Uma ode à mentalidade defensiva: Os Detroit Pistons de 2004 #1

modalidades cabeçalho

Durante os anos 2000, a NBA foi dominada pelas superestrelas dos Los Angeles Lakers e dos San Antonio Spurs. Entre 1999-2010, estas duas organizações combinaram para um total de nove títulos da NBA.

Entre estas duas dinastias, uma equipa conseguiu emergir do resto da liga como campeã da NBA. Aliás, só um grupo especial de jogadores podia ter levado à separação da dupla Kobe Bryant e Shaquille O’Neal.

Os Detroit Pistons de 2004 são, provavelmente, a equipa mais única e surpreendente dos 75 anos de existência da NBA. Uma equipa caracterizada, não por um plantel que orbitava em torno de uma supernova incandescente, mas por um espírito de sacrifício e domínio defensivo nunca antes vistos até então.

Estes Pistons eram sufocantes no processo defensivo, mas sem a agressividade exagerada dos “Bad Boys” que conduziram Detroit ao sucesso no final dos anos 80 e início dos anos 90. Não obstante, é impossível negar que o conjunto treinado por Larry Brown foi revolucionário na sua forma de causar estragos aos adversários.

A era “Goin’ to Work” foi o sucesso mais sustentado que os Pistons tiveram. A equipa não somente conquistou um título em 2004, como também chegou às finais da Conferência Este por seis anos consecutivos, de 2003 a 2008.

Como tal, está na hora de oferecer um olhar mais atento sobre a anomalia que marcou toda uma geração.

Foto de Capa: NBA

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Bomba a caminho? Imprensa saudita coloca Rodrigo Mora a um passo do Médio Oriente

Rodrigo Mora ainda pode deixar o FC Porto neste mercado de transferências, existindo a possibilidade de rumar à Arábia Saudita.

Leões enfrentam desafio difícil na Choupana | Nacional-Sporting 

Ricardo Mangas, que tem sido um dos destaques do Sporting nas duas primeiras jornadas, deve entrar para o lado esquerdo da defesa

Vencer, mas também convencer | Benfica x Tondela

Depois de adiar para setembro o jogo da 1.ª ronda em casa frente ao Rio Ave, fruto dos compromissos europeus, o Benfica recebe o Tondela.

‘Mexidas profundas’ no Sporting: há um setor em risco de mudar a 100%

O Sporting poderá realizar a temporada 2025/26 com a posição de ponta de lança totalmente distinta em relação à época anterior. A formação de Alvalade ainda vai sofrer mexidas até ao fim do mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Bétis bate Alavés e assume provisoriamente a liderança da La Liga

O Real Bétis derrotou o Alavés por uma bola a zero, num encontro relativo à segunda jornada da La Liga e realizado esta sexta-feira.

Chaves e Felgueiras empatam para a Segunda Liga

O Chaves e o Felgueiras empataram a uma bola durante a noite desta sexta-feira, em jogo da terceira jornada da Segunda Liga.

Chelsea goleia West Ham United em jogo com 6 golos

O Chelsea foi ao terreno do West Ham United vencer por cinco bolas a uma, em jogo da segunda jornada da Premier League.