Publicidade

Balanço das modalidades

Luís Coelho · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

fc porto cabeçalhoUm grande clube como o FC Porto não se resume ao Futebol, o seu ecletismo é uma peça fundamental para o crescimento da “marca do clube” na sociedade. Neste artigo irei fazer um balanço da época nas modalidades de maior relevo no clube.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Andebol – Foi uma época atípica do Andebol Portista. Sem qualquer título a época tem de ser considerada negativa, ainda mais quando o FC Porto foi dominante numa primeira fase da época, conseguindo terminá-la sem qualquer derrota. A quebra que existiu na segunda fase é inexplicável e já não é nova, na época passada foi igual. Um mau planeamento da época pode ser uma das explicações, mas a análise  tem de ser feita pelos dirigentes portistas. A primeira consequência foi a saída do treinador Ricardo Costa e a contratação de Lars Walther, um treinador dinamarquês. Fazer os primeiros meses da época fortíssimos vale de pouco quando se chega à fase das decisões e a equipa quebra de forma abrupta. Uma lição tem de ser retirada desta época.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Basquetebol – Uma época pouco conseguida. Apenas com a conquista da supertaça o balanço tem de ser considerado negativo. Tal como o Andebol o FC Porto terminou a primeira fase do campeonato em primeiro lugar mas não conseguiu tirar partido disso. Na final foi batido categoricamente pelo Benfica por 3-0. Ficar em primeiro lugar na primeira fase e depois não conseguir uma vitória na final do campeonato é pouco compreensível. Mais uma vez o planeamento não foi brilhante e a equipa chegou ao momento alto da época em quebra de forma. A juntar a isto o desempenho nas outras competições também foi fraco: Eliminação nos oitavos-de-final da taça, e nas competições europeias o desempenho foi medíocre. Um balanço bastante negativo é a conclusão desta época.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Hóquei em patins – Uma época quase perfeita dos portistas. Com a conquista do “triplete” a época foi quase perfeita, faltou apenas a presença na Final Four da Liga Europeia. Um Hóquei entusiasmante com uma equipa jovem que consegue ganhar títulos é a demonstração do excelente trabalho do treinador Guillem Cabestany. Advinha-se um futuro risonho nas próximas épocas. A conquista da Liga Europeia é o grande objetivo.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Bilhar – Uma modalidade que sem ter o protagonismo das outras (menos visibilidade) é muito querida no clube e onde os resultados são brilhantes. Mais uma época perfeita: Campeão Nacional, vencedor da supertaça (taça de Portugal a decorrer) e vencedor da taça da Europa. Mais uma época brilhante de uma modalidade que é um exemplo de sucesso no clube.

No ciclismo a época tem sido brilhante mas como ainda não chegou o ponto alto (Volta a Portugal) o balanço ainda não pode ser feito. O sucesso das modalidades é, na minha opinião, extremamente importante para a afirmação do clube na sociedade. O caminho deveria ser o reforço da aposta nas modalidades (nas existentes), o regresso de algumas modalidades históricas no clube (Voleibol, Atletismo), e a introdução de novas modalidades (Futsal, Futebol Feminino, Esports). Eu sei que a saúde financeira já foi melhor mas, com uma gestão equilibrada e com imaginação acho possível o reforço da presença do FC Porto nas Modalidades “ditas amadoras” no panorama do Desporto Português e já agora com equipas femininas também (uma lacuna grande no FC Porto).

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por:Ana Ferreira

Luís Coelho

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.