Howe deixou críticas à postura de Alexander Isak, avançado que tem forçado uma saída dos magpies.

FC Porto revela período público da cerimónia fúnebre de Jorge Costa

O FC Porto confirmou que haverá um período público de homenagem para Jorge Costa nesta quarta-feira, entre as 15h e as 22h.

Samu Aghehowa e Pavlidis associados ao Manchester United de Ruben Amorim

O Manchester United também olha para Samu Aghehowa (FC Porto) e o Vangelis Pavlidis (Benfica). Red Devils priorizam Benjamin Sesko.

José Mourinho emociona-se a recordar Jorge Costa em conferência de imprensa

José Mourinho reagiu à morte de Jorge Costa. O técnico do Fenerbahçe falou em conferência de imprensa, na antevisão ao jogo do Feyenoord.

PUB

Mais Artigos Populares

Pepe lamenta morte de Jorge Costa: «A tua entrega e legado viverão para sempre na história de vitórias sem igual do FC Porto»

Pepe já reagiu à morte de Jorge Costa. O diretor do FC Porto partiu aos 53 anos, após uma carreira ilustre como jogador, treinador e dirigente.

Atenção, Benfica: Nice cancela contratação de avançado após falhar exames médicos

Ransford-Yeboah Konigsdorffer ia reforçar o Nice, mas falhou nos exames médicos. O avançado ganês já não vai defrontar o Benfica.

Jorge Costa deu uma entrevista minutos antes da paragem cardíaca: Farioli, mercado e Vitória SC foram alguns dos temas

Jorge Costa morreu esta terça-feira aos 53 anos. Antes de ter uma paragem cardíaca, o dirigente deu uma entrevista à Sport TV.