Objectivo bem definido

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA Espanha, ao derrotar, na Final, a Eslovénia por 73-63, conquistou, mais uma vez, o Campeonato da Europa Sub-20 Femininos em Basquetebol. Em sete edições os nossos vizinhos ganharam seis, o que atesta a qualidade do trabalho e as apostas do desporto espanhol.

Portugal perdeu no derradeiro encontro com a Suécia (48-52 ), ficou no 12º lugar  e conseguiu assim a manutenção na Divisão (Grupo A). No ano anterior tínhamos sido 10º.

Ao longo do campeonato Portugal foi sempre competitivo. Em sete jogos ganhou  três, dois deles contra a Bósnia e Lituânia que desceram de divisão e ainda teve direito a dois prolongamentos (Letónia e Bósnia).

No ataque, mesmo não lançando bem (35% lançamentos campo), Portugal perdeu poucas bolas (12,7 por jogo, o melhor registo da prova) e foi sempre competitivo.

Carolina Gonçalves foi um dos grandes destaques lusos fotos FIBA
Carolina Gonçalves foi um dos grandes destaques lusos
fotos FIBA

Com Kosturkova, Chelsea e Jordão ausentes as dificuldades na luta dos ressaltos, pese a aplicação de Isabel Costa (6,7 (ressaltos média total), foram visíveis. Não se estranha pois que tenhamos sido a equipa que menos ressaltos conquistou na prova (média 35).

Na defesa, fomos quase sempre aplicados e organizados, recorrendo frequentemente a defesa à zona e às pressões em campo inteiro, o que já é marca nas equipas femininas.

A selecção nacional fez, como era espectável, uma rotação curta, recorrendo a apenas 7/8 jogadoras. Sinal de alguma fragilidade e que teve naturalmente reflexos na condição física e na quebra registada nos encontros finais. A intensidade é grande nestas competições o que pede um banco mais participativo.

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os 6 destaques da vitória do Benfica sobre o Estoril Praia

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-1 na Luz. Fica com os seis destaques do triunfo encarnado na 4.ª jornada da prova.

Eis os 5 destaques do Braga x Vitória SC

O Braga derrotou o Vitória SC por 1-0 no escaldante dérbi do Minho por 1-0, na 4ª jornada da Primeira Liga. Fica com os x destaques da partida

Diego Rodrigues decide o derbi do Minho e Braga vence pela primeira vez na época frente ao Vitória SC

O Braga saiu vitorioso do primeiro dérbi do Minho, batendo o Vitória SC por 1-0, num encontro relativo à quarta jornada da Primeira Liga.

Da avalanche ao receio final: Benfica domina, termina jogo com calafrios e vence Estoril Praia na Primeira Liga

O Benfica venceu o Estoril Praia na Luz. Jogo foi jogado com o vento encarnado, mas terminou com alguma aflição.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal vence na casa do Aston Villa e continua onda vitoriosa na Premier League

O Arsenal venceu o Aston Villa por 1-0 para a segunda jornada da Premier League. Bukayo Saka marcou o único golo.

Manchester City fecha avançado que já atua na Premier League por mais de 75 milhões de euros

Iliman Ndiaye vai deixar o Everton e reforçar o Manchester City. Transferência ronda os 75,8 milhões de euros pelo avançado senegalês.

Rodrigo Mora após 1.º golo pela AS Roma: «Para mim hoje é um dia importante, estou contente e vou continuar assim»

Rodrigo Mora estreou-se a marcar pela AS Roma. Jovem português de 19 anos prestou declarações após o encontro.