UD Oliveirense campeã no ano das surpresas

- Advertisement -

Não, este não é um artigo atrasado a avaliar o título da UD Oliveirense, mas sim algumas considerações sobre o mesmo e a temporada do Basquetebol português. Se no início da temporada alguém apostasse que a Oliveirense ia ser o campeão de Basquetebol Masculino poucos acreditariam que este alguém ganharia, mas a verdade é que a equipa de Oliveira de Azemeis é campeã, e permitam-me, com toda a justiça.

Numa final contra o FC Porto a Oliveirense não deu hipóteses aos dragões e venceu em três jogos, não dando qualquer hipótese à equipa azul e branca, que na ronda antes tinha eliminado o SL Benfica, que era o principal candidato ao título e que foi a principal desilusão da temporada ao nem chegar à final e ao perder a final da Taça de Portugal.

A verdade é esta, a Oliveirense foi a equipa mais forte da temporada, principalmente na segunda metade do ano, tendo ganho 22 dos seus últimos 23 jogos e esta derrota foi por culpa própria, uma vez que entraram nos últimos dez minutos a ganhar na Luz por 18 pontos. Os campeões nacionais jogaram um Basquetebol bonito, o melhor em Portugal no meu entender e mostraram que não só dos três grandes – dois no caso, visto o Sporting CP não ter equipa sénior – se vive em Portugal, pena que por vezes se esqueça disso.

A Oliveirense não deu hipóteses ao Porto na final
Fonte: FPB

Mas esta época fica marcada também pela conquista do Illiabum, o que torna esta época ainda mais histórica para o Basquetebol Nacional. Com duas equipas pouco habituadas ao sucesso, mas que venceram, e bem os respetivos troféus, dando uma lufada de ar fresco numa modalidade que nos últimos anos tem sido dominada pelo Benfica e com o Porto a aparecer por vezes.

O Porto foi a surpresa e ao mesmo tempo desilusão da temporada, confusos? Passo a explicar. Os dragões foram uma desilusão porque tiveram o plantel mais fraco que me lembro dos azuis e brancos, mas ao mesmo tempo uma surpresa, uma vez que mesmo com este plantel conseguiram chegar à final do campeonato derrotando o Benfica em casa destes. O trabalho de Moncho Lopez deu os frutos possíveis, mas mais importante do que isso é o trabalho do espanhol no Basquetebol azul e branco, uma vez que o Porto foi campeão nacional de juniores e cadetes, os dois escalões antes dos séniores.

Já o Benfica, tal como já disse, foi a principal desilusão da temporada. Uma equipa que investe como nenhuma outra em Portugal e que apresentou tão pouco, principalmente após a troca dos jogadores norte-americanos. Foi uma época para esquecer para os encarnados e espera-se uma resposta para a próxima temporada.

Foto de Capa: UD Oliveirense

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Conceição e a influência de Cristiano Ronaldo na Seleção Nacional: «Nós não temos essa obrigação de lhe passar a bola»

Francisco Conceição marcou presença na sala de imprensa para fazer a antevisão do Portugal x Uzbequistão, relativo à segunda jornada do Mundial 2026.

Colega de Issa Doumbia no Venezia ruma à Premier League por 5 milhões de euros

O Brighton assegurou a contratação de Michael Svoboda por 5 milhões de euros. Defesa-central deixa assim o Venezia, onde jogou com Issa Doumbia.

Real Madrid: Fede Valverde fica e assume braçadeira de capitão

O Diario AS avança que, apesar de os rumores sobre uma potencial saída, Fede Valverde será o capitão do Real Madrid de José Mourinho.

EM DIRETO: Francisco Conceição projeta Portugal x Uzbequistão em conferência de imprensa

Francisco Conceição marcou presença na sala de imprensa para fazer a antevisão do Portugal x Uzbequistão, relativo à segunda jornada do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Sérgio Fonseca muito próximo de assumir o comando técnico do AVS SAD

Sérgio Fonseca chegou acordo com o AVS SAD e está muito próximo de assumir o comando técnico do clube da Vila das Aves.

André Villas-Boas: «Deixou de existir agentes preferenciais no FC Porto»

André Villas-Boas analisou o atual panorama dos agentes desportivos no futebol mundial e a influência destes no FC Porto.

José Mourinho define a grande prioridade do Real Madrid para o mercado de verão

O jornal Sport avança que José Mourinho pretende encontrar um médio 'box-to-box'. Alvos como Enzo Fernández e Mateus Fernandes encaixam nesse perfil.