NBA: Conferência Este – Será que alguém vai parar os Cavs?

- Advertisement -

cab nba

A melhor equipa ganhou. A equipa mais regular ganhou. Os Golden State Warriors sagraram-se assim campeões da NBA na época que passou, e começam já esta terça-feira (quarta-feira de madrugada para nós) a defesa do seu título.

Tentarei muito brevemente fazer uma previsão do que esperar dos 30 clubes das duas conferências da liga principal de basquetebol americano, sendo que neste texto apresento a Conferência Este.

Conferência Este

Atlanta Hawks – Perspetiva: Playoffs

Os vencedores da fase regular da Conferência Este, com um fantástico recorde de 60-22, este ano deverão ter um trabalho mais complicado, com a perda do “faz tudo” DeMarre Carroll para Toronto, mas deverão repetir a sua presença nos playoffs de uma Conferência Este que continua a deixar muito a desejar em relação ao oeste. O regresso dos 4 all-stars Horford, Millsap, Teague e Korver vai ajudar a equipa a manter-se nos lugares cimeiros do este.

Jogador a observar: Dennis Schröder

Cleveland Cavaliers – Perspetiva: Playoffs

Os finalistas vencidos da última final não deverão ter qualquer problema em “passear” pela fase regular do este e com maior ou menor dificuldade, provavelmente menor, alcançar de novo a final da NBA. Lebron James continua a ser o treinador desta equipa, peço desculpa, David Blatt é o treinador; Lebron é a estrela, e, com o regresso dos lesionados Kyrie Irving e Kevin Love e uma rotação sólida que conta com Tristan Thompson, Mozgov, Shumpert, J.R. Smith e Dellavedova, pode ser este o ano em que Lebron traz finalmente o título “para casa”.

Jogador a observar: Kyrie Irving

Chicago Bulls – Perspetiva: Playoffs

Tom Thibodeau “saiu” do comando técnico da equipa para dar lugar ao ex-treinador de Iowa St. Fred Hoiberg; os Bulls devem assim abandonar a sua identidade defensiva dos últimos anos e focar-se num jogo mais fluido e ofensivo, menos desgastante para os jogadores e mais atractivo para as audiências. A ver vamos se conseguem manter a regularidade das últimas épocas. Jimmy Butler deu um salto enorme na época passada e deverá continuar a crescer este ano, afirmando-se como a grande figura dum plantel que conta com duas grandes incógnitas, Noah, que teve uma época para esquecer, e o azarado Derrick Rose, que tentará manter-se em campo, o que se tem revelado difícil. Os Bulls são candidatos à vitória do este na fase regular, mas não possuem qualidade suficiente para ultrapassar umas equipa como os Cavs nos playoffs. A equipa tem de decidir o que fazer com D-Rose – manter a aposta num jogador que tinha um potencial imenso mas viu a sua carreira travada por diversas lesões graves ou tentar trocar o jogador – mas será que mais alguém está disposto a apostar nele?

Jogador a observar: Derrick Rose

Os Bulls acreditam no 'renascimento' de Derrick Rose Fonte: Geoff Burke
Os Bulls acreditam no ‘renascimento’ de Derrick Rose
Fonte: Geoff Burke

Toronto Raptors – Perspetiva: Playoffs

Lowry, DeRozan, Carroll e Valanciunas serão o núcleo duro de uma equipa que deve voltar a marcar presença nos playoffs, mas nada mais que isso. Os Raptors “encantam” na fase regular mas desiludem nos playoffs e este ano não deverá ser diferente.

Jogador a observar: Jonas Valanciunas

Washington Wizards – Perspetiva: Playoffs

Os Wizards perderam o influente Paul Pierce para os Clippers mas deverão contar com uma maior contribuição de Otto Porter Jr., que tem surpreendido nesta pré-época, deixando boas indicações e finalmente demonstrando porque foi a escolha número 3 do Draft de 2013. É na electrizante dupla de John Wall e Bradley Beal que estão depositadas as esperanças desta equipa e continua a ser um prazer ver a evolução desses dois fantásticos jovens jogadores.

Jogador a observar: Otto Porter Jr.

