📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Recordes para todos os gostos

- Advertisement -

Meia-Maratona de Copenhaga – Sifan Hassan é especial. Mas já não sabíamos isso?

Nem Hassan acredita no tempo que acaba de fazer!
Fonte: European Athletics

Comecemos pela prova feminina. Muita gente pensava que Sifan Hassan iria fazer, em Copenhaga, a primeira Meia-Maratona da sua carreira. Mais ou menos verdade. É que, como a própria fez questão de relembrar antes da prova, ela já tinha feito por uma vez esta distância quando tinha apenas 18 anos! Ainda assim, esta seria a sua primeira tentativa séria na distância, num ano que foi sensacional a nível de marcas para a atleta holandesa, que foi campeã europeia nos 5.000 metros, bateu o recorde europeu nessa distância e venceu os 3.000 metros na Continental Cup, batendo o recorde nacional holandês! Com uma corrida bastante inteligente e sem se deixar incomodar quando até parecia “estar a perder” a frente da prova, a holandesa terminou em primeiro lugar com um tempo de 1:05.15, um novo recorde europeu e uma marca que a coloca como a oitava melhor de sempre na distância! E no caminho para essa marca bateu recordes europeus nos 15km e 20km e o holandês dos 10km. Impressionante! No final, a atleta, integrante do Oregon Project, não conseguia esconder o seu contentamento, referindo que esperava correr em 1:08 e que a marca alcançada foi uma muito agradável surpresa numa época bastante desgastante. Há 4 anos atrás, a marca de Hassan seria recorde mundial e acontece num ano em que a atleta treinada por Alberto Salazar apresentou resultados de elevadíssimo nível dos 800 aos 5.000 metros. Certamente uma grande experiência para tentar os 10.000 na próxima época, como havia feito menção após a prova da Diamond League de Birmingham.

No segundo lugar, a etíope Ababel Yeshaneh correu pela primeira vez na casa dos 1:05 (1:05:46), entrando também no top-10 da distância e passando a ser a melhor etíope da história (Hassan nasceu na Etiópia, mas representa a Holanda)! No terceiro lugar, a favorita, Joan Chelimo Melly (quarta da história) tentou impor um ritmo elevado na frente, andou em passagens de recorde do mundo e acabou por pagar caro por isso, cedendo bastante nos quilómetros finais e terminando em 1:06:15. Os primeiros 5 km de Melly foram a um ritmo 3:02/km e terminou a prova a um ritmo de 3:42, em visíveis dificuldades.

Na prova masculina, o grande favorito, Abraham Cheroben, sentiu limitações físicas logo aos 5 km e ficou fora do grupo da frente. Ainda assim, a prova terminou com um registo impressionante de oito homens a fecharem abaixo de uma hora, algo que apenas havia acontecido por duas vezes na história da Meia-Maratona! A vitória foi para o jovem queniano, de apenas 20 anos, Daniel Kipchumba, que correu em 59:06, exatamente a mesma marca que havia feito em Stresa em Abril deste ano, igualando o seu melhor pessoal. Começou a um ritmo de 2.50/km e terminou a 2.44/km, demonstrando que tem ainda muito para dar, prometendo ser um caso sério no futuro.

Kipchumba, o jovem vencedor com um futuro brilhante pela frente
Fonte: Joseph Miller Photography/Half-Marathon Copenhagen

No segundo lugar ficou o queniano Abrahm Kiptum, próximo, em 59:09, um novo recorde pessoal. No terceiro lugar ficou o etíope Jemal Mekonnen, que correu em 59:14, demonstrando também uma enorme regularidade e um nome também para acompanhar no futuro. Mas não podemos falar desta prova, sem falarmos também da estreia na distância de Yomif Kejelcha. Numa época verdadeiramente impressionante do etíope de 21 anos (que até começou o ano a sagrar-se bicampeão mundial de pista coberta nos 3.000 metros), estreou-se na Meia-Maratona logo abaixo da hora, com um tempo de 59:17, no quarto lugar! Há 17 dias correu em Bruxelas o seu melhor pessoal dos 5.000 metros em 12:46.79 e quatro dias depois o seu melhor pessoal nos 1.500 metros em 3:32.59.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro D’Oliveira: «Na segunda-parte, quando faltaram pernas, não faltou coragem»

Pedro D’Oliveira analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

José Mourinho diz que só não tiraria dois jogadores ao intervalo e avisa: «Já disse a alguns que não me venham bater à porta...

José Mourinho analisou o desfecho do Atlético CP x Benfica e deixou duras críticas à atitude da equipa das águias.

Ricardo Dias: «O Atlético fez um trabalho extraordinário contra uma das melhores equipas de Portugal»

Ricardo Dias analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

José Mourinho deixa recado ao plantel: «A nossa primeira parte é pobre e houve muito jogador que não foi sério»

José Mourinho analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

PUB

Mais Artigos Populares

Nicolás Otamendi falha penálti na compensação do Atlético CP x Benfica

Nicolás Otamendi falhou um penálti na vitória do Benfica frente ao Atlético CP por 2-0, na quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Rodrigo Rêgo: «O Mister disse-me que fiz um bom jogo e estou muito feliz»

Rodrigo Rêgo analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

Eis os 4 destaques da vitória tremida do Benfica sobre o Atlético

O Atlético recebeu o Benfica no Estádio do Restelo. Eis os quatro destaques da vitória das águias na Taça de Portugal (2-0).