Houve espectáculo de Samba em Paris e orgulho nacional em Taragona!

5. Salwa Eid Naser: a elegância dos 400

Olhando para Salwa Eid Naser antes de cada prova começar, poucos poderiam pensar a força que aquela que, normalmente, é a que parece mais frágil fisicamente em pista tem dentro de si. Não são usualmente características de atletas de 400 metros. E a forma elegante com que Naser corre os 400 metros, parecendo não estar a fazer muito esforço (mas garantimos que o ácido lático anda por lá!) é já uma das suas imagens de marca. Isso e o facto de hoje ser uma atleta muito mais exuberante na sua aparência em relação àquela Naser que vimos de burka há três anos atrás, nos Mundiais Sub-18 de Cali. Parece outra, mas a força mental e física continua a mesma. Naser correu os 400 metros de Paris em 49.55, no que não só é um novo recorde pessoal e nacional do Qatar, mas uma marca que também retira dos livros o anterior recorde asiático dos infames Jogos Nacionais Chineses de 1993, que pertencia a Ma Yuqin em 49.81.

Naser venceu todas as quatro provas da Diamond League em que participou em 2018 e mostra que a sua temporada 2017 não foi um acidente, mas sim o início de algo que pode vir a ser grande. Salwa Eid Naser tem 20 anos feitos em Maio.

6. Caster Semenya: O Recorde Mundial parece estar já ali!

A sul-africana Caster Semenya não parece nada afectada com o que se vai passando fora das pistas – onde a IAAF espera resposta do TAS no que diz respeito à nova regulamentação para atletas femininas com excessivamente elevados níveis de testosterona – e foi a Paris alcançar um novo recorde pessoal e uma liderança mundial nos 800 metros em 1:54.25.

Semenya já é a quarta mais rápida de todos os tempos, ameaça o recorde mundial e atenção que falamos de um dos recordes que mais sobrancelhas fazem levantar no que diz respeito à legitimidade da marca alcançada nas circunstâncias da altura (Kratochvílová em 1:53.28). Além de ser a quarta mais rápida na história dos 800, já em 2018 Semenya bateu o recorde sul-africano dos 1500 que durava desde 1984 e bateu o recorde dos 800 metros dos Jogos da Commonwealth. As opiniões mais uma vez dividem-se. Se há quem diga que a força de Semenya é uma chapada à proposta da IAAF, há também quem diga que o que ela está a fazer, e sempre parecendo que tem mais guardado para qualquer altura, apenas dá razão à regulamentação que poderá entrar em vigor em 2019, comprovando os motivos para essa regulamentação. Ainda dará muito que falar.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea arrisca castigo pesado e pode mesmo perder pontos na Premier League

O Chelsea está a ser acusado de ter cometido 74 crimes entre o período de 2009 e 2022, correndo o sério risco de ser castigado severamente.

Chelsea em maus lençóis: equipa acusada de 74 violações de regras da Premier League

O Chelsea foi acusado de 74 violações pela Premier League. Os crimes foram cometidos entre 2009 e 2022, ainda na era Roman Abramovich.

Jeremiah St. Juste tem apenas uma solução para o seu futuro

Jeremiah St. Juste foi integrado na equipa B do Sporting. O defesa central vai continuar a trabalhar arduamente até janeiro.

Benfica: justificada venda de Dodi Lukebakio pelo Sevilha por 20 milhões de euros

Dodi Lukebakio trocou o Sevilha pelo Benfica no último dia do mercado de transferências por 20 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Gomes explica os 3 fatores de gestão da lista de Noronha Lopes e atira: «O Benfica não pode contratar muito, mas sim contratar...

Nuno Gomes explicou algumas linhas do projeto de Noronha Lopes. O candidato a vice-presidente deixou também reparos para a forma como o Benfica aborda o mercado.

Cristóvão Carvalho revela que quer Jurgen Klopp como o seu treinador: «Ele chegou a dizer que o Benfica é um grande clube»

Cristóvão Carvalho revelou que pretende contratar Jurgen Klopp para o Benfica, caso seja eleito. O candidato às eleições assumiu que não conta com Bruno Lage.

Folha limpa para Portugal rumo ao Mundial 2026 | Dois jogos, duas vitórias 

Portugal começou da melhor maneira a fase de qualificação para o Mundial de 2026, a realizar no próximo Verão.