Mundial de Corta-Mato: Será este o renascer do Crosse?

- Advertisement -

O exigente percurso e a corrida popular

Muito elogiado por todos os que já tiveram oportunidade de o visitar, tem sido o percurso escolhido e criado pela organização. Definido como “duro, mas exequível”, o percurso será marcado por várias subidas e descidas, com poucos momentos que permitam a manutenção do ritmo da prova e com vários obstáculos criados propositadamente para este dia. Terá direito a uma secção de areia, uma de água e uma de lama, a fazer lembrar os melhores tempos do Crosse. A juntar a tudo isso ainda haverá uma subida e uma descida pelo teto do Museu Moesgaard! Serão 10.025 metros (a distância percorrida nas corridas seniores) frenéticos, que irão potencializar várias surpresas.

A nível do público, será muito interessante também a criação de áreas específicas, incluindo uma zona onde será possível estar a beber cerveja numa roulotte/bar, enquanto se vê a prova ou uma outra em que os atletas passarão por uma recreação do povo viking, com adeptos e fãs caracterizados dessa forma! São esperados cerca de 5.000 fãs espalhados pelo recinto.

A tudo isso, junta-se o facto de alguns aficionados também terem direito a fazer o mesmo percurso numa corrida popular aberta a amadores – para quem conseguiu razoáveis mínimos de qualificação de 33 minutos para homens e 37 para mulheres em 10 km nos últimos 12 meses. Os atletas amadores selecionados terão a oportunidade de participar em todas as etapas lado a lado com os atletas de elite e isso inclui zonas de aquecimento e câmara de chamada junto com a elite, embora estes atletas não contem para a classificação geral individual ou por equipas. Existirão ainda outras corridas populares em distâncias inferiores, a maioria a realizar-se já depois do evento principal.

No fim, fica a questão: será tudo isto o suficiente para reavivar o Crosse a nível mundial? A IAAF acredita que sim, os países africanos nunca deixaram de acreditar, os outros nem por isso e parecem esquecer, não só o Corta-Mato, mas tudo o que seja meia e longa distância.

No Sábado saberemos se Aarhus marcará mesmo uma nova era no Crosse. A partir das 9h45 da manhã de Sábado, com transmissão em direto para Portugal na RTP 2.

O percurso do Mundial de Crosse
Fonte: IAAF

Foto de Capa: IAAF

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Zicky Té com motivos para sorrir: jogador volta a ser utilizado no Sporting

Zicky Té passou os últimos três meses lesionado, mas foi titular na vitória do Sporting contra o Eléctrico para a Taça de Portugal.

Cristiano Ronaldo reage ao regresso ao Al Nassr depois do protesto: «Mais um passo em frente»

Cristiano Ronaldo voltou a jogar pelo Al Nassr. Avançado português foi titular e marcou um golo na vitória sobre o Al Fateh na Liga Saudita.

Para dar o salto ou ajudar o Gil Vicente a subir de patamar? Santi García está em destaque em Barcelos e vive boa fase

Santi García está em destaque ao serviço do Gil Vicente, dando uma assistência e marcando um golo na partida contra o Braga.

Ivan Baptista lamenta derrota do Benfica: «O Torreense quis desde o início do jogo levar isto para penáltis»

Ivan Baptista analisou a derrota do Benfica contra o Torreense. Águias eliminadas da Taça da Liga Feminina.

PUB

Mais Artigos Populares

Gil Vicente: titular com luz verde para enfrentar o Benfica

Marvin Elimbi vai poder ser utilizado por César Peixoto no Gil Vicente x Benfica. O defesa está fora da partida contra o Estoril Praia.

Gil Vicente derrota Braga e volta a subir ao top 4 da Primeira Liga

O Gil Vicente recebeu e venceu o Braga por duas bolas a uma, num encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga.

Lens goleia Paris FC e volta a ultrapassar PSG e à liderança isolada: eis os resultados do dia na Ligue 1 com várias surpresas

O Lens venceu o Paris FC por 5-0 na capital francesa. Vitória permite ao emblema do Norte de França regressar à liderança da Ligue 1.