Sabrina Ionescu: O futuro é agora

- Advertisement -

“E com a escolha número um do Draft da WNBA 2020, as New York Liberty escolhem Sabrina Ionescu…”

Foi desta forma que Cathy Engelbert, Comissária da WNBA, deu início ao Draft deste ano, abrindo uma nova página na história do Basquetebol feminino em Nova Iorque e, acredito, na própria liga.

Filha de pais romenos, mas nascida na Califórnia, Sabrina Ionescu é a filha do meio (tem um irmão gémeo que nasceu 18 minutos depois) de um casal que partiu para os Estados Unidos em busca do sonho americano. E poucas coisas são mais americanas do que o Basquetebol.

Um “animal de competição” desde cedo, produto das batalhas em campo com o seu irmão gémeo Eddy, os irmãos Ionescu cresceram com o drible da bola a pautar as suas ações. Como a própria relembrou numa entrevista ao canal norte-americano ESPN:

“Ficávamos no parque durante horas enquanto os nossos pais estavam a trabalhar. Se estivéssemos mesmo dentro do jogo havia sangue, alguém acabava a chorar, havia lutas, era muito intenso.”

Essa dificuldade e intensidade moldaram-na, deram-lhe uma determinação e resiliência que ficam claras em vários momentos da sua vida. Quando, no sexto ano, foi impedida de jogar com a equipa dos rapazes e lhe foi dito que deveria ir brincar com bonecas, esta respondeu, convencendo o número necessário de raparigas, que a sua escola deveria criar uma equipa feminina.

Sabrina sempre foi diferente e com a bola nas mãos essa diferença era ainda mais evidente. A sua qualidade não lhe permitia ser outra coisa que não brilhante e a sua vontade de melhorar levava-a a trabalhar na sua “arte” incansavelmente.

Apesar da facilidade em colocar a bola no cesto, a base nunca se destacou pela sua capacidade física – com 1.8m é uma jogadora relativamente baixa quando comparada com outras do seu ano. Por isso, Ionescu tentou tornar o seu jogo o mais completo possível, uma característica que pode ser comprovada olhando para as médias com que terminou o seu último no secundário: 25 pontos, 8.8 assistências, 7.6 ressaltos, 4.5 roubos de bola (!) e 1.3 blocos por jogo.

A sua versatilidade levou a que ganhasse inúmeros prémios individuais – Melhor jogadora do Ano para a USA Today, Max Preps e Gatorade, All-American e MVP do jogo All-American, entre outros – e que fosse para a faculdade com grande parte dos recordes da sua secundária. Tudo isto chamou a atenção da Universidade de Oregon.

Apesar do estatuto que Oregon possui – mais no Futebol Americano – nunca uma jogadora tão bem classificada nos rankings escolhera aquela universidade. Como o seu irmão coloca, Sabrina queria desbravar o seu caminho e diferenciar-se de todas as outras. E assim o fez.

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nico Gaitán volta a jogar pelo Benfica e deixa mensagem aos adeptos: «Obrigado a todos os benfiquistas»

Após alinhar no empate (1-1) frente às lendas do Dortmund, Nico Gaitán recorreu às redes sociais para descrever o regresso ao Benfica como um momento mágico.

Trubin, Sudakov e companhia assaltados em Espanha antes do adeus ao Mundial 2026

A comitiva da Ucrânia, que integra os benfiquistas Anatoliy Trubin e Heorhiy Sudakov, foi assaltada no seu hotel em Benidorm, Espanha, onde preparava o jogo decisivo de qualificação para o Campeonato do Mundo.

Insólito: Jovem do FC Porto multado por alegados festejos no relvado num jogo em que não esteve presente

O Conselho de Disciplina da FPF aplicou uma multa de 306 euros a André Miranda por alegados festejos no relvado do SC Braga, num jogo para o qual o jovem extremo do FC Porto nem sequer tinha viajado devido a lesão.

Ríchard Ríos e a derrota da Colômbia: «O resultado aconteceu mais por erros nossos do que deles»

Richard Ríos comentou a derrota da Seleção da Colômbia diante da Croácia por 2-1. Médio do Benfica foi titular no encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Banjaqui reage à estreia pela Seleção Nacional Sub-21 e ainda diz: «Os meus colegas deixaram-me muito à vontade»

Daniel Banjaqui estreou-se esta sexta-feira pela Seleção Nacional Sub-21. Portugal goleou o Azerbaijão por quatro bolas a zero.

Bruno Baltazar está de regresso ao Radomiak Radom e assina por uma temporada

Bruno Baltazar está de regresso ao Radomiak Radom. O treinador português estava sem clube e volta ao clube que já tinha dirigido na época 2023/24.

João Simões estreia-se a marcar pela Seleção Nacional Sub-21 com belo golo: «Fico muito feliz»

João Simões deu a sua opinião sobre a goleada de Portugal Sub-21. Jovem médio do Sporting reagiu ainda ao seu golo.