Leões regressam ao basquetebol

- Advertisement -

Desde 1994/1995 que uma equipa sénior masculina do Sporting em basquetebol não entrava em campo, a espera pela repetição deste momento já não vai demorar muito pois a época 2019/2020 vai ficar marcada por este regresso.

Em 95 os sócios do Sporting preferiram o Andebol ao Basquetebol e com isto a modalidade deixou de existir no clube até 2012/2013 quando voltou com uma equipa sénior feminina (que entretanto já terminou) e escalões de formação. Desde então a pergunta que mais se ouve é quando é que regressa a equipa masculina, esperemos então que todo este interesse se revele em presenças nos pavilhões.

Apesar da ausência do Sporting durante 24 anos os leões continuam a ser a terceira equipa mais vezes campeã nacional (oito) sendo o último título já da longínqua época de 1981/1982. Na altura com uma equipa de luxo os leões contavam com o que é considerado o melhor jogador português de sempre, Carlos Lisboa.

A última equipa campeã nacional do Sporting
Fonte: Wiki Sporting

Neste regresso, ainda não se sabe muito de como será o Sporting. A aprovação foi feita ontem, numa reunião em Fátima, onde todos os clubes da Liga aprovaram o regresso do Sporting ao primeiro escalão, ainda que o SL Benfica tenha dito que o regresso deveria ser feito por baixo.

Concordo com a posição do Benfica. Como amante do desporto, e especialmente do Basquetebol, modalidade que joguei e fui treinador, consigo perceber todos os benefícios que vai trazer à modalidade em Portugal. Agora, no sentido desportivo é péssimo porque há de entrar o Sporting na próxima temporada e uma equipa da Proliga não o conseguir fazer?

O campeonato vai ser alargado a 14 equipas – mais duas que este ano – sendo que uma é o Sporting e ainda não ficou definido se a outra equipa será fruto de apenas descer uma equipa este ano, ou se vai subir mais uma equipa do escalão secundário.

A próxima época vai trazer então o regresso do Sporting, o que se se mantiver tudo como este ano teremos os três grandes e a Oliveirense a discutir o título, tal como no Hóquei em Patins. Veremos que equipa consegue o Sporting construir, visto os melhores portugueses já estarem todos nos grandes clubes.

Nota: Na foto de capa a última equipa leonina.

Foto de Capa: Wiki Sporting

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiquinho Soares passa o testemunho a Terem Moffi: «Que a camisola 29 possa abençoá-lo»

Tiquinho Soares refletiu sobre a sua memorável estreia frente ao Sporting e desejou boa sorte ao novo camisola 29 do FC Porto, Terem Moffi.

Oficial: Rui Vitória tem novo clube

O Al Wasl oficializou este domingo a contratação de Rui Vitória. Técnico português vai orientar na Liga dos Emirados Árabes Unidos.

Lionel Messi estreia-se a marcar em 2026 em particular contra o Barcelona… do Equador

Lionel Messi marcou o primeiro golo do ano civil. Inter Miami empatou em particular contra o Barcelona SC do Equador.

PSG prepara proposta de 100 milhões de euros para juntar mais um avançado ao plantel

O PSG quer fechar a contratação de Yan Diomande. Avançado do RB Leipzig tem custo de 100 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Luke Shaw e o sucesso de Michael Carrick: «Sabe bem o que significa o Manchester United»

Luke Shaw deixou fortes elogios à gestão de Michael Carrick, numa altura em que seguem com quatro vitórias em quatro jogos sob o comando do inglês.

Lenda da Premier League ataca Ruben Amorim: «É muito embaraçoso para ele»

A gestão de Kobbie Mainoo por Ruben Amorim foi alvo de críticas. Ian Wright considerou que o técnico foi «embaraçoso» neste dossier.

Imprensa espanhola rendida a Marc Bernal: «Nasceu uma estrela»

Com apenas 18 anos, Marc Bernal estreou-se a marcar pelo Barcelona durante a vitória por 3-0 do passado sábado, diante do Maiorca.