Sporting CP 89-72 SL Benfica: Leões levam a melhor no dérbi para a FIBA Europe Cup

    A CRÓNICA: DOMÍNIO TOTAL PERMITE LARGA VITÓRIA
    E SPORTING CP RUMA À PRÓXIMA FASE

    O Sporting CP recebeu o SL Benfica para mais uma jornada da segunda fase da fase de grupos da FIBA Europe Cup. O dérbi prometia um grande encontro entre as equipas que lutavam para estarem cada vez mais perto de carimbar a passagem à fase seguinte.

    Ambas as equipas entravam no encontro com dificuldade em marcar e pareciam ter entrado  frias e com pressa em adiantar-se no marcador. Mas rapidamente ambas começaram a proporcionar o que viria a ser um bom jogo.

    A equipa do Sporting entrou melhor na partida conseguindo concretizar muitas das jogadas desenhadas e pareciam mais acordados. Os encarnados entraram na partida desinspirados sem conseguir encontrar formas de penetrar a defesa e viam os adversários  a ampliar a vantagem

    Os leões procuravam muito o jogo de três pontos e de forma eficiente o que permitia uma fuga no resultado. Travante Williams fez um jogo de outro mundo e foi fundamental para a vantagem leonina contando com dezassete pontos no primeiro quarto. Teve uma média impressionante de oitenta e três por cento. Para o lado encarnado, o base Frank Gaines contribuía com sete pontos. O Sporting terminou o primeiro quarto a  vencer por 21-19.

    No segundo quarto vimos um Benfica mais acordado e a procurar outro resultado. Já conseguiam desenhar jogadas eficazmente e diminuir a vantagem leonina. O Sporting continuava a procurar o jogo exterior mas não obtinha a melhor eficácia e via o Benfica cada vez mais perto do resultado.

    O Sporting não teve a vida fácil neste quarto frente a um Benfica mais motivado e que chegou mesmo a dar a volta ao resultado. A substituir Travante Williams, Shakir Smith entrou com a corda toda e assumiu muito bem as jogadas ofensivas do Sporting terminando o jogo com vinte e dois pontos.

    O Sporting acabou mesmo a primeira parte a vencer o Benfica por 43-38 com um grande triplo de Shakir Smith quase ao cair do pano. O jogo estava completamente em aberto e tanto os leões como os encarnados prometiam um grande jogo digno de um dérbi procurando alcançar a vitória.

    Na segunda parte o Benfica entrou novamente desinspirado permitindo aos leões ampliar a vantagem para treze pontos num início onde apenas víamos a equipa do Sporting a concretizar jogadas. Os leões entravam novamente muito bem na partida. Rapidamente o técnico encarnado pediu um desconto de tempo de forma a procurar conversar com os seus jogadores para dar outro rumo ao resultado.

    Mesmo assim, o Benfica não encontrava forma de reduzir o resultado e esteve mesmo fora do jogo durante o terceiro quarto marcando apenas nove pontos no terceiro quarto. O Sporting estava cada vez mais motivado e ampliava mesmo a vantagem para vinte pontos terminando mesmo assim com uma larga vantagem para os leões, 67 – 47.

    O resultado demonstrava já uma missão muito difícil para os encarnados e no último quarto o Sporting manteve o domínio que permitiu a vitória. Conseguiu continuar a concretizar as jogadas que desenhava e a defender muito bem . Por outro lado, o Benfica via o tempo a escassar e sem conseguir diminuir a diferença no marcador. Acabou mesmo por perder na deslocação ao pavilhão João Rocha por 89-72 e o Sporting avançou, rumo à passagem à próxima fase.

     

    A FIGURA

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Travante Williams – O jovem norte-americano foi fundamental para a vitória leonina contribuindo com vinte e três pontos, seis ressaltos e cinco assistências. Teve uma incrível eficácia da linha de três pontos, contando com sessenta e seis por cento. Esteve sempre ativo e esteve presente em grande parte dos pontos marcados durante os vinte e nove minutos que esteve em campo.

    .

     

    O FORA DE JOGO

    Betinho
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Betinho Gomes – O jovem português apesar de ter jogado apenas quinze minutos pouco contribuiu para o jogo do lado encarnado e não esteve tão ativo como já o vimos em muitos jogos anteriores. Durante o período que esteve em campo, não marcou qualquer ponto, teve quatro ressaltos e não fez qualquer assistência

     

    ANÁLISE TÁTICA: SPORTING CP

    O técnico Norberto Alves entrou no dérbi apenas sem poder contar com Micah Downs, que foi substituído por Tanner Omlid. O Sporting CP iniciou o jogo com Diogo Ventura a assumir as jogadas, com Travante Williams que esteve em grande no jogo e foi fundamental para a vitória leonina, Tanner Omlid, João Fernandes e o poste Joshua Patton, que mais uma vez provou ser uma muralha defensiva.

     

    CINCO INICIAL E PONTUAÇÕES:

    Diogo Ventura (6)

    Travante Williams (9)

    Tanner Omlid (7)

    João Fernandes (5)

    Joshua Patton (7)

    SUBS UTILIZADOS

    Diogo Araújo (5)

    António Monteiro (6)

    Shakir Smith (8)

    Mike Fofana (5)

    Miguel Cardoso (-)

    Justin Tuoyo (6)

    Daniel Relvão (5)

    ANÁLISE TÁTICA: SL BENFICA

    O técnico do Benfica enfrentou a equipa do Sporting com os bases Frank Gaines e Broussard a assumir os desenhos ofensivos encarnados, Romdhane e Betinho para as posições de Extremo, e Hallman para poste.

     

    CINCO INICIAL E PONTUAÇÕES:

    Frank Gaines (7)

    Broussard (6)

    Romdhane (5)

    Betinho (4)

    Hallman (6)

    SUBS UTILIZADOS

    Munnings (7)

    James Farr (5)

    José Silva (6)

    José Barbosa (5)

     

    Artigo da autoria de Leonardo Pereira

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Treinador alemão dá nega ao Bayern Munique

    Sebastian Hoeness voltou a reforçar intenção para a próxima...

    José Mota: «O Benfica esteve muitíssimo bem»

    José Mota já abordou a vitória do Benfica frente...
    Leonardo Pereira
    Leonardo Pereirahttp://www.bolanarede.pt
    O Leonardo é um jovem vimaranense que estuda Comunicação e Jornalismo, e que ambiciona ser jornalista, preferencialmente de desporto. Ele não consegue negar, gosta disto e é isto que quer fazer.