📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma ode à mentalidade defensiva: Os Detroit Pistons de 2004 #1

- Advertisement -

CAPÍTULO 4: OS CAMPEÕES IMPROVÁVEIS

Os Pistons enfrentaram os Los Angeles Lakers nas finais de 2004. Após conquistar três dos quatro títulos anteriores da NBA, o conjunto de Los Angeles viu as desavenças entre Shaquille O’Neal e Kobe Bryant intensificarem-se e a derrota contra os Pistons aumentou ainda mais a rivalidade entre as duas superestrelas. Eventualmente, a melhor dupla da liga seguiu caminhos diferentes, com Shaq a ser trocado para Miami naquela mesma «offseason».

Esperava-se que o ataque dos Lakers, principalmente as suas duas superestrelas, e a sua experiência em jogos de playoff fossem suficientes para vencer um adversário que não possuía uma grande refrência individual. Muitos analistas antecipavam uma derrota categórica dos Pistons, especialmente tendo em conta que o adversário havia contratado os veteranos Gary Payton e Karl Malone na «offseason» passada.

No entanto, os Pistons acabaram por contrariar este favoritismo dos Lakers de forma dominante. Apesar dos 59 pontos marcados entre si, Shaq e Kobe ficaram aquém de Detroit no jogo 1 das finais, no qual todos os titulares dos Pistons registaram uma pontuação na casa dos dois dígitos, com exceção de Ben Wallace, que teve apenas nove.

No segundo confronto entre os dois conjuntos, os Lakers venceram por 99-91 após prolongamento, apesar de Billups e Hamilton terem marcado 26 e 27 pontos respetivamente. Lamentavelmente para a equipa de Los Angeles, a vitória no jogo 2 seria o seu único triunfo em toda a eliminatória.

A forte defesa dos Pistons causou problemas para a dupla dos Lakers, já que Shaq e Kobe apresentaram diversas dificuldades para pontuar no jogo 3. No primeiro jogo em Detroit, os Pistons derrotaram L.A. por 88 a 68, um encontro marcado pelos 31 pontos de Hamilton.

O jogo 4 em Detroit foi mais uma vitória dos Pistons, desta vez com Rasheed Wallace a destacar-se com 26 pontos e 13 ressaltos. O plantel dos Lakers voltou a revelar limitações na sua estratégia ofensiva,  naquela que foi uma derrota por 88-80.

A 15 de junho de 2004, os Pistons conquistaram o seu terceiro título da NBA. O jogo 5 terminou com uma pontuação final de 100-87, e todos os cinco titulares dos Pistons terminaram com uma pontuação de dois dígitos.

Ben Wallace foi o elemento dominante ao registar 22 ressaltos e Hamilton, mais uma vez, liderou a equipa com 21 pontos marcados. Chauncey Billups foi coroado MVP das finais, terminando a série com médias de 21 pontos e 5 assistências.

A defesa dos Pistons, classificada no primeiro em comparação com o resto da liga, provou ser suficiente para derrotar, e eventualmente separar, uma das melhores duplas da história da modalidade.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Geny Catamo celebra 100 jogos pelo Sporting e aponta ao tricampeonato: «Quero continuar a trabalhar»

Geny Catamo atingiu a marca de 100 jogos oficiais pelo Sporting no encontro com o Marselha. O extremo moçambicano destacou o orgulho pelo feito e reforçou a ambição de conquistar o tricampeonato com os leões.

Jogador do Barcelona revela que o Real Madrid tentou contratá-lo em criança

Fermín López revelou que o Real Madrid mostrou interesse em contratá-lo quando era mais novo, mas garantiu que o seu sonho sempre foi jogar no Barcelona.

Pablo Felipe sonha com em jogar por Portugal: «Sempre tive o sonho de jogar na seleção portuguesa»

Pablo Felipe revelou que está prestes a obter a documentação necessária para poder representar Portugal. O avançado admite que esse é um sonho que o acompanha desde criança.

Boavista em risco de desclassificação das distritais do Porto

O Boavista enfrenta a possibilidade de ser desclassificado das distritais do Porto, após ter falhado três jogos consecutivos. O Conselho de Disciplina da AF Porto instaurou mais um processo disciplinar ao clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira diz que há proximidade entre Rui Costa e João Diogo Manteigas: «Vamos ver se não o vamos ver na SAD»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista na véspera das eleições do Benfica. O candidato às eleições do Benfica falou de Rui Costa e de João Diogo Manteigas.

O povo é quem mais ordena | Benfica x Arouca

Não é o evento mais importante em torno do Benfica este sábado, mas o campeonato nacional volta ao Estádio da Luz