Giro d´Italia | Fase decisiva com dose “montanhosa” no menu

    OS VENCEDORES DA SEMANA DE TRANSIÇÃO

    A já acima referida vitória de Girmay saiu cara ao prodígio africano. Depois de bater um nome como Mathieu van der Poel, as celebrações custaram o resto da prova ao ciclista, que foi obrigado a abandonar depois de um acidente no pódio, que culminou com uma lesão ocular, fruto de uma rolha que embateu com estrondo no rosto de Girmay. Antes, na estrada, a promessa ganhou mais asas depois de, num sprint a dois, mesmo com o portento da Alpecin-Fenix na roda, ter conseguido manter um ataque potente, romantizado pela aceitação corporal do adversário… e, mais uma vez, que adversário para se vencer daquela maneira.

    No seguimento da vitória histórica do africano, reforçar a dose de emoção associada também à vitória de Giulio Ciccone que, arredado da luta pela geral desde muito cedo, admitiu que o triunfo em Cogne lhe tirou um peso de cima, depois de descarregar vários “climbers” de qualidade nas dificuldades finais da etapa.

    Ao sprint, Arnaud Démare e Albert Dainese foram os grandes vencedores das chegadas em pelotão compacto. O francês disse presente e confirmou a sua superioridade, mas não sem antes ver Dainese a vencer de forma surpreendente, não só por ter Cees Bol na equipa, mas também pela forma como venceu.

    De resto, Stefano Oldani foi o homem vitorioso em Génova, num sprint a três, sendo o mais forte da fuga protagonizada na etapa número 12. Sobra apenas Simon Yates e o seu belo triunfo na destacada 14ª etapa, intrometendo-se entre os homens da geral (arredado devido a perdas de tempo associadas a uma queda) e vencendo pela segunda vez nesta edição da primeira grande volta do ano.

    Com tudo isto, faltam os tais seis dias para Verona e muito por decidir. O Giro d’Italia promete muito, com etapas obrigatórias dia sim, dia sim, até domingo. Quem vai suceder a Egan Bernal? Eis, no final de contas, a pergunta mais importante.

    Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Ricardo Rebelo
    Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
    O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.