Irmãos Ball rumam ao Campeonato Lituano de Basquetebol

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA família Ball é já um símbolo mediático do basquetebol americano. Os irmãos Lonzo, LiAngelo e LaMelo foram apontados desde muito cedo como três das maiores promessas da modalidade, numa altura em que representavam juntos as cores da escola de Chino Hills, uma cidade no Sul do estado da Califórnia. Apesar de terem dado nas vistas pelas suas capacidades enquanto atletas, a sua visibilidade deve-se sobretudo ao pai e mentor, LaVar Ball, que sempre teve um discurso irreverente e provocador no que toca à valorização do basquetebol dos seus filhos e às suas opiniões críticas.

Numa altura em que o irmão mais velho, Lonzo, realiza o seu primeiro ano de jogador da NBA, enquanto rookie dos LA Lakers, muito se especulou que percurso tomariam os seus irmãos mais novos, LiAngelo e LaMelo.

LiAngelo iniciou o ano letivo como estudante da UCLA (University of California, Los Angeles), para jogar na equipa universitária dos Bruins, e seguir assim as pisadas de Lonzo. Num momento em que se perspetivava o estatuto de reserva de LiAngelo, este foi afastado da equipa por ter sido condenado por roubo numa viagem à China. O irmão do meio foi acusado de ter furtado um par de óculos de uma loja da conhecida marca Louis Vuitton, em Hangzhou, e foi assim suspenso por tempo indefinido da UCLA.

LaMelo, com apenas 16, foi, em Setembro, retirado da escola de Chino Hills, pelo seu pai, numa controvérsia que envolveu o diretor da escola, o novo treinador da equipa de basquetebol e, claro, LaVar Ball, que se comprometeu a educar e treinar o filho em casa.

LiAngelo (à esquerda) e LaMelo (à direita) quando representavam Chino Hills Fonte: NBA
LiAngelo (à esquerda) e LaMelo (à direita) quando representavam Chino Hills
Fonte: Big Baller Brand

A 7 de Dezembro deste ano, LaVar Ball anunciou que o seu filho LaMelo não iria seguir o caminho dos seus dois irmãos mais velhos e jogar pela UCLA, mas pelo contrário se juntaria ao irmão LiAngelo num contrato com um agente que possibilitaria a participação de ambos em campeonatos fora do território norte-americano.

Muito se especulou qual seria o destino das jovens promessas, até que no passado dia 11 de Dezembro, a Big Baller Brand, a marca representativa da família Ball, anunciou a contratação de LiAngelo e LaMelo pelo clube da Liga Lituana de Basquetebol (LKL), o Prienu Vytautas.

Desta forma, os jogadores assinaram um contrato profissional de um ano, e irão realizar juntos a sua primeira temporada de basquetebol sénior, na cidade de Prienai, numa altura em que o clube ocupa o penúltimo lugar da liga, mas que ainda aspira a um lugar nos playoffs da competição.

Esta mudança dos irmãos Ball tem sido muito falada pelos meios de comunicação e por figuras reconhecidas do basquetebol, entre as quais, Charles Barkley, lenda da NBA, que acusou LaVar Ball de “querer explorar os seus filhos” e de “representar tudo o que é negativo para o desporto”, visto que muito se questiona se esta decisão não prejudicará o desenvolvimento natural dos jovens enquanto atletas.

Por agora, resta aguardar pela adaptação de LiAngelo e de LaMelo a uma realidade completamente diferente da que estão habituados como é a LKL, e concluir se este passo poderá ter benefícios seguros para as carreiras dos irmãos Ball, ou pelo contrário, contrariar a expectativa de sucesso que o seu apelido representa.

Foto de Capa: Twitter Big Baller Brand

Gonçalo Dias Martins
Gonçalo Dias Martinshttp://www.bolanarede.pt
Interessado em todas as vertentes do desporto, desde o campeonato feminino de Curling da Islândia ao desenvolvimento do Wrestling amador no Burkina Faso. Portador de várias patologias cardíacas causadas pelos seus clubes de coração. É feliz com apenas uma caneta ou bola na mão.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: 4 lusos das águias podem estrear-se nas provas europeias esta quarta-feira

Quatro jogadores do Benfica podem estrear-se nas provas europeias com a camisola encarnada durante esta quarta-feira.

Championship vs. Premier League: qual a liga mais competitiva?

A Premier League é a melhor liga do mundo. Mas talvez tenha deixado de ser a mais competitiva. É um facto que tem os melhores treinadores, os plantéis mais caros, os estádios mais modernos e um poder financeiro que nenhum outro campeonato consegue acompanhar.

Pablo Rosário: «O FC Porto é o maior clube de Portugal»

Pablo Rosário concedeu uma entrevista, onde destacou a grandeza do FC Porto no panorama nacional e a exigência do clube.

Rui Costa antes do duelo com o AC Milan: «Excelente momento do Benfica? É bom sinal»

Rui Costa projetou a partida inaugural do Benfica na Europa League e falou sobre o atual momento da equipa encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Primeira Liga: Vasco Seabra eleito Treinador do Mês de agosto

Vasco Seabra foi eleito o Treinador do Mês de agosto da Liga Portugal, depois de um arranque com três vitórias em quatro jogos ao comando do Arouca.

Enzo Maresca e o golo polémico do Manchester City diante do Manchester United: «Há três anos, ninguém pediu desculpa»

Enzo Maresca foi questionado sobre o golo mal validado do Manchester City no triunfo frente ao Manchester United.

Al Taawon castigado com dois jogos à porta fechada após provocações a Rúben Neves

O Al Taawon foi castigado com dois jogos à porta fechada na sequência das provocações a Rúben Neves, no jogo frente ao Al Hilal.