NBA | Qual foi a última equipa com uma posição tão baixa a ter uma boa prestação nos Playoffs?

- Advertisement -

A época 2020-2021 da NBA, uma em que se lutou ao longo da época toda contra as adversidades que a COVID-19 trouxe, fica marcada também pelo novo formato do acesso aos Playoffs com o torneio do Play-In. Isto significa que as equipas do sétimo ao 10.º classificado, em ambas as conferências, jogaram entre si para disputar o sétimo e o oitavo lugar (acesso aos Playoffs).

Por surpresa do público no geral, várias foram as estrelas que se encontraram posicionadas para disputar este “Play-In” (L.A Lakers de LeBron James, Golden State Warriors de Stephen Curry e Washington Wizards de Russel Westbrook e Bradley Beal).

Posto isto, qual a última equipa a ter ficado nas últimas posições de acesso ao play-off (sétimo e oitavo lugar), a ter uma boa prestação nos Playoffs?

A SURPRESA CHAMADA NEW YORK KNICKS

Teremos de recuar até ao século XX, na edição de uma temporada que contou com Lock-Out (sendo encurtada para apenas 50 jogos na época regular) em 1998-1999. A equipa em questão é nada mais que os New York Knicks, que na altura contavam com nomes como Patrick Ewing, Allan Houston e também Latrell Sprewell. Ao contrário dos Knicks da temporada de 2020-2021, os da época de 1998-1999 não tiveram uma temporada regular tão bem-sucedida, terminando com um recorde de apenas 27-23. Contudo, com alguma sorte à mistura, o talento desta equipa permitiu-lhes que fossem ganhando a séries, com margem curta, até eventualmente chegarem à final da NBA!

Na primeira ronda, que contou com um final dramático, destaque para Allan Houston, que no jogo 5 marcou o cesto da vitória, carimbando o acesso à segunda ronda dos playoffs (até 2003 a primeira ronda jogava-se à melhor de cinco).

Na segunda ronda, os Knicks atropelaram os Atlanta Hawks, “arrumando” a série em quatro jogos. Sendo que na final de conferência, contra os Indiana Pacers de Reggie Miller, foi outra vez necessário alguma sorte à mistura! Mais uma vez o herói seria Allan Houston, a conseguir fechar a série no jogo seis com 32 pontos e ainda duas assistências.

Os New York Knicks carimbaram, assim, como o oitavo lugar da época regular, o acesso à final da NBA, onde não conseguiram fazer frente aos San Antonio Spurs de Tim Duncan e David Robinson, liderados por Gregg Popovich, onde viriam a perder em cinco jogos.

Os New Yorks Knicks fizeram uma boa época regular e as expectativas são altas para os Playoffs
Fonte: New York Knicks

Os Knicks de 2020-2021 apresentam, no fundo, o mesmo registo. Uma equipa com bastante garra e intensidade defensiva, que conta com a mistura ideal de jogadores jovens com veteranos, para culminar num jogo intenso, mas bem jogado.

Conseguirão os Knicks algo mais que a segunda ronda dos Playoffs esta época? Ou estamos perante mais uma época típica dos Knicks com uma saída de primeira ronda?

Assim, recordamos a última equipa a ter terminado os Playoffs numa posição tão baixa, como irá acontecer a algumas caras conhecidas da Liga, e a obter algum sucesso. Com a adição do Play-In e com equipas como os Grizzlies de Ja Morant a conseguir fechar as últimas posições de acesso ao play-off, é o verdadeiro tudo pode acontecer da NBA!

Foto de capa: NBA

Artigo revisto por Joana Mendes

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: Morten Hjulmand continua debaixo de olho do Arsenal

Segundo Ekrem Konur, o Arsenal está atento à situação de Morten Hjulmand. Médio do Sporting também é cobiçado por rivais da Premier League.

Imprensa italiana revela: Alberto Costa surge como alternativa a contratação falhada do Inter Milão

Depois de Marco Palestra fugir para o Chelsea, o Inter Milão vira as atenções para Alberto Costa como uma das alternativas.

Selecionador da Colômbia deixa aviso sobre Cristiano Ronaldo: «Não podemos descuidar. É um dos melhores finalizadores do mundo»

Néstor Lorenzo, selecionador da Colômbia, anteviu o encontro com Portugal no último jogo da fase de grupos do Mundial 2026 e deixou elogios a Cristiano Ronaldo.

O fabuloso mundo dos 4 pontos – Diário do Mundial 2026 #15

Todos os terceiros lugares garantiram quatro pontos e só o Paraguai tem de esperar. Foi dia de decisão nos Grupos D, E e F do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Lista atualizada: já há 8 seleções eliminadas do Mundial 2026

O Curaçau está eliminado do Mundial 2026. Seleção das Caraíbas viu confirmado o afastamento da competição.

Grátis, em canal aberto e não só: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 nesta sexta-feira, 26 de junho?

Continuam os dias da decisão no Mundial 2026 com seis embates diários. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta sexta-feira, 26 de junho.

Brasil já conhece o adversário nos 16 avos de final do Mundial 2026

O Brasil já conhece a seleção contra quem vai jogar nos 16 avos de final do Mundial 2026. Canarinhos defrontam o Japão.