📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Froome no Tour: Justiça por vias travessas

- Advertisement -

Quando comecei a escrever este artigo, era suposto que fosse sobre se Froome deveria ou não ir ao Tour, dado que estava pendente contra ela um processo devido a um Resultado Analítico Adverso na última Vuelta. No entanto, a UCI anunciou esta manhã o arquivamento do caso, portanto, essa questão deixa de se colocar.

Ainda assim, considero positivo que se olhe para o caso dessa perspetiva e se comece por considerar se Froome deveria ou não correr o Tour caso ainda estivesse sob investigação. Os argumentos de quem era contra a sua participação baseiam-se em duas linhas de pensamento: tal era negativo para a imagem do desporto e os seus resultados estariam sujeitos a serem-lhe retirados.

Ora, eu próprio defendi numa fase inicial que o britânico não devia correr, por uma questão de ética, já que a confirmar-se a suspensão era injusto para os seus colegas de profissão. Além do mais, a imagem do ciclismo já está demasiado desgastada para levar com outra situação de ver resultados retirados a um grande ciclista. Imagine-se o que seria se Froome ganhasse o Tour e, no final, fosse suspenso e lhe retirassem a vitória.

No entanto, essa minha posição inicial muda de figura quando o caso se arraste sem qualquer decisão. Na verdade, foram nove meses até termos um veredito e não é justo pedir a um ciclista, que para todos os efeitos pode estar inocente, que perca uma época praticamente toda porque o sistema burocrático que o julga não trabalha de forma rápida o suficiente.

Froome ao ataque na etapa que causou a polémica

Convém também aqui acrescentar que, estando perante uma situação de um Resultado Analítico Adverso de uma substância especificada, Froome está protegido pelas regras anti-dopagem, que não suspendem provisoriamente, o que aconteceria se tivesse sido um controlo positivo de substância proibida.

Neste ponto em concreto, considero, então, que Froome teria o direito a correr, porque o direito a pedir-lhe que não o fizesse caduca quando se é incapaz de o julgar em tempo útil.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas confirma que o técnico Sergen Yalçın foi submetido a uma intervenção cirúrgica

O treinador do Besiktas, Sergen Yalçın, foi submetido a um intervenção cirúrgica. O técnico está estável e a operação correu sem percalços.

Treinador da Nigéria acusa jogador do Congo de bruxaria após eliminação nos penáltis: «Foi por isso que eu estava um pouco nervoso com ele»

O jogo entre a Nigéria e o Congo está a dar que falar em África. Éric Chelle, selecionador do conjunto nigeriano, acusou elementos da equipa adversária de terem feito bruxaria durante os penáltis.

Médio brasileiro do Alverca sondado por clubes do Japão e da China

Lincoln está a ser sondado por clubes da China e do Japão. O médio brasileiro chegou ao Alverca no início desta temporada.

Médio do Atlético Madrid assume: «Não estou satisfeito»

Conor Gallagher assumiu que não está satisfeito no Atlético Madrid. O médio inglês de 25 anos garantiu, ainda assim, que não quer sair do clube da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Associado ao Real Madrid, defesa do Liverpool revela: «Tenho visto muitas coisas na imprensa recentemente e não sei de onde isso está a vir»

Ibrahima Konaté abordou a situação do seu contrato com o Liverpool, que termina no final da temporada. O defesa francês tem sido associado ao Real Madrid.

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa entra a ganhar na Taça da Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Shabab Al Ahli venceu o jogo da primeira-mão dos quartos de final da Taça da Liga dos Emirados Árabes Unidos frente ao Al Nasr. A equipa de Paulo Sousa triunfou por 2-1.

Barcelona quer reforçar lado esquerdo da defesa e tem Álex Grimaldo e 2 internacionais por Portugal na lista

O Barcelona está interessado em contratar um lateral-esquerdo de qualidade para assumir a titularidade na equipa. João Cancelo, Nuno Mendes e Álex Grimaldo estão na lista.