Milwakee Bucks – Perspetiva: Playoffs

Uma das equipas com mais potencial de toda a NBA, contando com promessas como Jabari Parker, Michael Carter-Williams, Tyler Ennis, John Henson e Giannis Antetokounmpo, que segundo o treinador Jason Kidd pode jogar em todas as 5 posições. É de referir o regresso de Jabari, que esteve lesionado, e a adição de Greg Monroe, dos Pistons, numa equipa que deve voltar a repetir a sua presença nos playoffs mas não mais que isso.

Jogador a observar: Giannis Antetokounmpo

Boston Celtics

Os Celtics, que ainda se encontram em reconstrução, devem este ano falhar os playoffs depois de terem surpreendido tudo e todos ao participarem nos do ano passado. A equipa é jovem e muito bem treinada por Brad Stevens, contando com jogadores interessantes como Jae Crowder, Marcus Smart, Jared Sullinger, Isaiah Thomas, James Young e Avery Bradley, mas nenhum deles será uma estrela, e nem a adição do campeão David Lee deve manter a equipa no top 8 do este.

Jogador a observar – Isaiah Thomas

Brooklyn Nets

Joe Johnson é o segundo jogador com o salário mais elevado da liga, indo auferir 24,8 milhões de dólares; apenas Kobe Bryant, com 25, ganha mais. A equipa foi buscar Andrea Bargnani. A equipa não vai aos playoffs nem a lado nenhum num futuro próximo.

Jogador a observar: Thaddeus Young

Indiana Pacers – Perspetiva: Playoffs

Os Pacers perderam David West e Roy Hibbert mas adicionaram Monta Ellis, dos Mavs, e Myles Turner através do draft. A equipa é muito bem treinada por Frank Vogel, e com Larry Bird como GM e o regresso de Paul George a equipa pode surpreender e alcançar um dos últimos lugares de acesso aos playoffs neste este enfraquecido. Tudo depende de como volta o all-star Paul George da sua lesão.

Jogador a observar: Paul George

Miami Heat – Perspetiva: Playoffs

Pat Riley é o GM. Erik Spoelstra é o treinador. O 5 inicial deverá ser Dragic, Wade, Deng, Whiteside e Bosh. O banco conta com Winslow, Green, Birdman, Stoudemire e McRoberts. Os Heat deverão alcançar os playoffs sem qualquer tipo de problema e chegando lá podem mesmo surpreender, sendo a única equipa no este com “nomes” que podem fazer frente aos Cavs. No ano passado a equipa teve a infelicidade de Bosh ter um problema grave de saúde, o que levou a que Miami acabasse por falhar os playoffs, mas a evolução de Whiteside e a adição de Winslow só podem encorajar o conjunto de South Beach.

Jogador a observar: (os joelhos de) Dwyane Wade

Charlotte Hornets

A lesão do versátil Michael Kidd-Gilchrist (6 meses) prejudicou bastante as possibilidades de a equipa alcançar os playoffs. Nic Batum foi uma boa adição, juntando-se assim a Kemba Walker e Al Jefferson, mas será demasiado esperar que consigam carregar a equipa a um lugar nos oito melhores da conferência.

Jogador a observar: Nicolas Batum

Detroit Pistons

SVG continua a remodelação e a renovação dos Pistons, e o plantel conta com nomes interessantes como Drummund, Reggie Jackson, Jennings, Ilyasova e KCP; podem surpreender e alcançar os playoffs, mas a fraca rotação deve fazer com que fiquem apenas à porta.

Jogador a observar: Kentavious Caldwell-Pope

Orlando Magic

Uma das equipas mais interessantes da liga, contando nas suas fileiras com jovens jogadores como Victor Oladipo, Elfrid Payton, Aaron Gordon, Tobias Harris, Nikola Vucevic e Mario Hezonja. Podem não chegar aos playoffs já este ano, mas o futuro parece risonho para a equipa dos Magic, que tem tudo para daqui a 2/3 anos ser uma das favoritas a ganhar pelo menos o este, se os jogadores confirmarem o seu potencial. É de referir que Mario Hezonja quando jogava no Barcelona foi questionado por um jornalista sobre se iria ver Messi a jogar, ao que ele respondeu que Messi é que o devia vir ver. Isso. Tudo isso.

Jogador a observar: Aaron Gordon

Philadelphia 76ers

O “tanking” já lhes rendeu Nerleens Noel, Joel Embiid (de fora por lesão pelo segundo ano consecutivo) e Jahlil Okafor. Infelizmente devemos presenciar outro ano em que a equipa manda a toalha ao chão e vai atrás de outra pick elevada no draft. Equipa para esquecer e possivelmente a pior não só da divisão mas também da NBA. Já chega, mudem-nos para Seattle.

