Xenofobia norte americana

- Advertisement -

A NBA é um meio ainda algo racista/xenófobo em relação ao jogador branco – cada vez menos – e ao jogador não norte-americano. Luka Doncic está a ser vítima deste problema no seu ano de estreia na competição.

Doncic “sofreu na pele” logo no Draft, ao ser “apenas” o terceiro escolhido, quando está a ser de longe o melhor rookie da temporada, o que já era esperado.

O jogador esloveno, vindo do Real Madrid, tem brilhado e sido o melhor jogador da sua equipa, os Dallas Mavericks, mas o próprio treinador da equipa, ainda que não assumido, também já limitou o jogo do seu jogador por algumas vezes.

Pode falar-se em fazer descansar o jogador, mas deixar o jogador no banco todo o quarto tempo quando estava a apenas três pontos de ser o jogador mais novo a conseguir um triplo-duplo não foi nada mais do que não permitir que o recorde deixasse de ser de um norte americano para passar a ser de um europeu.

Agora, nas votações para o jogo All Star, Doncic foi o segundo jogador mais votado pelo público, mas acabou por ficar de fora do jogo devido aos restantes jogadores da NBA e à imprensa convidada a escolher os jogadores.

Entretanto, Doncic já se tornou no primeiro rookie a conseguir três triplos-duplos, o jovem – até 20 anos – que conseguiu o triplo-duplo com mais pontos – 35 – e foi o primeiro rookie, e o único até agora, a conseguir marcar 1000 pontos esta temporada, tendo uma média de 20.6 pontos por jogo, a que se juntam 7.1 ressaltos por jogo e 5.5 assistências.

Glossário:

Rookie – jogador estreante;

Triplo-duplo – alcançar dez, ou mais, em três estatísticas diferentes. Geralmente são pontos, ressaltos e assistências.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Dallas Mavericks

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes prováveis do Braga x Sporting para a Primeira Liga

O Braga recebe esta tarde o Sporting para a jornada 25 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da partida.

5 jogadores que podem decidir o SC Braga x Sporting

O duelo entre o SC Braga e o Sporting CP promete intensidade máxima, qualidade técnica e um choque de estilos bem definidos.

Benfica: Já é conhecida a cláusula de rescisão de João Rego

João Rego fica com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. Jovem do Benfica renovou contrato até junho de 2030.

Importante batalha no Minho | SC Braga x Sporting

Com o Sporting em perseguição ao líder isolado FC Porto, a vontade que se vive entre os pupilos de Rui Borges é de triunfar

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Dias revela que 2 jogadores não treinaram a semana toda e diz ainda: «Foram extraordinários»

Nuno Dias falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Técnico do Sporting revelou que dois jogadores não treinaram a semana toda.

Nuno Dias após Sporting x Benfica: «Não acredito que haja nenhum clube que faça uma atmosfera deste género e mais uma vez o João...

Nuno Dias falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Técnico do Sporting destacou o ambiente vivido na partida.

Nuno Dias aborda possíveis adversários do Sporting na final four e diz: «Até lá temos de festejar o que fizemos, que foi extraordinário»

Nuno Dias falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Técnico do Sporting abordou possíveis adversários na final four.