📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma ode à mentalidade defensiva: Os Detroit Pistons de 2004 #1

- Advertisement -

CAPÍTULO 4: OS CAMPEÕES IMPROVÁVEIS

Os Pistons enfrentaram os Los Angeles Lakers nas finais de 2004. Após conquistar três dos quatro títulos anteriores da NBA, o conjunto de Los Angeles viu as desavenças entre Shaquille O’Neal e Kobe Bryant intensificarem-se e a derrota contra os Pistons aumentou ainda mais a rivalidade entre as duas superestrelas. Eventualmente, a melhor dupla da liga seguiu caminhos diferentes, com Shaq a ser trocado para Miami naquela mesma «offseason».

Esperava-se que o ataque dos Lakers, principalmente as suas duas superestrelas, e a sua experiência em jogos de playoff fossem suficientes para vencer um adversário que não possuía uma grande refrência individual. Muitos analistas antecipavam uma derrota categórica dos Pistons, especialmente tendo em conta que o adversário havia contratado os veteranos Gary Payton e Karl Malone na «offseason» passada.

No entanto, os Pistons acabaram por contrariar este favoritismo dos Lakers de forma dominante. Apesar dos 59 pontos marcados entre si, Shaq e Kobe ficaram aquém de Detroit no jogo 1 das finais, no qual todos os titulares dos Pistons registaram uma pontuação na casa dos dois dígitos, com exceção de Ben Wallace, que teve apenas nove.

No segundo confronto entre os dois conjuntos, os Lakers venceram por 99-91 após prolongamento, apesar de Billups e Hamilton terem marcado 26 e 27 pontos respetivamente. Lamentavelmente para a equipa de Los Angeles, a vitória no jogo 2 seria o seu único triunfo em toda a eliminatória.

A forte defesa dos Pistons causou problemas para a dupla dos Lakers, já que Shaq e Kobe apresentaram diversas dificuldades para pontuar no jogo 3. No primeiro jogo em Detroit, os Pistons derrotaram L.A. por 88 a 68, um encontro marcado pelos 31 pontos de Hamilton.

O jogo 4 em Detroit foi mais uma vitória dos Pistons, desta vez com Rasheed Wallace a destacar-se com 26 pontos e 13 ressaltos. O plantel dos Lakers voltou a revelar limitações na sua estratégia ofensiva,  naquela que foi uma derrota por 88-80.

A 15 de junho de 2004, os Pistons conquistaram o seu terceiro título da NBA. O jogo 5 terminou com uma pontuação final de 100-87, e todos os cinco titulares dos Pistons terminaram com uma pontuação de dois dígitos.

Ben Wallace foi o elemento dominante ao registar 22 ressaltos e Hamilton, mais uma vez, liderou a equipa com 21 pontos marcados. Chauncey Billups foi coroado MVP das finais, terminando a série com médias de 21 pontos e 5 assistências.

A defesa dos Pistons, classificada no primeiro em comparação com o resto da liga, provou ser suficiente para derrotar, e eventualmente separar, uma das melhores duplas da história da modalidade.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Celtic vence e cola-se ao Hearts na liderança: Eis os resultados do dia na Liga da Escócia

O Celtic bateu o Dundee FC por 1-0, em jogo da 15.ª jornada da Liga Escocesa. O clube de Jota e Paulo Bernardo está a dois pontos da liderança.

Antonio Silva no topo europeu: defesa do Benfica no top 3 de uma estatística sobre passes que também conta com Debast

António Silva e Zeno Debast figuram entre o top 10 dos defesas sub-23 com maior acerto no que diz respeito a passes progressivos.

Atenção, Viktor Gyokeres: Mikel Merino ajuda na vitória do Arsenal frente ao Brentford

O Arsenal recebeu e venceu o Brentford durante esta quarta-feira por duas bolas a zero, em jogo da 14.ª jornada da Premier League.

José Mourinho está atento: futuro das laterais do Benfica pode estar no Seixal

O Benfica conta com várias promessas em todos os seus escalões. Daniel Banjaqui e José Neto são duas delas.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo quer contratar internacional português da Premier League para o West Ham

José Sá está no radar do West Ham. O conjunto orientado por Nuno Espírito Santo pode avançar pelo internacional português já em janeiro.

Antigo jogador do FC Porto denuncia Anadia: «Senti-me totalmente desrespeitado»

Diogo Viana lamentou nas suas redes sociais a sua passagem pelo Anadia. O ex-FC Porto afirmou ter sido desrespeitado pelo presidente e diretor-desportivo.

Kylian Mbappé ativa modo melhor do mundo e Real Madrid goleia Athletic

O Real Madrid foi ao País Basco vencer o Athletic por três bolas a zero, em jogo adiantado da 19.ª jornada da La Liga.