Basquetebol Feminino no Mundial

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA 4 edição do FIBA U17 World Championship, masculino e feminino, vai ter lugar de 22 Junho a 3 Julho em Espanha e será um verdadeiro festival da juventude do basquetebol.

A competição contará, no sector feminino , com Portugal, que na época passada surpreendeu tudo e todos, em Matosinhos, ao conseguir o 2 lugar no Campeonato da Europa de Sub 16,  dando-lhe o direito de pertencer ao grupo das 16 melhores equipas mundiais da categoria. Esta será a primeira vez que uma seleção portuguesa, contabilizando todos os escalões, marca presença numa fase final de um campeonato do mundo.

Os EUA são os claros favoritos à vitória Fonte: FIBA
Os EUA são os claros favoritos à vitória
Fonte: FIBA

Os Estados Unidos são os crónicos vencedores da prova que teve o seu início em 2010 (joga-se de dois em dois anos ). Com 3 medalhas de ouro e um saldo de 23 jogos sem perder, contam este ano com uma equipa em que apenas duas atletas têm experiência internacional: Aquira DeCosta (St. Mary’s H.S./Stockton, Calif.) e Sedona Prince (Liberty Hill H.S./Liberty Hill, Texas). São naturalmente candidatos a ganhar em Saragoça.

O apuramento das 16 seleções foi garantido, na época passada, no escalão de Sub 16, nas Competições continentais da FIBA: cinco lugares para a Europa, quatro para as Américas, três para a a Ásia, duas para África e uma para a Oceania.

O sorteio não foi muito favorável a Portugal: ficámos no grupo D e vamos ter de defrontar o Brasil (uma das seleções mais fortes da prova que em 2015 derrotou os Estados Unidos no escalão de Sub 16); a equipa da casa a Espanha, sempre candidata a uma medalha (Portugal ganhou-lhes em Matosinhos) e o Mali, teoricamente a mais acessível (mas que derrotou a Itália no mundial anterior).

Nos oitavos de final, as equipas do Grupo D vão cruzar-se com as do Grupo C (Estados Unidos, Itália, República Checa e Coreia) por ordem inversa à da classificação.

As atletas convocados para a importante competição já estão escolhidas: Ana Jesus (GDESSA), Ana Ramos (CD Póvoa), Beatriz Jordão (CRCQ Lombos), Catarina Lopes (SC Coimbrões), Cláudia Viana (CRCQ Lombos), Constança Gonçalves (Sport Algés e Dafundo), Eliana Cabral (GDESSA), Luana Serranho (GDESSA), Mariana Silva (CD Torres Novas), Maryam Chermiti (União Sportiva), Susana Carvalheira (SC Braga) e Tess Santos (SL Benfica).

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adana Demirspor afunda-se na Turquia e termina época com -54 pontos e 169 golos sofridos: eis o porquê

Clube turco acaba com um registo profundamente negativo que reflete uma época marcada por castigos e fragilidades competitivas.

Diogo Dalot após a vitória frente ao Liverpool: «Muito feliz pela qualificação para a Champions League»

Em declarações à sua assessoria de imprensa, Diogo Dalot refletiu sobre o triunfo do Manchester United diante do Liverpool.

Jaime Faria perde final do Challenger de Mauthausen após reviravolta

Jaime Faria saiu derrotado este domingo na final do Challenger de Mauthausen, na Áustria, depois de um duelo frente a Roman Safiullin.

Thun faz história e conquista o primeiro título na Suíça ao regressar à elite

O Thun sagrou-se campeão da Suíça pela primeira vez na sua história, num feito alcançado na época de regresso à primeira divisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Começo demolidor acaba em desilusão | Famalicão 2-2 Benfica

O fulgor inicial do Benfica foi diluído numa saída de cabeça baixa, com um resultado que não só sabe a pouco, como abre portas a uma luta acesa com o Sporting por um lugar na Champions League.

Gil Vicente empata a zeros contra o Rio Ave e não aproveita tropeço do Famalicão na luta pelo 5º lugar

Não houve golos no empate entre o Rio Ave e o Gil Vicente. Gilistas não conseguiram apanhar o Famalicão na tabela.

Consagração sem travão na Luz | Benfica 3-1 Sporting

O Benfica entrou em campo com o Hexacampeonato já garantido. Não haverá, no final da época, assim tantas exibições memoráveis em que uma equipa com o título no bolso decida não puxar o 'travão de mão'.