NBA 2021/2022: O pináculo de uma dinastia – Parte I

    QUEM TEM CURRY, É SEMPRE FAVORITO

    Embora nada dure para sempre, esta jornada milagrosa claramente não acabou. Steph Curry (34 anos), Klay Thompson (32) e Draymond Green (32) estão todos no final das suas carreiras lendárias, mas, como Curry disse durante as finais, todos ainda sentem que ainda há muito para oferecer aos adeptos.

    No seu percurso para ganhar o prémio de MVP das Finais e se consolidar como um dos dois melhores bases de todos os tempos, Curry teve o melhor jogo da sua carreira na pós-temporada: 43 pontos e sete lançamentos de três concretizados no jogo 4, realizado fora de casa.

    Curry ainda funciona como o motor do ataque esteticamente mais impressionante da modalidade. O melhor atirador de triplos de sempre registou uma média de 27.4 pontos, 5.9 assistências e 5.2 ressaltos durante a plenitude dos play-offs, com uma taxa de concretização de 45.9% de lançamentos de campo e 39.7% da linha dos três pontos.

    Especificamente nas finais, Boston não teve soluções para travar a estrela adversária. Curry terminou a série com uma média de 31.2 pontos, 6.0 ressaltos, 5.0 assistências e 2.0 roubos de bola por jogo. Apesar de uma exibição de 0-9 no jogo cinco, Curry ainda concretizou 31 lançamentos de três em 71 tentativas (42%), apenas um número abaixo do seu próprio recorde nas finais.

    Curry chegou aos play-offs ainda a recuperar de uma lesão, depois de perder um mês inteiro da época regular com um entorse no ligamento do pé provocado por Marcus Smart, base titular dos Boston Celtics. De facto, Curry saiu do banco nos primeiros quatro jogos dos playoffs, embora no segundo jogo voltasse a deslumbrar ao marcar 34 pontos.

    Obviamente, o seu primeiro prémio de MVP das Finais significou muito para o experiente atirador. Uma crítica constante a Curry foi a falta de prémios de MVP das Finais no seu currículo, apesar de ter ganho três títulos e dois prémios de MVP da temporada regular anteriormente.

    Curry provavelmente deveria ter vencido em 2015, quando Andre Iguodala ganhou o troféu por defender LeBron James – e ter uma excelente série – embora Curry tenha apresentado uma estatística de  26 pontos, 6.3 assistências e 5.2 ressaltos por jogo na vitória por 4-2 sobre os Cleveland Cavaliers. Desta vez, não havia sequer dúvidas de quem era o MVP das Finais depois dos primeiros quatro jogos.

    Curry é agora o 11.º classificado de todos os tempos na lista de pontos em nas finais da NBA, apenas nove atrás do herói de Jayson Tatum, Kobe Bryant. Também é o 9.º colocado em roubos de bola, Draymond Green agora está empatado com Michael Cooper em 7.º, e ocupa o 10.º lugar em assistências, três atrás de Scottie Pippen e cinco atrás de Michael Jordan.

    Só nesta época, Stephen Curry recebeu o Troféu Kobe Bryant (MVP do jogo All-Star), Troféu Magic Johnson (MVP das finais da Conferência Oeste) e, finalmente, pela primeira vez, o Troféu Bill Russell (MVP das Finais), quebrando simultaneamente o recorde de arremessos de três pontos que pertencia a Ray Allen. Tendo em conta as recentes conquistas e o seu historial extenso de grandes feitos, atrevemo-nos a sugerir que o base que representa os Warriors desde 2009 se encontra no top 10 dos melhores jogadores de todos os tempos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Valente Vieira
    Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
    Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.