Uma ode à mentalidade defensiva: Os Detroit Pistons de 2004 #1

CAPÍTULO 4: OS CAMPEÕES IMPROVÁVEIS

Os Pistons enfrentaram os Los Angeles Lakers nas finais de 2004. Após conquistar três dos quatro títulos anteriores da NBA, o conjunto de Los Angeles viu as desavenças entre Shaquille O’Neal e Kobe Bryant intensificarem-se e a derrota contra os Pistons aumentou ainda mais a rivalidade entre as duas superestrelas. Eventualmente, a melhor dupla da liga seguiu caminhos diferentes, com Shaq a ser trocado para Miami naquela mesma «offseason».

Esperava-se que o ataque dos Lakers, principalmente as suas duas superestrelas, e a sua experiência em jogos de playoff fossem suficientes para vencer um adversário que não possuía uma grande refrência individual. Muitos analistas antecipavam uma derrota categórica dos Pistons, especialmente tendo em conta que o adversário havia contratado os veteranos Gary Payton e Karl Malone na «offseason» passada.

No entanto, os Pistons acabaram por contrariar este favoritismo dos Lakers de forma dominante. Apesar dos 59 pontos marcados entre si, Shaq e Kobe ficaram aquém de Detroit no jogo 1 das finais, no qual todos os titulares dos Pistons registaram uma pontuação na casa dos dois dígitos, com exceção de Ben Wallace, que teve apenas nove.

No segundo confronto entre os dois conjuntos, os Lakers venceram por 99-91 após prolongamento, apesar de Billups e Hamilton terem marcado 26 e 27 pontos respetivamente. Lamentavelmente para a equipa de Los Angeles, a vitória no jogo 2 seria o seu único triunfo em toda a eliminatória.

A forte defesa dos Pistons causou problemas para a dupla dos Lakers, já que Shaq e Kobe apresentaram diversas dificuldades para pontuar no jogo 3. No primeiro jogo em Detroit, os Pistons derrotaram L.A. por 88 a 68, um encontro marcado pelos 31 pontos de Hamilton.

O jogo 4 em Detroit foi mais uma vitória dos Pistons, desta vez com Rasheed Wallace a destacar-se com 26 pontos e 13 ressaltos. O plantel dos Lakers voltou a revelar limitações na sua estratégia ofensiva,  naquela que foi uma derrota por 88-80.

A 15 de junho de 2004, os Pistons conquistaram o seu terceiro título da NBA. O jogo 5 terminou com uma pontuação final de 100-87, e todos os cinco titulares dos Pistons terminaram com uma pontuação de dois dígitos.

Ben Wallace foi o elemento dominante ao registar 22 ressaltos e Hamilton, mais uma vez, liderou a equipa com 21 pontos marcados. Chauncey Billups foi coroado MVP das finais, terminando a série com médias de 21 pontos e 5 assistências.

A defesa dos Pistons, classificada no primeiro em comparação com o resto da liga, provou ser suficiente para derrotar, e eventualmente separar, uma das melhores duplas da história da modalidade.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Leões testam defesa menos batida da Liga | Famalicão x Sporting

Após a derrota no clássico frente ao FC Porto, o Sporting viaja ao Minho e precisa dos três pontos para não deixar fugir o líder.

Bruno Lage explica declaração sobre o mercado de verão e garante que a mensagem não tinha destinatário: «Não há ninguém em específico»

Bruno Lage explicou a declaração proferida na antevisão do encontro sobre o facto de ter sido ouvido apenas neste mercado de verão.

Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «Tomás Araújo na lateral foi uma opção para este jogo. O próximo jogo irá ditar outra estratégia...

Bruno Lage esteve presente na sala de imprensa do Estádio da Luz depois do empate do Benfica contra o Santa Clara.

Jorge Jesus elogia jogadores do Al Nassr: «Estou muito feliz com o grupo»

Jorge Jesus deixou muitos elogios para o plantel do Al Nassr. O técnico falou da qualidade da equipa antes do confronto com o Al Kholood.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Velho emprestado pelo Farense ao Gençlerbirligi da Turquia

O Gençlerbirligi confirmou a contratação de Ricardo Velho. O guarda-redes português foi emprestado pelo Farense até ao final da época.

As 6 (ou 7) ausências confirmadas do Sporting para o embate complicado em casa do Famalicão

O Sporting continua a acumular baixas para o duelo diante do Famalicão. Há seis nomes de fora para Rui Borges e um sétimo em dúvida que aumentam dores de cabeça

Anthony Martial confirmado como reforço do Monterrey do México

O Monterrey oficializou a contratação de Anthony Martial. O avançado francês deixou o AEK a título definitivo.