As polémicas alterações da IAAF

2. As alterações à Diamond League 

Foram também anunciadas uma série de novidades em eventos Diamond League a partir de 2020, que merecem uma reflexão:

  • Redução de Meetings de 14 para 12 mais uma final. 
  • Redução de Disciplinas de 32 para 24 
  • A corrida mais longa será a de 3.000 metros
  • Mais eventos de Saltos e Lançamentos serão realizados no centro das cidades
  • Um meeting por semana, com homogeneização do calendário
  • Transmissão televisiva reduzida de 2 horas para apenas 90 minutos 
A incrível final dos 5.000 de Bruxelas não terá sido suficiente para convencer a IAAF
Fonte: Brussels Diamond League

Sendo a Diamond League a principal competição de Atletismo com periodicidade anual e contendo um conjunto de meetings de elite, é natural que qualquer alteração na Liga Diamante (versão portuguesa) tenha larga repercussão e possa afetar todo o desporto. Foi, assim, com especial expectativa que a comunidade atlética acompanhou a conferência que a IAAF transmitiu em direto de Doha na passada segunda-feira. 

Existiram algumas decisões totalmente bem recebidas – como o facto de se ter uma final única e de se homogeneizar o calendário e deixar de existir a anarquia atual, com algumas semanas a terem 2 ou 3 meetings – e outras maioritariamente bem recebidas – como termos mais eventos no centro das cidades. No entanto, tudo o resto caiu quase como uma bomba e o impacto não tem sido nada positivo. 

A redução de meetings já era algo falado pela IAAF, embora ainda não tenha sido decidido qual o meeting ou meetings que caem. A IAAF falou em 12+1 meetings, pelo que não ficou claro se a final será num dos meetings clássicos (Bruxelas e Zurique receberam as finais nos últimos anos) ou se serão 12 clássicos e a final poderá ser disputada num outro estádio, o que iria implicar a queda de 2 meetings.

Um dos que deve cair deverá ser o de Birmingham, uma vez que o estádio da cidade inglesa estará em obras a partir deste verão para se preparar para os Jogos da Commonwealth de 2022. Caso caia mais algum meeting, as opções mais fortes parece dividir-se entre Oslo, Estocolmo e Rabat, sendo que a IAAF tomará a decisão final no término desta época desportiva, depois de avaliar os resultados de cada um dos meetings. 

As restantes controversas decisões tomadas prendem-se todas à volta do facto da IAAF querer conquistar as gerações mais novas. A IAAF entende que para conquistar os mais novos tem que vender um produto mais atrativo, que seja mais rápido, com mais ação e menos tempos mortos. Afirmando ter consultado todos os interessados e envolvidos – o que já foi desmentido por associações, atletas e treinadores – a IAAF concluiu que o ideal seria reduzir os eventos com transmissão televisiva para 90 minutos e que, para tal, seria necessária a redução de disciplinas.

Assim, a organização deixará cair 8 disciplinas (4 no masculino e 4 no feminino), que ainda estão por decidir até ao final da época, onde se irá avaliar as disciplinas que garantem um maior “entretenimento” no momento, garantindo que a avaliação de que disciplinas estarão presentes na seguinte edição será feita anualmente. 

Será que também deixaremos de ver o show de Kipruto na Diamond League?
Fonte: IAAF

Igualmente controverso foi o facto de ter sido anunciado que as provas de 5.000 metros serão retiradas da Diamond League, sendo agora o evento mais longo os 3.000 metros – o que também leva a concluir que, muito provavelmente, os 3.000 obstáculos será um dos eventos que cairá. 

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim conquista a Premier League Summer Series

O Manchester United conquistou a Premier League Summer Series. A equipa de Ruben Amorim fechou a competição com um empate a dois golos frente ao Everton.

André Almeida pode deixar o Valencia e rumar ao futebol da Turquia

André Almeida pode estar em vias de deixar o Valencia. O médio português de 25 anos é pretendido pelo Trabzonspor.

Fechado: Son Heung-min deixa o Tottenham por 15 milhões de euros e já está definido o seu destino

Son Heung-min vai mesmo deixar o Tottenham. O avançado sul-coreano vai reforçar os Los Angeles FC por 15 milhões de euros.

Luuk de Jong deixa carta de despedida para o PSV: «Isto não é um adeus, é um até logo»

Luuk de Jong deixou uma mensagem de despedida para os adeptos do PSV. O avançado neerlandês assinou contrato com o FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

PSV bate Go Ahead Eagles e conquista a Supertaça dos Países Baixos

O PSV é o vencedor da Supertaça dos Países Baixos. A equipa neerlandesa bateu o Go Ahead Eagles.

Gonçalo Ramos soma mais um interessado e está na lista da mais um gigante da Premier League

Gonçalo Ramos está na lista do Newcastle para a nova época. O avançado internacional português é a alternativa a Benjamin Sesko.

Wolverhampton de Vítor Pereira derrotado por Girona em jogo particular

O Wolverhampton de Vítor Pereira perdeu este domingo com o Girona por 2-1 num jogo de preparação da pré-temporada.