Remodelar ou não, eis a questão?

- Advertisement -

A última actualização do Ranking da FIBA situa o basquetebol, da Seleção Sénior Masculina, no 33.º  lugar Europeu. Longe vão os dias gloriosos do Eurobasket (2007), disputado em Espanha.

O Ucraniano Valentyn Melnychuk comandou essa selecção (2003 a 2007) que regressava à prova após 56 anos de ausência. Na altura, participaram 16 nações.

Em 2007 conseguimos o nono lugar no Europeu, hoje estamos com dificuldades para garantir um lugar na lista dos 32 pré candidatos ao Campeonato Europa (participam 24).

A queda vertiginosa justifica alguma reflexão e medidas adequadas.

Melnychuk marcou uma era do Basquetebol nacional
Fonte: GDRAR

Em 2008/9, o espanhol Moncho López substituiu o ucraniano Valentyn Melnychuk.

Na altura, o Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Mário Saldanha, dava conta da sua satisfação:
«É com muito orgulho que posso confirmar que Moncho Lopez é o novo seleccionador nacional. Estou muito feliz pelo basquetebol português».

Moncho preparou a equipa mas falhou o desejado apuramento (16 seleções) para o Europeu da Polónia.

Em 2010 a FPB, comunicava que: “nunca negociou a possibilidade de Moncho abandonar o FC Porto como pressuposto da manutenção do seu contrato com a FPB e denunciava o contrato, não pretendendo assim a renovação do mesmo”.

Mário Palma (2011-2016) sucedeu a Moncho López, atual treinador do FC Porto.

Ao assumir o lugar disse: “Este trabalho tem de ser feito e muito nos clubes, que devem ter menos estrangeiros, mas de qualidade, e apostar nos jovens portugueses, por dois ou três anos. Para que haja alguma evolução do basquetebol português, que passa por muito más condições”.

Conseguiu qualificar Portugal para a fase final do Europeu de 2011, disputado na Lituânia, mas não ganhámos um único jogo (24º lugar).

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tosin Adarabioyo esteve na lista do Benfica e acaba no Tottenham por 8 milhões de euros

Tosin Adarabioyo foi oficializado como reforço do Tottenham. O defesa deixa o Chelsea e assina em definitivo pelos spurs.

Sevilha resolve problema a Ruben Amorim e recebe Youssouf Fofana por empréstimo

Youssouf Fofana foi oficializado como reforço do Sevilha. O médio chega por empréstimo do AC Milan de Ruben Amorim.

Sporting contrata defesa-central ao Leganés: «É um grande clube e estou aqui para trabalhar e continuar a crescer»

Djibril Gueye é o mais recente reforço do Sporting no mercado de verão. Defesa-central de 19 anos vai representar a equipa B.

Já custou 72 milhões de euros e vai ser treinado por Martín Anselmi no Elche

Thomas Lemar já foi oficializado como novo jogador do Elche. Internacional francês vai ser treinado por Martín Anselmi.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrasburgo de Hugo Oliveira perde voz da experiência para a Premier League e jogador mais velho da equipa passa a ter apenas 24 anos

Ben Chilwell está de saída do Estrasburgo de Hugo Oliveira. Defesa vai voltar a Inglaterra e prepara-se para assinar com o Crystal Palace.

Alverca reforça o ataque com Dawda Camara: Avançado deixa o Girona por 150 mil euros

Dawda Camara foi oficializado como reforço do Alverca, proveniente do Girona numa transferência de 150 mil euros.

Esteve perto de rumar ao Benfica em 2025 e agora está a caminho do México por 6 milhões de euros

Carlos Álvarez está a caminho do América do México e negócio está fechado. Extremo deixa Levante por seis milhões de euros.