Olheiro BnR – Grace Brown

- Advertisement -

Num defeso muito mexido, a contratação de Grace Brown, uma australiana de 26 anos, por parte da Mitchelton-Scott, não mexeu com muitos e pareceu até algo insignificante. Agora, após seis dias de competição, começa a suspeitar-se que este pode ter sido um golpe de mestre da equipa da terra dos cangurus.

Com um passado no ballet, dedicou-se depois à Corrida e entrou tarde (para os padrões do desporto) no Ciclismo. Enquanto normalmente as atletas promissoras – como Cecilie Uttrup Ludwig, Letizia Paternoster ou as portuguesas Soraia Silva e Maria Martins – têm a primeira experiência em equipas UCI ainda na adolescência, Brown só já depois dos 20 anos é que sequer se dedicou às duas rodas.

No entanto, rapidamente deixou uma marca no circuito amador australiano e foi ganhando o seu espaço. Em 2017 e no início de 2018 correu pela Holden Team Gusto, equipa de clube australiana que tem já pergaminhos na Oceânia, mas foi a meio do ano passado, depois de conquistar o ouro no crono e a prata no fundo dos Campeonatos Continentais, que teve a primeira grande oportunidade, correndo durante alguns meses pela histórica Wiggle High5.

Começou este ano a vencer com a conquista do Campeonato Nacional de contrarrelógio, a que juntou poucos dias depois o triunfo na terceira etapa do Tour Down Under, mas parece ter potencial para muito mais, como o prova o 21.º lugar na La Course 2018.

Seis dias de corrida em 2019 e já leva duas vitórias
Fonte: Santos tour Down Under

O contrarrelógio é a sua arma predileta e foi onde alcançou já os melhores resultados, mas está longe de ser a única, já que a australiana passa também muito bem as dificuldades e tem ainda uma boa ponta final. Desde logo, tem tudo para ser uma ameaça nas clássicas acidentadas e em certas provas por etapas. No terreno mais montanhoso ainda tem margem para evoluir, mas servirá desde já como uma excelente escudeira para apoiar as suas líderes.

Ficou já claro que estamos perante uma atleta de enorme qualidade, com apenas o fator idade a poder pesar nas oportunidades que lhe serão dadas. Se considerarmos que a sua principal líder de equipa – e uma das grandes estrelas do desporto -, Annemiek van Vleuten, tem mais dez anos que ela, Brown ainda tem um longo caminho pela frente e muito para conquistar.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Cycling Australia

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas responde ao FC Porto: «Quem escreve este comunicado sabe que está a mentir»

Frederico Varandas reagiu ao comunicado do FC Porto. Dirigente leonino falou com os jornalistas em Alcochete e tomou posição pelo Sporting.

Antonio Cassano sai em defesa de Alessandro Bastoni após simulação frente à Juventus: «Quem ataca deveria ter vergonha»

Este sábado a Inter Milão venceu o Juventus por 3-2 num jogo ficou marcado pela expulsão de Kalulu, após uma falta inexistente em Alessandro Bastoni. Antonio Cassano saiu em defesa do internacional italiano.

Filipe Luís sai em defesa do ex-Gil Vicente, Andrew: «Vejo a qualidade dele no dia a dia»

Filipe Luís saiu em defesa de Andrew após o clássico frente ao Botafogo. O antigo guarda-redes do Gil Vicente foi alvo de fortes vaias sempre que tocava na bola.

Nuno Borges despede-se do ATP 250 de Delray Beach nos 16 avos-de-final

Nuno Borges saiu derrotado frente a Coleman Wong e despediu-se do torneio na Florida nos 16 avos de final.

PUB

Mais Artigos Populares

Fran Escribá é o novo treinador do Real Valladolid

Fran Escribá está de volta ao segundo escalão do futebol espanhol para treinar o Valladoid. O treinador estava sem clube e sucede a Luis Tevenet no comando técnico dos espanhóis.

Rodrigo Zalazar e o futuro: «Sei que há equipas interessadas»

Rodrigo Zalazar concedeu uma entrevista ao Diario AS com o Benfica x Real Madrid como pano de fundo. Médio falou do futuro.

Rodrigo Zalazar prevê resultado do Benfica x Real Madrid e avisa: «Vai ser muito difícil para o Real Madrid vencer»

Rodrigo Zalazar concedeu uma entrevista ao Diario AS com o Benfica x Real Madrid como pano de fundo. Médio previu jogo desta noite.