📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

UD Oliveirense campeã no ano das surpresas

- Advertisement -

Não, este não é um artigo atrasado a avaliar o título da UD Oliveirense, mas sim algumas considerações sobre o mesmo e a temporada do Basquetebol português. Se no início da temporada alguém apostasse que a Oliveirense ia ser o campeão de Basquetebol Masculino poucos acreditariam que este alguém ganharia, mas a verdade é que a equipa de Oliveira de Azemeis é campeã, e permitam-me, com toda a justiça.

Numa final contra o FC Porto a Oliveirense não deu hipóteses aos dragões e venceu em três jogos, não dando qualquer hipótese à equipa azul e branca, que na ronda antes tinha eliminado o SL Benfica, que era o principal candidato ao título e que foi a principal desilusão da temporada ao nem chegar à final e ao perder a final da Taça de Portugal.

A verdade é esta, a Oliveirense foi a equipa mais forte da temporada, principalmente na segunda metade do ano, tendo ganho 22 dos seus últimos 23 jogos e esta derrota foi por culpa própria, uma vez que entraram nos últimos dez minutos a ganhar na Luz por 18 pontos. Os campeões nacionais jogaram um Basquetebol bonito, o melhor em Portugal no meu entender e mostraram que não só dos três grandes – dois no caso, visto o Sporting CP não ter equipa sénior – se vive em Portugal, pena que por vezes se esqueça disso.

A Oliveirense não deu hipóteses ao Porto na final
Fonte: FPB

Mas esta época fica marcada também pela conquista do Illiabum, o que torna esta época ainda mais histórica para o Basquetebol Nacional. Com duas equipas pouco habituadas ao sucesso, mas que venceram, e bem os respetivos troféus, dando uma lufada de ar fresco numa modalidade que nos últimos anos tem sido dominada pelo Benfica e com o Porto a aparecer por vezes.

O Porto foi a surpresa e ao mesmo tempo desilusão da temporada, confusos? Passo a explicar. Os dragões foram uma desilusão porque tiveram o plantel mais fraco que me lembro dos azuis e brancos, mas ao mesmo tempo uma surpresa, uma vez que mesmo com este plantel conseguiram chegar à final do campeonato derrotando o Benfica em casa destes. O trabalho de Moncho Lopez deu os frutos possíveis, mas mais importante do que isso é o trabalho do espanhol no Basquetebol azul e branco, uma vez que o Porto foi campeão nacional de juniores e cadetes, os dois escalões antes dos séniores.

Já o Benfica, tal como já disse, foi a principal desilusão da temporada. Uma equipa que investe como nenhuma outra em Portugal e que apresentou tão pouco, principalmente após a troca dos jogadores norte-americanos. Foi uma época para esquecer para os encarnados e espera-se uma resposta para a próxima temporada.

Foto de Capa: UD Oliveirense

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pep Guardiola elogia treinador português: «Sempre foi um adversário muito difícil»

O Manchester City e o Fulham enfrentam-se na próxima jornada da Premier League. Pep Guardiola elogiou Marco Silva.

Sporting já treinou esta segunda-feira e dá novidade em relação à preparação para o embate frente ao Benfica

O Sporting treinou durante esta segunda-feira, depois de uma vitória por 4-0 frente ao Estrela da Amadora, para a Primeira Liga.

Benfica confirma renovação de goleador da formação

O Benfica anunciou que Francisco Silva renovou o seu contrato. O avançado tem sido opção na equipa B.

Nacional da Madeira: avançado marcou ao Benfica e quer chegar aos 20 golos em 2025/26

Jesús Ramírez quer atingir a marca de 20 golos ao serviço do Nacional da Madeira durante a presente temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Esteghlal de Ricardo Sá Pinto vence e lidera o campeonato com menos um jogo

O Esteghlal de Ricardo Sá Pinto soma e segue no campeonato do Irão. A equipa do técnico português venceu e está na liderança.

Rafa Silva continua a ser alvo de comentários no Besiktas: «Ele não quer jogar, o problema não é nosso»

Rafa Silva voltou a ser alvo de comentários por parte de Sergen Yalçin. O técnico do Besiktas voltou a abordar a ausência do avançado português.

Avançado canadiano entra na lista do West Ham do Nuno Espírito Santo para suceder a Niclas Fullkrug

O West Ham fez uma sondagem para contratar Promise David. O avançado do Union Saint Gilloise pode custar cerca de 20 milhões de euros.