Mundiais de Atletismo – Guia para Doha 2019 #2: Aqueles que ambicionam o topo do Mundo

LANÇAMENTO DO PESO

Lijiao Gong (CHI) é a campeã mundial e a única mulher a ter ultrapassado os 20 metros em 2019, pelo que tem o favoritismo para o Ouro. Ainda assim, há outras oito atletas acima dos 19 metros este ano, que prometem luta. Daniel Thomas-Dodd (JAM) é mais uma candidata jamaicana às medalhas em eventos de lançamentos (o que começa a ser cada vez mais comum) e as norte-americanas têm um forte trio em Chase Ealey (incrível época, depois de nos dois anteriores anos não ter chegado aos 18 metros), Maggie Ewen (que explodiu no ano passado) e a campeã olímpica, Michelle Carter. Da Europa entre os grandes nomes constam Christina Schwanitz (GER), Aliona Dubitskaya (BLR) ou Anita Márton (HUN).

LANÇAMENTO DO DISCO

Sandra Perkovic (CRO) é uma instituição (dupla campeã olímpica e mundial), mas não chega a estes campeonatos como favorita. Problemas de lesões afetaram o seu início de temporada e, apesar de já ter lançado a 68 metros, existem dúvidas de que poderá bater uma consistente dupla de cubanas que já lançou este ano acima dos 69 metros.

Yaimé Perez (CUB) é a líder mundial e duas vezes consecutivas vencedora da Liga Diamante (em 2018 foi bastante surpreendente) e parte com um ligeiro favoritismo, mas Denia Caballero (CUB) é uma campeã mundial (2015) e medalhada olímpica (Bronze no Rio), pelo que essa experiência pode pesar. Será surpreendente se uma das três não ficar nas medalhas, mas entre as candidatas a essa surpresa estão Valarie Allman (USA), Claudine Vita (GER) ou Nadine Muller (GER).

LANÇAMENTO DO MARTELO

Será estranho não vermos por lá Anita Wlodarczyk (POL), mas a polaca está a recuperar de uma complicada lesão e não competirá este ano. Nesse caso, a Polónia faz-se representar por Malwina Kopron (que foi Prata em Londres) e Joanna Fiodorow (Bronze nos Europeus de Berlim), uma forte dupla, mas que não deverá ser suficiente para bater as norte-americanas que têm as três marcas que lideram o ranking mundial: DeAnna Price, Brooke Andersen e Gwen Berry. Price, atual líder mundial e dupla campeã norte-americana parece ter o maior favoritismo e, caso o faça, será a sua primeira medalha em eventos globais, de um oitavo lugar no Rio. Zhen Wang (CHI) e Hanna Malyshik (BLR) são outras atletas com aspirações às medalhas.

LANÇAMENTO DO DARTO

Apesar de uma Prata e um Bronze, falta um Ouro a Lyu Huiui (CHI) em grandes eventos globais e Doha parece ser a grande oportunidade para a atleta chinesa. Venceu todas as últimas 12 competições em que participou (incluindo a final da Diamond League) e é a líder do ranking mundial (67.98m). A grande Barbora Spotakova (CZE) – dois Ouros em Olímpicos e três em Mundiais, incluindo Londres – está de regresso depois do nascimento do segundo filho, mas parece longe da forma necessária para voltar às medalhas.

Já em relação a Sara Kolak (CRO), campeã olímpica, o caso parece ser diferente, uma vez que a croata já lançou acima dos 66 metros e pode chegar aos Mundiais ainda em melhor forma. Entre outras grandes candidatas às medalhas, podemos encontrar nomes como Kelsey-Lee Barber (AUS), Nikola Ogrodníková (CZE), Tatsiana Khaladovich (BLR) ou Christin Hussong (GER).

HEPTATLO

Há dois nomes que parecem bem distantes de todos os outros em termos de marcas e estes são os de Nafi Thiam (BEL) e Katarina Johnson-Thompson (GBR). A britânica alcançou este ano um novo máximo de carreira e começou o ano a vencer o Pentatlo nos Europeus Indoor de Glasgow. Ainda assim, não nos parece ter ainda o necessário para bater a belga que é a atual campeã europeia, mundial e olímpica. Thiam já alcançou este ano recordes pessoais na Altura e no Comprimento (e no Peso ao ar livre), e vai a Doha à procura de passar Carolina Kluft (SWE) como a melhor europeia e segunda melhor mundial de sempre. Entre as atletas que procurarão uma medalha temos Erica Bougard (USA), Kendell Williams (USA), Carolin Schafer (GER), Xénia Krizsán (HUN) ou Ivona Dadic (AUT).

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo deixa mensagem a Lamine Yamal após a Liga das Nações: «É um fenómeno»

Cristiano Ronaldo foi desafiado a deixar uma mensagem para Lamine Yamal no final da Liga das Nações, que foi ganha por Portugal.

Imprensa turca avança que Sporting fechou Pedro Malheiro por 7 milhões de euros

Pedro Malheiro pode estar em vias de voltar ao futebol português. O Sporting pode contratar o lateral ao Trabzonspor.

Álvaro Morata explica penálti falhado e pede desculpa aos colegas: «Podia ter feito melhor»

Álvaro Morata lamentou a derrota de Espanha frente a Portugal na final da Liga das Nações. O avançado falhou o penálti na decisão.

Luis de la Fuente aponta jogador espanhol à Bola de Ouro e lamenta derrota de Espanha com Portugal: «Temos de olhar em frente»

Luis de la Fuente lamentou a derrota de Espanha frente a Portugal na final da Liga das Nações. O técnico elogiou Lamine Yamal.

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Dias: «É diferente ganhar o título pelo nosso país»

Rúben Dias abordou a partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações, que se realizou este domingo.

Cristiano Ronaldo confirma que fica no Al Nassr

Cristiano Ronaldo abordou a partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações, que se realizou este domingo.

Cristiano Ronaldo defende Roberto Martínez: «Deram-lhe muita porrada. É o treinador certo para estar na Seleção»

Portugal conquistou este domingo a Liga das Nações. Cristiano Ronaldo marcou um dos golos da final e reagiu ao feito.