Portugal – e a Europa – deve aprender com os EUA

- Advertisement -

O Desporto deve ser uma festa dentro e fora do campo e em mais nenhum lugar do mundo se leva isto tão à letra como nos Estados Unidos da América.

O Super Bowl é o expoente máximo disto, onde o jogo até quase que fica em segundo plano, algo com o qual não concordo.

Não sou o melhor conhecedor de Futebol Americano, muito longe disso e, como tal, vou falar mais sobre a NBA, que conheço melhor.

As pessoas vão aos jogos para ver as estrelas, mas também por tudo o que acontece nos tempos mortos, que são tudo menos mortos.

Acontece um pouco de tudo num desconto de tempo ou no intervalo. Temos as famosas cheerleaders, mas também concursos, ofertas, as famosas câmaras de beijos, danças ou outros. Tudo acontece para tornar as pessoas parte do evento e para que estas queiram voltar.

https://www.youtube.com/watch?v=MwgCx1JrK3M

‘Dance Cam’ num jogo dos Detroit Pistons, equipa da NBA

No caso português, pouco ou nada acontece. Num desconto de tempo, mete-se música e fica feito. No intervalo, por vezes, o speaker diz outros resultados do clube e pronto. Nos pavilhões mais pequenos, também por falta de condições para isso, muitas vezes nada acontece. Isto falando das modalidades ditas amadoras.

O Marketing desportivo é uma área que cada vez me interessa mais e que tenho estudado mais. E, como consumidor de desporto, também sei o que o adepto quer.

Chegar a um estádio/pavilhão, sentar, ver o jogo e sair será cada vez mais um desuso. Existe muita coisa a acontecer cá fora para as pessoas gastarem o seu tempo desta forma.

Mas se as pessoas souberem que podem voltar para casa com uma t-shirt oferecida – sejamos sinceros, por algo grátis fazemos quase tudo -, que podem participar no espetáculo, ainda que com coisas pequenas, é um incentivo extra para se deslocarem ao recinto desportivo.

Nos Estados Unidos já perceberam isso. Por cá, focando-me em Portugal, ainda estamos muito atrasados. Urge mudar, ou as assistências desportivas podem ficar para trás.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: NBA

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mercado: Ruben Amorim impediu chegada de jogador ao Benfica

O Benfica tentou a contratação de Pervis Estupiñán, mas Ruben Amorim impediu a saída do lateral esquerdo do AC Milan.

Sporting: jovem promessa procura afirmar-se na Champions League

Flávio Gonçalves está a afirmar-se no onze inicial do Sporting esta época e deve ser titular contra o Galatasaray, para a Champions League.

João Palhinha está livre para disputar o Moreirense x Benfica: eis o motivo

João Palhinha está livre para disputar o Moreirense x Benfica, encontro relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

Surpresa: Renato Sanches foi abordado por tubarão europeu nos últimos dias

Renato Sanches recebeu uma abordagem do Chelsea, mas os londrinos acabaram por não avançar para a sua contratação.

PUB

Mais Artigos Populares

Lenda do Manchester United afirma: «Carrick está a cometer o mesmo erro que Ten Hag e Ruben Amorim»

Gary Neville deixou críticas a Michael Carrick, após o empate do Manchester United frente ao Everton, lembrando Erik Ten Hag e Ruben Amorim.

Atenção, Benfica: Moreirense não conta com duas peças importantes para o jogo em atraso da 3.ª jornada

Guilherme Liberato e João Veloso são baixas de peso para o Moreirense. Equipa de Vasco Botelho da Costa recebe o Benfica na próxima quarta-feira.

Marisa Gomes e Marta Gago reagem à derrota de Portugal frente à Coreia do Norte: «Não foi a estreia que queríamos»

A selecionadora Marisa Gomes e a médio Marta Gago analisaram o desaire de Portugal na abertura do Mundial Feminino Sub-20, frente à Coreia do Norte.