Emakumeen Bira: Borghini volta a rugir

Depois de um 2018 complicado, Elisa Longo Borghini voltou a rugir com um importante triunfo numa das mais históricas provas por etapas do circuito feminino, a Emakumeen Bira. A leoa italiana teve uma prestação impecável e foi capaz de surpreender Amanda Spratt, impedindo que a australiana revalidasse o título.

A primeira jornada foi a mais calma das quatro, num dia mais plano que serviu para Jolien d’Hoore finalmente se estrear a vencer esta época, dando bom seguimento à recuperação de uma lesão que lhe prejudicou a parte inicial da época.

Ao segundo dia, começaram a mexer as favoritas. A etapa não era extremamente dura, mas os últimos quilómetros a subir serviram para Amanda Spratt se lançar para a vitória na tirada e para a liderança, colocando-se em boa posição para revalidar o título de 2018.

Seguiu-se uma etapa com duas subidas bem duras no seu último terço e que seria decisiva. Desta feita, foi a Trek-Segafredo que esteve um nível acima das adversárias. Taylor Wiles triunfou isolada e Longo Borghini consumaria a dobradinha da equipa americana, levando a melhor por poucos segundos face às principais opositoras para as contas finais e aproximando-se de Spratt.

Um último dia muito acidentado foi prolífico em ataques com a Mitchelton-Scott a tentar controlar a corrida para a sua líder australiana. Só que, nos instantes finais, Elisa Longo Borghini conseguiu escapar-se para vencer a etapa por magra margem, mas suficiente para a catapultar para o primeiro lugar e conquistar um importante triunfo, tanto para si como para a equipa.

Depois da demonstração de força de Van der Breggen na Califórnia, este resultado de Longo Borghini abre perspetivas de que as melhores do mundo estão a ficar na melhor forma para o Giro Rosa. Annemiek van Vleuten, sexta na Emakumeen, continua a ser a principal favorita, mas tudo aponta que não terá a vida tão facilitada como no ano passado.

Foto de Capa: Trek-Segafredo

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Nascimento prestes a deixar o Vizela: a caminho da Grécia por 4 milhões de euros

Diogo Nascimento está perto da saída do Vizela. O médio português de 22 anos está em vias de reforçar o Olympiacos.

Já está em Lisboa o mais recente reforço do Benfica

O Benfica está prestes a oficializar a contratação de Rafael Obrador. O lateral-esquerdo espanhol foi contratado ao Real Madrid e já está em Lisboa.

Xabi Alonso explica ausência de Rodrygo e lamenta derrota do Real Madrid com o PSG: «Óbvio que dói»

Xabi Alonso lamentou a derrota do Real Madrid frente ao PSG nas meias-finais do Mundial de Clubes. O técnico falou também da ausência de Rodrygo.

Luis Enrique enaltece vitória do PSG com Real Madrid e destaca estrela da equipa: «Merece ganhar tudo»

Luis Enrique fez a análise à goleada imposta pelo PSG ao Real Madrid nas meias-finais do Mundial de Clubes. O técnico espanhol elogiou Ousmane Dembélé.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o ranking UEFA atualizado depois desta quarta-feira

O Ranking UEFA sofreu algumas alterações durante esta quarta-feira, devido aos jogos das pré-eliminatórias da Champions League.

Fenerbahçe também quer Kerem Akturkoglu e já fez uma oferta ao jogador

O Fenerbahçe está interessado em garantir a contratação de Kerem Akturkoglu, jogador que pertence aos quadros do Benfica.

França vence País de Gales no Euro 2025 Feminino

A França venceu o País de Gales por quatro bolas a uma, num encontro válido pela fase de grupos do Euro 2025 Feminino.