- Advertisement -

De acordo com o nosso exercício mental de percorrer as posições dos atletas em campo, só nos faltava uma colocação: o ala. Rápidos como setas disparadas por arcos, estes são – regra geral – os jogadores mais céleres na quadra.

Voluntariosos e altruístas, os extremos (outro nome possível para a posição) jogam mais nas pontas. Podem ajudar o base noutro tipo de tarefas, quer defensivas quer ofensivas, mas também podem ter um papel mais proativo no ataque, desempenhando a vez de marcadores de cestos importantes: duplos e triplos. Autênticos ratinhos atómicos, pede-se sabedoria na hora da decisão e a não precipitação em lances de velocidade corrida, pois o espaço é pequeno e ao mínimo erro a bola pode passar para mãos alheias, sempre indesejáveis na procura da vitória.

Ala, um velocípede desportos.colorir.com
Ala, um velocípede
desportos.colorir.com

Como num concurso de tiro com arco na Idade Medieval; os alas são assim mesmo. Com uma velocidade Furiosa (onde é que já ouvi este nome antes?), são lestos na direção dos pontos. Também tal e qual como na Idade Média, a que muitos historiadores insistem em chamar Idade das Trevas, são guerreiros incansáveis, de armadura, escudo e sica.

Dizem que o período compreendido entre a queda do Império Romano do Ocidente, no século V, e o início da Idade Moderna (século XV) foi uma noite de dez séculos. Não creio. Aliás, nem partilho da ideia. Se houve a (dura) Inquisição, os três males – “da fome, da peste e da guerra, Livrai-nos, Senhor!” – e tantas outras coisas, também houve uma luz nesta noite escura. Inspirou Tolkien com a sua Terra Média. Havia as Romarias e Confrarias, Cantigas de Amigo e Trovadores, mas… muito mais importante foi a musa para este artigo que tive o prazer de escrever para vós. Vivam os alas!

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid volta a pensar em internacional português e será José Mourinho a tomar decisão

O Real Madrid pode reavivar o interesse em Rúben Neves. Médio na lista para janeiro em caso de necessidade de reforçar o setor.

Sporting x Galatasaray: Três baixas certas para Rui Borges

Rui Borges não conta com Ibrahima Ba, João Simões e Moncef Zekri para o duelo entre o Sporting e o Galatasaray na Champions League.

Yaya Touré vai fazer história e tornar-se no 1.º treinador africano numa fase final da Champions League

Yaya Touré vai comandar o Slovan Bratislava na Champions League. Técnico será o primeiro africano na fase final da prova.

Radar europeu no Dragão: 18 clubes estrangeiros e trio português atentos ao FC Porto x Manchester City

18 clubes estrangeiros e três emblemas da Primeira Liga enviaram emissários para observar/espiar o duelo entre FC Porto e Manchester City.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi vai comprar um clube em Espanha e competir com Ronaldo

Lionel Messi chega a acordo para comprar o Eldense. Cristiano Ronaldo já conta com um clube da Segunda Liga espanhola.

Catar candidata-se para sediar os Jogos Olímpicos 2036 e já tem apoios

Qatar candidata-se aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2036. O país conta com o apoio das 22 nações da Liga Árabe.

FC Porto x Manchester City: Eis os nove jogadores que cumpriram a estreia na Champions League

Na derrota caseira frente ao Manchester City, oito jogadores do FC Porto usaram o badge de estreantes na Champions League.