Ciclismo | Os «Wonderkids» a manter debaixo de olho em 2021

3.

- Advertisement -

Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep) A reencarnação de Eddy Merckx – o campeão dos campeões – continua a sua jornada em direção ao Olimpo. O “canibal” em questão, este ainda com apenas 20 anos, ganhou uma fama imensa e suscitou comparações com o melhor ciclista do século XX pela sua enorme capacidade em praticamente todas as corridas em que participou desde que deixou o futebol de formação do Anderlecht e começou a pedalar em Schepdaal, Flandres.

O resto… tem sido História. Dos escalões de formação até à primeira divisão da UCI, o belga não tem sentido a pressão, conquistando classificações gerais e etapas com relativa facilidade. Onde quer que haja um pedaço de asfalto e Remco Evenepoel, o Plot Twist gira sempre em torno do mesmo, mas será que o miúdo predestinado vai confirmar tudo o que se diz sobre ele?

2021 será uma bela introdução a essa questão, sobretudo depois do contratempo acidental em território transalpino. Recorde-se que uma queda muito grave no Giro di Lombardia acabou por o forçar a terminar a temporada antecipadamente, mas, antes disso, o prodígio da Deceuninck-QuickStep limpou a concorrência em vários países, inclusive em solo português, com a conquista da Volta ao Algarve e mais duas etapas. O ano que se segue torna-se essencial para ver se Remco consegue escalar mais um degrau e elevar a sua veia vitoriosa para cenários ainda mais importantes, como conceituadas provas de uma semana ou até mesmo numa grande volta.

O que é certo é que este é um caso atípico em vários sentidos. Faz muito tempo que ninguém atingia este patamar com apenas duas décadas de vida. Faz muito tempo que não se descortinava um ciclista de dimensão tão equilibrada, capaz do melhor em alta e média montanha, capaz de fazer diferenças enormes no esforço individual e suficientemente audaz para se lançar ao ataque, seja de onde for e seja nas mais variadas circunstâncias. A garra, aliada ao talento, deixam água na boca, contudo, na elite desportiva, não há nada garantido. Se Remco Evenepoel está sujeito a ser tão bom como muitos pregam, o nascimento da lenda poderá muito bem acontecer num futuro muito próximo.

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.

Arsenal e Liverpool empatam em jogo que rende dinheiro ao Sporting

O Arsenal e o Liverpool não foram além de um empate a zero durante esta quinta-feira, em jogo da 21.ª jornada da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Marquinhos perto do topo: palmarés do brasileiro continua a aumentar

Marquinhos é um dos jogadores com mais títulos na história do futebol. O defesa central representa o PSG.

Héctor Herrera já representou o FC Porto e está de volta a clube que bem conhece

Héctor Herrera está muito perto de ser transferido para o Houston Dynamo, depois de ter terminado contrato com o Toluca.

Kenneth Taylor é oficialmente jogador da Lazio

A Lazio oficializou, esta quinta-feira, a contratação do antigo alvo do FC Porto, Kenneth Taylor. O médio deixa o Ajax a troco de 17 milhões de euros.