Xenofobia norte americana

- Advertisement -

A NBA é um meio ainda algo racista/xenófobo em relação ao jogador branco – cada vez menos – e ao jogador não norte-americano. Luka Doncic está a ser vítima deste problema no seu ano de estreia na competição.

Doncic “sofreu na pele” logo no Draft, ao ser “apenas” o terceiro escolhido, quando está a ser de longe o melhor rookie da temporada, o que já era esperado.

O jogador esloveno, vindo do Real Madrid, tem brilhado e sido o melhor jogador da sua equipa, os Dallas Mavericks, mas o próprio treinador da equipa, ainda que não assumido, também já limitou o jogo do seu jogador por algumas vezes.

Pode falar-se em fazer descansar o jogador, mas deixar o jogador no banco todo o quarto tempo quando estava a apenas três pontos de ser o jogador mais novo a conseguir um triplo-duplo não foi nada mais do que não permitir que o recorde deixasse de ser de um norte americano para passar a ser de um europeu.

Agora, nas votações para o jogo All Star, Doncic foi o segundo jogador mais votado pelo público, mas acabou por ficar de fora do jogo devido aos restantes jogadores da NBA e à imprensa convidada a escolher os jogadores.

Entretanto, Doncic já se tornou no primeiro rookie a conseguir três triplos-duplos, o jovem – até 20 anos – que conseguiu o triplo-duplo com mais pontos – 35 – e foi o primeiro rookie, e o único até agora, a conseguir marcar 1000 pontos esta temporada, tendo uma média de 20.6 pontos por jogo, a que se juntam 7.1 ressaltos por jogo e 5.5 assistências.

Glossário:

Rookie – jogador estreante;

Triplo-duplo – alcançar dez, ou mais, em três estatísticas diferentes. Geralmente são pontos, ressaltos e assistências.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Dallas Mavericks

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jérémie Boga reforça Juventus por empréstimo do Nice

A Juventus confirmou a chegada de Jérémie Boga. Junta-se agora à equipa de Turim por empréstimo do Nice até ao final da temporada, num acordo que inclui opção de compra.

Bruno Langa ruma ao Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora anunciou a contratação de Bruno Langa, lateral-esquerdo de 28 anos, que reforça o plantel principal até ao final da temporada.

Gustavo Sá deixa Famalicão e vai ser treinado por Sérgio Conceição

O Al Ittihad garantiu a contratação de Gustavo Sá junto do Famalicão. Médio de 21 anos será treinado por Sérgio Conceição.

Já é conhecido o número de Seko Fofana no FC Porto e será em homenagem a Yaya Touré

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos vai utilizar o número 42.

PUB

Mais Artigos Populares

As primeiras palavras de Seko Fofana no FC Porto: «Sou um jogador que dá sempre o máximo, gosto de me cansar»

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos já fala enquanto jogador dos dragões.

FC Porto oficializa chegada de Seko Fofana: eis os detalhes

O FC Porto oficializou a contratação de Seko Fofana. Médio chega por empréstimo do Rennes sem opção de compra.

Ennio Van der Gouw é reforço do Rio Ave

Rio Ave reforça a baliza com a chegada de Ennio Van der Gouw. Cedido pelo Zulte Waregem até ao final da época presente.