Jogador a observar: Jahlil Okafor

Carmelo Anthony vai ser uma das principais armas dos New York Knicks Fonte: @NBA
Carmelo Anthony vai ser uma das principais armas dos New York Knicks
Fonte: @NBA

New York Knicks

Kristaps Porzingis!!! O regresso de Sasha Vujacic (porque não?) à NBA, as adições de Aaron Afflalo, Robin Lopez e Derrick Williams; Jerian Grant também chegou no draft, e recomendo manter o base de Notre Dame debaixo de olho. Carmelo Anthony continua a ser um dos melhores jogadores da liga. Ofensivamente é imparável quando está nos seus dias. Phil Jackson é o GM e infelizmente Derek Fischer o treinador. Admito que acho os Knicks uma incógnita: não são bons mas também não são maus. Possuem jogadores com qualidade suficiente para surpreender e alcançar um lugar nos playoffs, com sorte, talvez, provavelmente não, mas nunca se sabe. Kristaps Porzingis!!!

Jogador a observar: Kristaps Porzingis

 

Previsões Finais:

Equipas que chegam aos playoffs:

Este – Atlanta, Cleveland, Chicago, Toronto, Washington, Milwaukee, Indiana e Miami.

Oeste – Golden State, Houston, Clippers, Memphis, San Antonio, New Orleans, Oklahoma e Utah.

 

Prémios Gerais:

MVP – James Harden (Rockets)

Defensive Player of the Year – DeAndre Jordan (Clippers)

Sixth Man of the Year – Isaiah Thomas (Celtics)

Most Improved Player – Reggie Jackson (Pistons)

Rookie of the Year – Emmanuel Mudiay (Nuggets)

Coach of the Year – Billy Donovan (Thunder)

Executive of the Year – Pat Riley (Heat)

All-NBA Team – Curry (Warriors), Harden (Rockets), Durant (Thunder), James (Cavs) e Davis (Pelicans)

Foto de Capa: @NBA

João Folgado
João Folgadohttp://www.bolanarede.pt
O João defende que o Porto devia acabar e o Sporting nunca devia ter existido. Carrega, Benfica! Fora de brincadeiras, para além desta paixão cega pelo clube da Luz, venera Mourinho, despreza Villas-Boas e é fã dos Boston Celtics e dos New England Patriots.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo internacional irlandês refere que Ruben Amorim estava interessado num dos avançados da moda da Premier League

Clinton Morrison, nome histórico do Crystal Palace, afirmou que Ruben Amorim tinha interesse em Jean-Philippe Mateta e que chegou mesmo a encorajar o Manchester United a intensificar esforços pela sua contratação neste mercado.

Paulo Dybala novamente apontado ao Benfica pela imprensa italiana

O nome de Paulo Dybala está a ser apontado ao Benfica. O avançado internacional argentino está também na mira do AS Mónaco e do Como.

Imprensa espanhola garante que Liverpool já contactou Xabi Alonso e que a resposta do técnico foi positiva

A imprensa espanhola está a avançar que o Liverpool já contactou Xabi Alonso. O antigo treinador do Real Madrid está a ser apontado ao cargo de Arne Slot.

Tottenham quer Andy Robertson mas o treinador não fala de rumores: «À exceção de Ronaldo e Messi…»

Thomas Frank não confirmou o interesse do Tottenham em Andy Robertson. O técnico respondeu com humor na conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruma e Manu Silva fora dos convocados de José Mourinho para a receção ao Estrela da Amadora

José Mourinho deixou Bruma e Manu Silva de fora dos convocados para o jogo do Benfica frente ao Estrela da Amadora.

Neemias Queta começou no banco e Boston Celtics perdem frente aos Chicago Bulls

Os Boston Celtics voltaram a perder na NBA, após dois triunfos consecutivos. A equipa de Neemias Queta foi derrotada pelos Chicago Bulls.

Rúben Semedo foi acusado de violência por parte de uma mulher e já reagiu nas redes sociais: «As máscaras vão cair»

Rúben Semedo foi acusado de violência por parte de uma mulher. O defesa-central português do AVS SAD já reagiu nas redes sociais.