- Advertisement -

De acordo com o nosso exercício mental de percorrer as posições dos atletas em campo, só nos faltava uma colocação: o ala. Rápidos como setas disparadas por arcos, estes são – regra geral – os jogadores mais céleres na quadra.

Voluntariosos e altruístas, os extremos (outro nome possível para a posição) jogam mais nas pontas. Podem ajudar o base noutro tipo de tarefas, quer defensivas quer ofensivas, mas também podem ter um papel mais proativo no ataque, desempenhando a vez de marcadores de cestos importantes: duplos e triplos. Autênticos ratinhos atómicos, pede-se sabedoria na hora da decisão e a não precipitação em lances de velocidade corrida, pois o espaço é pequeno e ao mínimo erro a bola pode passar para mãos alheias, sempre indesejáveis na procura da vitória.

Ala, um velocípede desportos.colorir.com
Ala, um velocípede
desportos.colorir.com

Como num concurso de tiro com arco na Idade Medieval; os alas são assim mesmo. Com uma velocidade Furiosa (onde é que já ouvi este nome antes?), são lestos na direção dos pontos. Também tal e qual como na Idade Média, a que muitos historiadores insistem em chamar Idade das Trevas, são guerreiros incansáveis, de armadura, escudo e sica.

Dizem que o período compreendido entre a queda do Império Romano do Ocidente, no século V, e o início da Idade Moderna (século XV) foi uma noite de dez séculos. Não creio. Aliás, nem partilho da ideia. Se houve a (dura) Inquisição, os três males – “da fome, da peste e da guerra, Livrai-nos, Senhor!” – e tantas outras coisas, também houve uma luz nesta noite escura. Inspirou Tolkien com a sua Terra Média. Havia as Romarias e Confrarias, Cantigas de Amigo e Trovadores, mas… muito mais importante foi a musa para este artigo que tive o prazer de escrever para vós. Vivam os alas!

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto dá dois dias de folga ao plantel após triunfo sobre o Rio Ave

Francesco Farioli concedeu dois dias de descanso ao plantel do FC Porto, depois do triunfo frente ao Rio Ave por 2-0.

Joey Veerman deixa o PSV e está a caminho do Borussia Dortmund por 21,5 milhões de euros

O Borussia Dortmund chegou a acordo com o PSV para a contratação de Joey Veerman por 21,5 milhões de euros.

Anderlecht de Vítor Bruno sofre primeira derrota da época na visita ao Beveren

Ao fim de 6 jogos, Vítor Bruno sofreu a primeira derrota no comando do Anderlecht, sendo batido pelo Beveren por 1-0 na 2.ª jornada da Liga Belga.

Negócio falhado do PSG volta a colocar Anatoliy Trubin no radar da Juventus

A Juventus esperava receber Zion Suzuki por empréstimo do PSG, mas o japonês vai assinar pelo Aston Villa. Anatoliy Trubin surge como alternativa.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal x Manchester City: Eis os onzes iniciais da Supertaça Inglesa

A época 2026/27 em Inglaterra arranca com a final da Supertaça em Wembley. O Arsenal enfrenta o Manchester City, com apito inicial marcado para as 15h.

Marco Silva e o adiamento do Moreirense x Benfica: «Foi uma decisão consciente»

Marco Silva realizou a conferência de antevisão ao Casa Pia x Benfica. O treinador comentou o adiamento do jogo da 3.ª jornada da Primeira Liga.

Marco Silva: «Bom comunicador? Quero é ser um bom treinador para o Benfica»

Marco Silva realizou a conferência de antevisão ao Casa Pia x Benfica. O técnico falou sobre a sua comunicação enquanto treinador.