UD Oliveirense campeã no ano das surpresas

- Advertisement -

Não, este não é um artigo atrasado a avaliar o título da UD Oliveirense, mas sim algumas considerações sobre o mesmo e a temporada do Basquetebol português. Se no início da temporada alguém apostasse que a Oliveirense ia ser o campeão de Basquetebol Masculino poucos acreditariam que este alguém ganharia, mas a verdade é que a equipa de Oliveira de Azemeis é campeã, e permitam-me, com toda a justiça.

Numa final contra o FC Porto a Oliveirense não deu hipóteses aos dragões e venceu em três jogos, não dando qualquer hipótese à equipa azul e branca, que na ronda antes tinha eliminado o SL Benfica, que era o principal candidato ao título e que foi a principal desilusão da temporada ao nem chegar à final e ao perder a final da Taça de Portugal.

A verdade é esta, a Oliveirense foi a equipa mais forte da temporada, principalmente na segunda metade do ano, tendo ganho 22 dos seus últimos 23 jogos e esta derrota foi por culpa própria, uma vez que entraram nos últimos dez minutos a ganhar na Luz por 18 pontos. Os campeões nacionais jogaram um Basquetebol bonito, o melhor em Portugal no meu entender e mostraram que não só dos três grandes – dois no caso, visto o Sporting CP não ter equipa sénior – se vive em Portugal, pena que por vezes se esqueça disso.

A Oliveirense não deu hipóteses ao Porto na final
Fonte: FPB

Mas esta época fica marcada também pela conquista do Illiabum, o que torna esta época ainda mais histórica para o Basquetebol Nacional. Com duas equipas pouco habituadas ao sucesso, mas que venceram, e bem os respetivos troféus, dando uma lufada de ar fresco numa modalidade que nos últimos anos tem sido dominada pelo Benfica e com o Porto a aparecer por vezes.

O Porto foi a surpresa e ao mesmo tempo desilusão da temporada, confusos? Passo a explicar. Os dragões foram uma desilusão porque tiveram o plantel mais fraco que me lembro dos azuis e brancos, mas ao mesmo tempo uma surpresa, uma vez que mesmo com este plantel conseguiram chegar à final do campeonato derrotando o Benfica em casa destes. O trabalho de Moncho Lopez deu os frutos possíveis, mas mais importante do que isso é o trabalho do espanhol no Basquetebol azul e branco, uma vez que o Porto foi campeão nacional de juniores e cadetes, os dois escalões antes dos séniores.

Já o Benfica, tal como já disse, foi a principal desilusão da temporada. Uma equipa que investe como nenhuma outra em Portugal e que apresentou tão pouco, principalmente após a troca dos jogadores norte-americanos. Foi uma época para esquecer para os encarnados e espera-se uma resposta para a próxima temporada.

Foto de Capa: UD Oliveirense

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Groningen toma posição sobre alvo do Benfica: «Compreendo que Stije Rensik tenha ambições, mas não queremos perdê-lo neste mercado de inverno»

Frank van Mosselveld, diretor-geral do Groningen, abordou a possibilidade de Stije Resnik deixar o clube no mercado de inverno.

Entre a fé e a matemática, Águias jogam a sobrevivência na Europa | Benfica x Real Madrid

O Estádio da Luz prepara-se para receber um dos jogos mais importantes da época, o Benfica enfrenta o Real Madrid na oitava e última jornada da fase de liga da Champions League.

14 anos à espera de vingança | Athletic x Sporting

Pela primeira vez em 14 anos, o Sporting desloca-se ao Estádio San Mamés, em Bilbau, para defrontar o clube local, desta vez em jogo referente à oitava jornada da fase de liga da prova milionária.

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

PUB

Mais Artigos Populares

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

Surpresa do mercado? Lorenzo Insigne próximo de assinar com equipa da Serie B

Lorenzo Insigne pode protagonizar um grande regresso neste mercado de transferências. O jogador está a ser associado ao Pescara.