Jalen Green: Uma surpresa que não surpreende

- Advertisement -

A QUEDA DA NCAA E O IMPÉRIO MILIONÁRIO

Nos últimos tempos, o nome Jalen Romande Green tem estado nas bocas do mundo do basquetebol. Porquê? O jovem de 18 anos, em vez de seguir uma carreira na universidade, decidiu dar a cara pela nova vaga de jogadores da sua idade e assinou pela G-League. Este passo significa muito mais do que dinheiro e competitividade, é uma mudança de paradigma na modalidade.

Há muitos anos que a NCAA capta a atenção dos atletas que saem da escola secundária. A promessa dos alunos poderem garantir uma educação sem pagar um cêntimo e ainda terem a oportunidade de jogar o desporto que gostam era tentadora, e nem se equacionava uma alternativa.

Entretanto, com o passar dos anos, a nova mentalidade milionária e as restrições da liga universitária americana começaram a pesar em algumas decisões. Um estudante não pode receber qualquer tipo de pagamento durante a sua estadia na universidade, mas os responsáveis pela competição chegam a lucrar milhões com direitos de imagem das estrelas que têm nas suas fileiras.

Como era de esperar, várias competições internacionais abriram os braços aos jogadores que não queriam alimentar um negócio com cada vez mais pontos de interrogação. A NBL, na Austrália, é o exemplo mais famoso até à data, e oferece excelentes condições para o desenvolvimento dos jovens. Esta temporada, LaMelo Ball e RJ Hampton foram dois dos pioneiros desta nova porta para a NBA, que concluíram com nota bastante positiva.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alessandro Circati e a chegada ao Benfica: «Se perderes, é desapontante. Se empatares, também é desapontante»

Alessandro Circati foi um dos últimos reforços do Benfica. O defesa central está ao serviço da seleção da Austrália.

Promessa lusa ainda sem minutos: deixou o Benfica para rumar a Espanha e não soma qualquer minuto em 2026/27

Mauro Furtado trocou recentemente o Benfica pelo Girona. O defesa central ainda não tem qualquer minuto de jogo disputado.

Sporting sem facilitismos: imprensa espanhola revela valor de venda de Luis Suárez no mercado de inverno

O Sporting sabe que Luis Suárez está a ser observado por alguns clubes, mas não quer perder o ponta de lança no mercado de inverno.

É notícia em Espanha: médio português não tem ‘cláusula do medo’

André Almeida pode enfrentar o Valência com a camisola do Racing Santander. O médio está cedido pela turma do Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: defesa conta com regresso inesperado

Georgios Vagiannidis está a caminho de Lisboa. O lateral direito do Sporting foi dispensado da seleção da Grécia.

FC Porto perto de anunciar Chris Smalling: eis o tempo de contrato do inglês

Chris Smalling está muito perto de ser reforço do FC Porto. O internacional inglês encontra-se livre no mercado.

Mercado fora de horas: FC Porto repete receita de 2025/26

O FC Porto deverá fechar em breve a contratação de Chris Smalling. O defesa encontra-se livre no mercado.