De acordo com o nosso exercício mental de percorrer as posições dos atletas em campo, só nos faltava uma colocação: o ala. Rápidos como setas disparadas por arcos, estes são – regra geral – os jogadores mais céleres na quadra.

Voluntariosos e altruístas, os extremos (outro nome possível para a posição) jogam mais nas pontas. Podem ajudar o base noutro tipo de tarefas, quer defensivas quer ofensivas, mas também podem ter um papel mais proativo no ataque, desempenhando a vez de marcadores de cestos importantes: duplos e triplos. Autênticos ratinhos atómicos, pede-se sabedoria na hora da decisão e a não precipitação em lances de velocidade corrida, pois o espaço é pequeno e ao mínimo erro a bola pode passar para mãos alheias, sempre indesejáveis na procura da vitória.

Ala, um velocípede desportos.colorir.com
Ala, um velocípede
desportos.colorir.com

Como num concurso de tiro com arco na Idade Medieval; os alas são assim mesmo. Com uma velocidade Furiosa (onde é que já ouvi este nome antes?), são lestos na direção dos pontos. Também tal e qual como na Idade Média, a que muitos historiadores insistem em chamar Idade das Trevas, são guerreiros incansáveis, de armadura, escudo e sica.

Dizem que o período compreendido entre a queda do Império Romano do Ocidente, no século V, e o início da Idade Moderna (século XV) foi uma noite de dez séculos. Não creio. Aliás, nem partilho da ideia. Se houve a (dura) Inquisição, os três males – “da fome, da peste e da guerra, Livrai-nos, Senhor!” – e tantas outras coisas, também houve uma luz nesta noite escura. Inspirou Tolkien com a sua Terra Média. Havia as Romarias e Confrarias, Cantigas de Amigo e Trovadores, mas… muito mais importante foi a musa para este artigo que tive o prazer de escrever para vós. Vivam os alas!

Subscreve!

Artigos Populares

Vitinha revela quem deve vencer a Bola de Ouro 2025: «Foi ele que nos carregou até ao título que conquistámos»

Vitinha confessou que Ousmane Dembélé deve vencer o prémio da Bola de Ouro 2025. A gala está marcada para dia 22 de setembro.

Casa Pia x Sporting: Eis os onzes iniciais

O Sporting vai defrontar o Casa Pia no jogo que abre a 1.ª jornada da Primeira Liga, marcado para as 20h15. Já são conhecidos os onzes iniciais das equipas.

Evann Guessand deixa Nice e é reforço do Aston Villa

O Aston Villa anunciou a contratação de Evann Guessand. O ponta-de-lança de 24 anos custou 30 milhões de euros aos cofres dos villans.

Antevisão Masters 1000 Cincinnati: Um torneio repleto de desistências

O Masters 1000 de Cincinnati arranca esta semana, mas muitos tenistas já tinham desistido antes do mesmo começar. O Masters 1000 de Toronto

PUB

Mais Artigos Populares

Já são conhecidos os horários da 2.ª jornada da Primeira Liga

A Liga Portugal revelou esta sexta-feira os horários da segunda jornada da Primeira Liga. AVS SAD x Casa Pia abre a ronda.

Os 5 contratos com maior custo-benefício | NBA

Com os salários a disparar na NBA, encontrar jogadores que oferecem um rendimento elevado por valores acessíveis é mais importante do que nunca.

FC Porto não fará conferência de antevisão ao jogo com o Vitória SC após morte de Jorge Costa

O FC Porto informa que não haverá conferência de imprensa de antevisão de Francesco Farioli ao jogo com o Vitória SC.