Giro d’Itália 2016: O Tubarão voltará a atacar?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Desde hoje e até 29 de Maio, a Volta à Itália irá estar na estrada. A 99.ª edição será um pouco diferente das dos últimos tempos, pelo menos em termos de percurso. Em termos de candidatos, são três os principais: Vincenzo Nibali, Alejandro Valverde e Mikel Landa. O italiano procura o seu segundo troféu, enquanto que os espanhóis quererão que o título não fique “em casa”.

Depois de vários anos como uma corrida verdadeiramente montanhosa e difícil para quem não fosse um puro trepador ou um all-rounder, o Giro deste ano acaba por dosear melhor as várias fases da prova e a edição deste ano apresenta apenas duas etapas de verdadeira alta montanha (com tudo o que envolve essa perceção de “verdadeira alta montanha”, porque até poderíamos considerar pelo menos mais duas outras etapas de alta montanha), com, pelo menos, quatro etapas de média montanha, aliadas a, igualmente, sete etapas próprias para os sprinters (com mais uma ou outra que poderá estar dedicada às fugas) e três contrarrelógios: um prólogo de quase 10 kms, logo na primeira etapa, um CR de pouco mais de 40 kms a meio e a habitual, no Giro, crono escalada.

A prova arranca na Holanda, com o tal CR inicial, e continuará em terras holandesas por mais duas etapas, próprias para os sprinters, mas onde o pelotão estará bastante nervoso e poderão existir as tais quedas. Depois disso, teremos o primeiro dia de descanso, sendo que antes os ciclistas já terão seguido viagem para Itália. As duas primeiras etapas em solo italiano não estão aptas a todos os sprinters, mas serão duas etapas que terminarão, em princípio, ao sprint (tendo em conta as pequenas subidas a poucos quilómetros do final, poderemos ter vitórias de “puncheurs”).

Nibali, Valverde e Landa partem como favoritos à conquista desta prova  Fonte: gazzettaworld.com
Nibali, Valverde e Landa partem como favoritos à conquista desta prova
Fonte: gazzettaworld.com

Depois de algumas etapas com pouca ação entre os favoritos, iremos ter a primeira chegada em alto, ao pé de uma estação de ski, em Aremogna. Com 17 kms de extensão, a subida final apresenta uma inclinação média de 4,8% e, possivelmente, teremos quase todos os principais candidatos a discutirem esta etapa.

Na sétima etapa poderemos voltar a ter a vitória de um sprinter, sendo que na etapa seguinte iremos ter um percurso que contará com pelo menos seis kms de terra batida, já a chegar à parte final da etapa, sendo que são a subir e bastante duros, algo que poderá ser decisivo nas contas finais. Na etapa seguinte, voltaremos aos contrarrelógios; neste caso, teremos uma corrida contra o tempo em cerca de 40 kms, situação que certamente irá fazer razoáveis diferenças entre os demais favoritos.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto assina acordo com a Câmara Municipal para uso de espaço na Escola Ramalho Ortigão

O FC Porto e a Câmara Municipal do Porto anunciaram a assinatura de um acordo relativo à cedência de um terreno na Escola Ramalho Ortigão.

Zlatan Ibrahimovic rendido a internacional português: «É um dos melhores jogadores do mundo e ganhou um campeonato sozinho»

Zlatan Ibrahimovic deixou vários elogios a Rafael Leão e admitiu que o avançado português foi a principal figura na conquista do título da Serie A pelo AC Milan, em 2021/22.

Más notícias para o Benfica: Georgiy Sudakov substituído do jogo da Ucrânia devido a lesão

Georgiy Sudakov saiu lesionado do jogo da Ucrânia sexta-feita. O médio do Benfica saiu com queixas no ombro esquerdo.

Foram entregues 7 listas eleitorais para a presidência do Benfica e aguardam verificação da Mesa da Assembleia Geral

A Mesa da Assembleia Geral do Benfica anunciou que sete listas eleitorais foram entregues e que brevemente darão início à campanha.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC responde a André Villas-Boas: «Dispensamos intromissões exteriores, sobretudo com falta de conhecimento»

O Vitória SC divulgou um comunicado a responder a André Villas-Boas acerca da centralização dos direitos televisivos.

Chelsea é o mais recente tubarão europeu interessado em jovem mexicano

O Chelsea está de olho em Gilberto Mora, do Club Tijuana, que tem atraído interesse de alguns dos maiores clubes do mundo.

AS Mónaco oficializa despedimento de Adi Hutter

Adi Hutter já não é treinador do AS Mónaco. O técnico austríaco foi despedido na sequência dos recentes maus resultados da equipa.