- Advertisement -

De acordo com o nosso exercício mental de percorrer as posições dos atletas em campo, só nos faltava uma colocação: o ala. Rápidos como setas disparadas por arcos, estes são – regra geral – os jogadores mais céleres na quadra.

Voluntariosos e altruístas, os extremos (outro nome possível para a posição) jogam mais nas pontas. Podem ajudar o base noutro tipo de tarefas, quer defensivas quer ofensivas, mas também podem ter um papel mais proativo no ataque, desempenhando a vez de marcadores de cestos importantes: duplos e triplos. Autênticos ratinhos atómicos, pede-se sabedoria na hora da decisão e a não precipitação em lances de velocidade corrida, pois o espaço é pequeno e ao mínimo erro a bola pode passar para mãos alheias, sempre indesejáveis na procura da vitória.

Ala, um velocípede desportos.colorir.com
Ala, um velocípede
desportos.colorir.com

Como num concurso de tiro com arco na Idade Medieval; os alas são assim mesmo. Com uma velocidade Furiosa (onde é que já ouvi este nome antes?), são lestos na direção dos pontos. Também tal e qual como na Idade Média, a que muitos historiadores insistem em chamar Idade das Trevas, são guerreiros incansáveis, de armadura, escudo e sica.

Dizem que o período compreendido entre a queda do Império Romano do Ocidente, no século V, e o início da Idade Moderna (século XV) foi uma noite de dez séculos. Não creio. Aliás, nem partilho da ideia. Se houve a (dura) Inquisição, os três males – “da fome, da peste e da guerra, Livrai-nos, Senhor!” – e tantas outras coisas, também houve uma luz nesta noite escura. Inspirou Tolkien com a sua Terra Média. Havia as Romarias e Confrarias, Cantigas de Amigo e Trovadores, mas… muito mais importante foi a musa para este artigo que tive o prazer de escrever para vós. Vivam os alas!

Subscreve!

Artigos Populares

Morreu Mariana Rocha, jogadora do Clube Futebol Benfica

O Clube Futebol Benfica confirmou a morte de Mariana Rocha. A média de 22 anos partiu nesta segunda-feira.

Anatoliy Trubin e o impacto da guerra da Ucrânia: «A minha família fica 17, 18 horas sem eletricidade. Por vezes há bombas, drones, mas...

Anatoliy Trubin foi entrevistado pelo The Athletic. Guarda-redes falou do impacto da guerra na Ucrânia e no sonho do Mundial 2026.

Alexandre Santos faz história e apura o Far Rabat para os quartos de final da Champions League Africana

Alexandre Santos conduziu o FAR Rabat à próxima fase da Champions League Africana pela segunda vez desde 1989, ao conseguir um empate sem golos frente ao Al Ahly.

Gilberto Duarte está de regresso ao FC Porto após dez anos

Gilberto Duarte é o mais recente reforço do FC Porto. O internacional português está de regresso aos dragões passado dez anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Anatoliy Trubin e o trabalho com José Mourinho: «Nada mudou com a idade, apenas ganhou mais experiência. É único trabalhar com um treinador tão...

Anatoliy Trubin foi entrevistado pelo The Athletic. O guarda-redes do Benfica abordou a convivência com José Mourinho.

Anatoliy Trubin lança eliminatória contra o Real Madrid: «Sem crença podemos ficar em casa sem fazer nada»

Anatoliy Trubin foi entrevistado pelo The Athletic. O guarda-redes lançou a eliminatória dos playoffs contra o Real Madrid na Champions League.

Anatoliy Trubin agradece a Thibaut Courtois: «Não é apenas um dos melhores dentro de campo, mas também fora dele»

Anatoliy Trubin foi entrevistado pelo The Athletic. O guarda-redes deixou grandes elogios a Thibaut Courtois, guardião do Real Madrid.