Basquetebol Feminino no Mundial

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA 4 edição do FIBA U17 World Championship, masculino e feminino, vai ter lugar de 22 Junho a 3 Julho em Espanha e será um verdadeiro festival da juventude do basquetebol.

A competição contará, no sector feminino , com Portugal, que na época passada surpreendeu tudo e todos, em Matosinhos, ao conseguir o 2 lugar no Campeonato da Europa de Sub 16,  dando-lhe o direito de pertencer ao grupo das 16 melhores equipas mundiais da categoria. Esta será a primeira vez que uma seleção portuguesa, contabilizando todos os escalões, marca presença numa fase final de um campeonato do mundo.

Os EUA são os claros favoritos à vitória Fonte: FIBA
Os EUA são os claros favoritos à vitória
Fonte: FIBA

Os Estados Unidos são os crónicos vencedores da prova que teve o seu início em 2010 (joga-se de dois em dois anos ). Com 3 medalhas de ouro e um saldo de 23 jogos sem perder, contam este ano com uma equipa em que apenas duas atletas têm experiência internacional: Aquira DeCosta (St. Mary’s H.S./Stockton, Calif.) e Sedona Prince (Liberty Hill H.S./Liberty Hill, Texas). São naturalmente candidatos a ganhar em Saragoça.

O apuramento das 16 seleções foi garantido, na época passada, no escalão de Sub 16, nas Competições continentais da FIBA: cinco lugares para a Europa, quatro para as Américas, três para a a Ásia, duas para África e uma para a Oceania.

O sorteio não foi muito favorável a Portugal: ficámos no grupo D e vamos ter de defrontar o Brasil (uma das seleções mais fortes da prova que em 2015 derrotou os Estados Unidos no escalão de Sub 16); a equipa da casa a Espanha, sempre candidata a uma medalha (Portugal ganhou-lhes em Matosinhos) e o Mali, teoricamente a mais acessível (mas que derrotou a Itália no mundial anterior).

Nos oitavos de final, as equipas do Grupo D vão cruzar-se com as do Grupo C (Estados Unidos, Itália, República Checa e Coreia) por ordem inversa à da classificação.

As atletas convocados para a importante competição já estão escolhidas: Ana Jesus (GDESSA), Ana Ramos (CD Póvoa), Beatriz Jordão (CRCQ Lombos), Catarina Lopes (SC Coimbrões), Cláudia Viana (CRCQ Lombos), Constança Gonçalves (Sport Algés e Dafundo), Eliana Cabral (GDESSA), Luana Serranho (GDESSA), Mariana Silva (CD Torres Novas), Maryam Chermiti (União Sportiva), Susana Carvalheira (SC Braga) e Tess Santos (SL Benfica).

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O melhor dedo de treinador, o maior escândalo, o melhor jogo – Diário do Mundial 2026 #19

Brasil, Paraguai e Marrocos seguem em frente no Mundial 2026. Todos jogos com características diferentes, todos grandes jogos de futebol.

Já está definido o 1º jogo dos oitavos de final do Mundial 2026

Já é conhecido o primeiro embate dos oitavos de final do Mundial 2026. Em Houston, Canadá e Marrocos abrem a próxima ronda.

Mais uma decisão por penáltis: Marrocos vence Países Baixos após 120 minutos de bom futebol e está nos oitavos de final do Mundial 2026

Marrocos está nos oitavos de final depois de vencer os Países Baixos. Jogo muito bem disputado no Mundial 2026 foi decidido nos penáltis.

Eis o 11 da 3ª jornada do Mundial 2026 pelo Bola na Rede

O Bola na Rede vai escolher a melhor equipa da jornada de todas as rondas do Mundial 2026. Eis as escolhas da 3.ª jornada da fase de grupos.

PUB

Mais Artigos Populares

Surpresa das grandes: Paraguai vence Alemanha nos penáltis e está nos oitavos de final do Mundial 2026

O Paraguai bateu a Alemanha e está nos oitavos de final do Mundial 2026. Jogo só foi decidido na marca dos penáltis.

Ángel Di María prestes a renovar contrato com o Rosario Central e a reencontrar ex-Benfica

Ángel Di María vai renovar contrato com o Rosario Central. O argentino vai assim reencontrar Nico Otamendi, que agora representa o River Plate.

Ex-Benfica a caminho do FC Porto? Imprensa italiana avança interesse dos dragões por internacional português

Segundo o jornalista italiano Alfredo Pedullà, o defesa-lateral formado no Benfica, Nuno Tavares está no radar do FC Porto, Besiktas e Fiorentina.