Diamond League 2018 – Os 16 vencedores de Zurique: Kipruto até descalço!

- Advertisement -

Salto em Comprimento (M): Não foi o melhor dos concursos que vimos este ano – longe disso – e a vitória de Luvo Manyonga (RSA) até esteve perigosamente em risco. À entrada para o último salto, quem liderava o concurso era o outro sul-africano, Ruswahl Samaai. Ambos tinham saltado 8.32 metros, mas o segundo salto de Samaai era maior do que o de Manyonga (8.30 / 8.25). Mas no último salto, Luvo Manyonga sacou o melhor de dentro de si e fez mais 4 centímetros do que anteriormente, com os 8.36 (+0.3) a serem suficientes para vencer o troféu e evitar o mesmo desfecho dos Campeonatos Africanos.

Manyonga também havia sido o vencedor em 2017. No terceiro lugar, ficou o australiano Henry Frayne, ao saltar 8.16 metros (+1.2).

Triplo Salto (F): Tal como no Comprimento masculino, também aqui se esperava que a marca vencedora fosse melhor. A vencedora, no entanto, foi a esperada Caterine Ibarguen! A colombiana saltou 14.56 metros (-0.3), logo ao segundo ensaio, para a vitória, mas ainda sofreu um valente susto quando viu a jamaicana Shanieka Ricketts fazer um grande salto na sua quinta tentativa, próxima do seu recorde pessoal, salto esse que se viria a verificar ser de 14.55 metros (-0.8)! E como o segundo salto de Ricketts foi melhor que o de Ibarguen, pode-se literalmente dizer que a jamaicana perdeu o troféu e o prémio monetário de primeira classificada por apenas 1 (!) centímetro.

São já 5 os troféus de Diamante que Ibarguen tem por casa!
Fonte: IAAF

No terceiro lugar, ficou outra jamaicana, neste caso, Kimberly Williams, que saltou 14.47 metros (+0.3), também na sua quinta tentativa. Hoje teremos a oportunidade de ver Ibarguen na final do Comprimento em Bruxelas, numa tentativa inédita de juntar o título do Comprimento ao do Triplo no mesmo ano.

Lançamento do Peso (M): Uma das competições mais incríveis de Zurique, com resultados verdadeiramente sensacionais. No primeiro lugar ficou Tom Walsh (NZL), com um fantástico lançamento de 22.60 metros logo à segunda tentativa! A marca obtida significa não só um novo recorde do meeting (destronando uma marca de Randy Barnes de há 30 anos atrás!), mas também um novo recorde da Diamond League para o atleta neozelandês, que tem tido um 2018 de elevado nível, dando continuidade ao seu excelente 2017.

Na segunda posição o norte-americano Darrell Hill, que na sua carreira apenas tinha lançado uma vez acima dos 22 metros e que ontem lançou 4 vezes acima dessa marca! Os seus 22.40 são também o seu melhor da temporada e o mesmo deverá estar a pensar como foi possível apenas chegar para o segundo lugar. No terceiro, o campeão olímpico Ryan Crouser (USA) que lançou também acima dos 22 metros, com 22.18. Na quarta posição, pouca sorte para Darlan Romani, o brasileiro que está numa excelente forma, mas que tem o azar de estar perante uma muito talentosa geração. Lançou 21.94 metros, um lançamento que lhe daria para conquistar 5 Ouros e 4 Pratas em eventos globais (Mundiais e Olímpicos) nos últimos 11 anos!

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A praia onde o Benfica se está a habituar a atacar é a mesma onde ficou perto de morrer e outras lições de agosto

Ora, se quisermos, e pegando na liberdade criativa que defrontar o Estoril Praia oferece, entre o areal e o mar, o Benfica vive pleno verão. O problema, esse, é quando o Zéfiro incomoda

Marco Silva responde ao Bola na Rede: «Tendo extremos e jogadores da frente que consigam criar e ser fortes no 1X1, o Dahl, vindo...

Marco Silva analisou o encontro da 4.ª jornada que terminou com a vitória do Benfica sobre o Estoril Praia. Treinador respondeu ao Bola na Rede.

Vasco Matos responde ao Bola na Rede: «O Benfica deixa o Dahl mais baixo e constrói a 3, para explorar o 1X1 do Prestianni....

Vasco Matos analisou o encontro da 4.ª jornada que terminou com a vitória do Benfica sobre o Estoril Praia. Treinador respondeu ao Bola na Rede.

FC Porto oficializa lateral esquerdo que vem da Premier League: eis os detalhes

Souza é o mais recente reforço do FC Porto. Defesa brasileiro chega ao Dragão por empréstimo do Tottenham até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Atalanta supera Bolonha com final dramático: eis os resultados do dia da Serie A

A Atalanta venceu em casa o Bolonha por 1-0 na segunda jornada da Serie A. Lazar Samardzic marcou aos 90+6 minutos.

Barcelona volta a golear e há 3 jogadores com bis: eis os resultados da La Liga

O Barcelona goleou em casa o Rayo Vallecano por 5-2 na terceira jornada da La Liga. Houve bis de Raphinha, Lamine Yamal e de Sergio Camello.

Tiago Margarido: «O Vitória ainda não chegou aos resultados exigidos pelos adeptos»

Tiago Margarido reagiu ao resultado do dérbi do Minho da quarta jornada da Primeira Liga, entre Braga e Vitória SC.