História feita: Portugal campeão europeu de Sub-20

- Advertisement -

Portugal foi campeão europeu de Futebol com Cristiano Ronaldo a sair lesionado na final. Foi campeão europeu de Futsal com Ricardinho a sair lesionado da final. Agora, chegou a vez da seleção sub20 masculina de Basquetebol ser campeã europeia – da Divisão B – com Neemias ‘Queta’ Barbosa a nem jogar devido a lesão.

Numa final contra a República Checa, a seleção portuguesa escreveu talvez a página mais brilhante da modalidade em Portugal ao bater os checos por 73-57. História que já tinha sido escrita no dia anterior ao bater a Rússia por 76-69. O europeu de 2020 será a primeira vez que uma seleção masculina de formação portuguesa vai estar na Divisão A.

Antes do torneio começar, apontava a Rússia como a grande favorita à vitória da competição, mas acreditava que Portugal pudesse estar nos três primeiros, não só pelo fator casa, mas pelo desenvolvimento que estes jogadores têm tido, principalmente na última temporada. A verdade é que a seleção correspondeu em pleno e mostrou que tem qualidade para estar um nível acima do que jogou este ano.

São três nomes principais, se me permitem, e nove que complementam muito bem este trio. Neemias ‘Queta’, Vladyslav Voytso e Rafael Lisboa são as grandes figuras desta geração, mas que tem em Jorge Embaló um ‘monstro’ defensivo, em Francisco Amarante um excelente elemento coletivo e que Rui Palhares mostrou nesta final que Portugal não vive apenas de Queta na posição de Poste.

Uma lesão no joelho afastou Neemias ‘Queta’ da final
Fonte: FPB
Quanto ao jogo da final, existe uma regra não escrita na modalidade que hoje se cumpriu na integra. É o terceiro quarto o mais importante do jogo, porque o intervalo adormece o ritmo e entrar de forma forte é decisivo, até porque depois restam 10 minutos para corrigir o resultado. É claro que todas as equipas sabem isso, mas conseguir ser mais forte é algo diferente e Portugal conseguiu, ao vencer este quarto por 27-11. Este foi o grande destaque do jogo e foi onde a nossa seleção garantiu este título. O espírito coletivo foi determinante, principalmente quando faltava o elemento com mais nome desta seleção.

Este foi um Europeu perfeito em vários níveis, como as excelentes casas que o Pavilhão de Matosinhos teve, pelo jogo praticado pela nossa seleção, mas mais importante, por mostrar que em Portugal também se pode praticar Basquetebol de alto nível. Recordar que Portugal venceu todos os jogos que fez nesta competição, num total de sete jogos e onde a vitória mais apertada foi mesmo a com a Rússia no jogo das meias finais, ao vencermos por sete pontos.

O Basquetebol em Portugal estava morto há uns 6/7 anos. Lentamente, mas com passos firmes, tem crescido. Ainda falta alguma visão para que a modalidade se assuma definitivamente por cá. Este resultado pode ser muito importante para que se dê o passo em frente que falta para tornar a modalidade mais atrativa para todos no nosso país. Eu, como amante da modalidade, espero mesmo que sim.

Foto de Capa: FPB

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Álvaro Arbeloa em antevisão ao jogo frente ao Alavés: «Não estou preocupado com o ambiente no estádio»

Álvaro Arbeloa em antevisão ao jogo do Real Madrid frente ao Alavès, falou sobre a falta de títulos dos merengues, a sua relação com os jogadores e o ambiente no estádio.

Ararat-Armenia de Manuel Tulipa venceu o Shirak e isolou-se na liderança do campeonato

O Ararat-Armenia venceu o Shirak por 4-0. A equipa orientada por Manuel Tulipa isolou-se assim na liderança do campeonato da Arménia.

Benfica é a única equipa invicta na Europa agora a par do Ki Klaksvik

O Benfica e o Ki Klaksvik são agora os únicos clubes invictos nas ligas europeias na temporada. O Slavia Praga perdeu a sua primeira partida na liga.

Neymar deixa o campo a coçar os ouvidos, é insultado e revolta-se: «Não há ser humano que aguente»

Na derrota do Santos frente ao Fluminense, Neymar deixou o campo a coçar as orelhas e foi insultado pelo gesto ter sido interpretado de outra forma.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting tem direito a 20% de uma futura mais valia de um dos jogadores em destaque na Europa em 2025/26

Afonso Moreira trocou o Sporting pelo Lyon no mercado de verão, por dois milhões de euros e 20% de uma mais valia.

Sporting e Benfica empatam para a Liga de Hóquei em Patins

O Sporting e o Benfica empataram a duas bolas durante esta segunda-feira, num encontro da 24.ª jornada da Liga de Hóquei em Patins.

João Cancelo pronto para ficar no Barcelona: lateral disposto a fazer esforço importante

João Cancelo quer ficar no Barcelona e está mesmo disposto a baixar consideravelmente o seu salário para manter-se no Camp Nou.