📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Guia para os Europeus de Glasgow

- Advertisement -

Portugal no evento

Em 2011, Francis Obikwelu ganhou o único Ouro nacional na velocidade
Fonte: European Athletics

Portugal participou pela primeira vez no evento em 1973, na sua quarta edição. Ao longo dos anos, o evento tem mudado várias vezes de periodicidade, tendo realizado-se anualmente durante o final da década de 70 e durante a década de 80 e passando a uma periodicidade bianual no início da década de 90. Inicialmente realizado em anos sem grandes competições globais, em 2005 foi a primeira vez que o evento, realizando-se de dois em dois anos, passou a ser realizado em anos ímpares, coincidindo atualmente com os anos de Mundiais ao ar livre.

A primeira medalha portuguesa foi alcançada em 1986 com o Bronze de João Campos nos 3.000 metros e o nosso primeiro Ouro viria a ser alcançado apenas em 1994, com Fernanda Ribeiro na mesma distância. Desde aí, apenas em uma edição (Ghent 2000) não alcançamos uma medalha de Ouro, tendo 12 Ouros nas últimas 12 edições, uma vez que em 1996 tivemos duas portuguesas a subir ao lugar mais alto do pódio. Quanto a medalhas, a última edição em que não alcançámos qualquer medalha remonta a 1992, em Génova.

No que diz respeito aos atletas mais medalhados, Rui Silva lidera no masculino com 3 medalhas de Ouro nos 1.500 metros e 1 de Prata nos 3.000. No feminino, Naide Gomes (no Comprimento) e Fernanda Ribeiro (nos 3.000) alcançaram o mesmo número de medalhas de Ouro (2 vezes ambas). Fernanda Ribeiro ainda alcançou mais uma Prata nos 3.000 e Naide Gomes alcançou uma Prata no Comprimento e uma mais no Pentatlo, o que faz de si a mais condecorada atleta portuguesa neste evento.

Rui Silva é o atleta português (masculino ou feminino) que mais novo alcançou uma medalha, quando se sagrou campeão europeu com 20 anos e 209 dias e Nelson Évora é o atleta mais velho a alcançar uma medalha, com o Ouro de Belgrado a ser conquistado com 32 anos e 319 dias, sendo nossa esperança que aumente ainda mais a idade dessa estatística em Glasgow.

Rui Silva é o mais condecorado atleta português da competição
Fonte: Wikicommons

Todas os medalhados:

Masculino

João Campos: 1x Bronze nos 3.000 metros (86)

Carlos Calado: 1x Prata no Comprimento (98)

Rui Silva: 3x Ouro nos 1.500 metros (98, 02, 09) e 1x Prata nos 3.000 metros (00)

Francis Obikwelu: 1x Ouro nos 60 metros (11)

Nelson Évora: 2x Prata no Triplo Salto (15 e 17)

Feminino

Ana Oliveira: 1x Bronze no Triplo Salto (90)

Fernanda Ribeiro: 2x Ouro nos 3.000 metros (94 e 96) e 1x Prata nos 3.000 metros (98)

Carla Sacramento: 1x Ouro nos 1.500 metros (96), 1x Prata nos 3.000 metros (02) e 1x Bronze nos 800 metros (94)

Naide Gomes: 2x Ouro no Comprimento (05 e 07), 1x Prata no Comprimento (11) e 1x Prata no Pentatlo (02)

Sara Moreira: 1x Ouro nos 3.000 metros (13) e 1x Prata nos 3.000 metros (09)

Patrícia Mamona: 1x Prata no Triplo Salto (17)

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Vertonghen recorda passagem pelo Benfica e antevê duelo decisivo com o Ajax: «Quem perder está fora»

Jan Vertonghen, que representou Ajax e Benfica, falou sobre o momento complicado dos neerlandeses e recordou os dois anos que passou na Luz, numa fase marcada pela pandemia e por instabilidade desportiva.

Cristiano Ronaldo reage ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17

Cristiano Ronaldo reagiu ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17, depois da vitória contra o Brasil.

Ruben Amorim: «Não estamos lá, nem perto de onde precisamos de estar para lutar pelas primeiras posições nesta liga»

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do encontro entre o Manchester United e o Everton, para a Premier League.

Pisa falha vitória histórica aos 90+5 e Como 1907 arrasa o Torino e sobe ao sexto lugar

A 13.ª jornada da Serie A trouxe golos e um resultado inesperado em Turim. O Pisa ficou a segundos de uma vitória histórica fora de casa, enquanto o Como 1907 aplicou uma goleada ao Torino, saltando para os lugares europeus.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Varela recorda passagem pelo Benfica: «Senti-me desmoralizado»

Bruno Varela aproveitou a deslocação do Benfica a Amesterdão para recordar os tempos em Lisboa e no Ajax, numa conversa onde falou com nostalgia.

Espanyol vence o Sevilha por 2-1 e sobe ao sexto lugar da La Liga

O Espanyol recebeu e venceu o Sevilha por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da La Liga. A equipa catalã continua a surpreender e salta para os lugares europeus.

Derrota do Manchester United provoca fim de marca estabelecida por Roberto Martínez

O Manchester United perdeu frente ao Everton na noite desta segunda-feira por uma bola a zero, para a Premier League.