Jalen Green: Uma surpresa que não surpreende

- Advertisement -

A QUEDA DA NCAA E O IMPÉRIO MILIONÁRIO

Nos últimos tempos, o nome Jalen Romande Green tem estado nas bocas do mundo do basquetebol. Porquê? O jovem de 18 anos, em vez de seguir uma carreira na universidade, decidiu dar a cara pela nova vaga de jogadores da sua idade e assinou pela G-League. Este passo significa muito mais do que dinheiro e competitividade, é uma mudança de paradigma na modalidade.

Há muitos anos que a NCAA capta a atenção dos atletas que saem da escola secundária. A promessa dos alunos poderem garantir uma educação sem pagar um cêntimo e ainda terem a oportunidade de jogar o desporto que gostam era tentadora, e nem se equacionava uma alternativa.

Entretanto, com o passar dos anos, a nova mentalidade milionária e as restrições da liga universitária americana começaram a pesar em algumas decisões. Um estudante não pode receber qualquer tipo de pagamento durante a sua estadia na universidade, mas os responsáveis pela competição chegam a lucrar milhões com direitos de imagem das estrelas que têm nas suas fileiras.

Como era de esperar, várias competições internacionais abriram os braços aos jogadores que não queriam alimentar um negócio com cada vez mais pontos de interrogação. A NBL, na Austrália, é o exemplo mais famoso até à data, e oferece excelentes condições para o desenvolvimento dos jovens. Esta temporada, LaMelo Ball e RJ Hampton foram dois dos pioneiros desta nova porta para a NBA, que concluíram com nota bastante positiva.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Novo contrato de Marc Bernal com o Barcelona blindado com cláusula de 500 milhões de euros

O Barcelona quer segurar Marc Bernal com uma cláusula de rescisão de 500 milhões de euros. O seu novo contrato vai ter duração até 2031.

Real Madrid critica declarações do presidente da La Liga e Javier Tebas responde: «Não sou dono da competição. O presidente do Real Madrid também não»

O Real Madrid descreveu as declarações de Javier Tebas como algo «intolerável». Presidente da La Liga defendeu-se de forma contundente.

Claude Makélélé critica Real Madrid: «José Mourinho precisa de falar com os seus jogadores, a equipa é fraca»

Claude Makélélé não poupou nas críticas ao Real Madrid, após a derrota no dérbi, e apontou falhas na ligação entre jogadores e treinador.

Rui Costa no 20.º aniversário do Benfica Campus: «Tenho de começar por agradecer a Luís Filipe Vieira»

Rui Costa marcou presença no almoço do 20.º aniversário do Benfica Campus. Presidente encarnado deixou vários agradecimentos durante o discurso.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting revela o Relatório e Contas de 2025/2026: Leões apresentam lucro pelo 5.º ano consecutivo

O Sporting apresentou um lucro de 34,7 milhões de euros nas contas da temporada 2025/26. Crescimento de 74% face ao período homólogo.

Argentina mantém confiança em Lionel Scaloni e oferece contrato válido até 2030

Lionel Scaloni, campeão do mundo em 2022, vai estender a ligação com a seleção da Argentina até julho de 2030, segundo Fabrizio Romano.

Anatoliy Trubin deixa mensagem antes dos compromissos da Ucrânia: «Confia no trabalho»

Anatoliy Trubin deixou uma mensagem de confiança nas redes sociais, após rumar à seleção ucraniana.