Entre o Barreiro e as ilhas muito se tem de lutar

- Advertisement -

basquetebol feminino

A Liga Feminina de Basquetebol regressa este fim de semana com o arranque da segunda volta da fase regular e como tal vou fazer um breve apanhado do que foi a primeira volta desta competição.

Tendo eu visto jogos de praticamente todas as equipas, faltando-me apenas a Quinta dos Lombos e o Olivais, posso dizer que existe uma divisão clara em três grupos. O da frente, em que estão o GDESSA Barreiro, o CAB Madeira e o União Sportiva; um segundo grupo, em que estão as equipas situadas entre o quarto lugar e o 11.º; e o terceiro grupo, onde fica apenas a Ovarense, que não parece ter argumentos para esta divisão.

Analisando o primeiro grupo, o grande destaque tem de ir para a equipa do Barreiro, que somou por vitórias os 11 jogos que fez  – tem de ser um justo líder. Mas, apesar disto, não acredito no título do GDESSA. O CAB, que não começou da melhor forma a temporada – neste caso é mesmo por não ser tão dominante como no passado -, é quem parte como favorito. Uma equipa bem trabalhada e com muitas opções para as várias posições, o que lhe dá vantagem sobre as atuais campeãs, é a União Sportiva. As açorianas nesta primeira volta perderam em casa com estas duas adversárias: contra o CAB ficou patente o que já escrevi, já contra o GDESSA as lesões que afetaram a União Sportiva durante o jogo não lhe permitiram continuar a lutar pela vitória, precisamente por esta equipa ter um plantel muito mais curto que as restantes duas. Sendo assim, o meu top3 para apostas é CAB, União Sportiva e GDESSA.

O regresso de Faustino pode ajudar o Sporting
O regresso de Faustino pode ajudar o Sporting
Fonte: Sporting CP

No tal segundo grupo uma das equipas que vai subir a sua produção é o Sporting. No ano de estreia na Liga muitas lesões têm dificultado a vida às leoas (chegaram a ir a jogos com sete atletas) mas o início de 2016 marca o regresso das lesionadas de maior duração, com destaque para a Inês Faustino. Mas o equilíbrio reina aqui neste grupo também, sendo o Vagos e o Olivais as duas equipas mais fracas mas que não podem ser descuradas, podendo complicar muito a vida e ganhar a qualquer uma destas equipas. Com quase todas as equipas a reforçarem-se para esta fase fica difícil perceber quem vai desequilibrar a seu favor a melhor posição de apuramento para os playoffs, neste caso o quarto e quinto lugares, de forma a evitar as três equipas mais fortes.

Por fim temos a Ovarense, que ainda não venceu e que parece ter reservado o último lugar da competição. A equipa de Ovar é a única sem estrangeiras, o que pode facilitar um pouco a percepção do motivo deste maior afastamento em relação às outras equipas. Ganhar um jogo não é impossível, mas afigura-se tarefa muito difícil.

A Liga deste ano está sem dúvida mais equilibrada que a do ano passado a todos os níveis. Se no ano passado muitos diziam que a luta era para ver quem ficava em segundo atrás do CAB – apesar de não ter acontecido – este ano não se pode dizer quem será o campeão; três muito boas equipas podem lá chegar, qual será a quarta equipa a chegar à fase final? É impossível responder agora; existem muitas equipas a lutar por este posto e com qualidade para tal.

Foto de capa: GDESSA

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O impacto das lesões no resto da temporada do FC Porto

O impacto das lesões começa a assumir contornos decisivos no Dragão e ameaça condicionar de forma séria o que resta da temporada do FC Porto.

UFC Fight Night: o Mau e o Fofinho

UFC Fight Night, 21 de fevereiro de 2026, 1h00: Antevisão: Sean Strickland e Anthony Hernandéz lutam pela chance de desafiar Chimaev.

A Batalha Eterna | Braga x Vitória SC

Continua a eterna batalha entre guerreiros e conquistadores, desta vez com palco na cidade de Braga. Pouco mais de um mês depois, joga-se novamente o domínio pela região do Minho, que marca vantagem tangencial para a equipa de Guimarães, após a vitória na final da Taça da Liga.

Teste exigente do leão na perseguição ao líder | Moreirense x Sporting

Não é muito habitual acontecer, mas nesta jornada Sporting e Benfica entram em campo ao mesmo tempo para disputarem a 23.ª jornada do campeonato.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni já foi interrogado pela UEFA e revelou a sua versão sobre o que terá dito a Vinícius Júnior

Gianluca Prestianni já foi interrogado pela UEFA. O avançado argentino revelou que chamou "maricón" a Vinícius Júnior durante o Benfica x Real Madrid.

Tondela ganha na casa do Estrela da Amadora e volta aos triunfos na Primeira Liga

O Tondela vence fora de casa o Estrela da Amadora por 2-0 na jornada 23 da Primeira Liga e regressa aos triunfos.

Sporting: Há grande novidade na convocatória para o jogo frente ao Moreirense

Fotis Ioannidis está integrado na comitiva do Sporting e volta assim à convocatória. Leões enfrentam este sábado o Moreirense.