Olheiro BnR – Nils Eekhoff

- Advertisement -

Na estrada, Nils Eekhoff foi uma das estrelas dos Mundiais de Yorkshire 2019. Depois de cair e deslocar o ombro, o holandês recuperou, esteve entre o grupo que perseguiu o trio que parecia ir discutir a vitória e sprintou mais rápido que todos para vencer. Na secretaria, em mais uma decisão inexplicável da UCI, foi desqualificado por recuperar para o pelotão atrás de um carro a mais de 120 quilómetros da meta.

Independentemente de a UCI lhe ter tirado o merecido lugar no livro de resultados, a exibição ninguém pode apagar e merece que olhemos para este jovem de 21 anos e para o que poderá fazer no futuro.

Desde 2017 na equipa de desenvolvimento da Team Sunweb, Nils Eekhoff foi este ano estagiário da formação World Tour, que passará a representar nas próximas duas temporadas. Para essa subida de patamar muito terá contribuído a regularidade de resultados que apresenta.

Não sendo um vencedor prolífico, é comum vê-lo na frente em provas de um dia e também já mostrou ter boas qualidades para ajudar a lançar os seus sprinters, trabalho que deverá ser uma das suas tarefas numa Sunweb com Matthews e Bol e ainda Dainese e Kanter.

A alegria antes da desilusão em Yorkshire
Fonte: SEG Racing Academy

O principal resultado que chama à atenção é a vitória no Paris-Roubaix Espoirs 2017, mas conta também triunfos nos prólogos da Istarsko Proljece 2018 e da Course de la Paix 2019 e numa etapa do Tour de Bretagne 2019 (em que foi terceiro da Geral, bem como uma quantidade assinalável de outros resultados entre os 10 primeiros.

Como já falamos, apesar de não ser um velocista, tem uma boa ponta final, passa bem as colinas e também não se dá mal nem com paralelo nem com as condições meteorológicas adversas, pelo que é claramente um homem talhado para as clássicas.

Bom rolador e contrarrelogista, isso dá-lhe outras possibilidades de obter resultados, mas também ainda mais versatilidade para cumprir um papel de gregário de luxo na proteção a um líder.

Olhando para o seu percurso, é difícil afirmar se conseguirá passar de ser um daqueles colegas que todas as estrelas querem para um ciclista que vence por si mesmo, mas a forma como se portou nos Mundiais deixa antever que há essa possibilidade.

De qualquer modo, é inegável que se trata de um jovem com muita qualidade e que poderá desde já ser muito útil à Sunweb. E, alicerçando a sua carreira numa equipa tão especializada em fazer evoluir os ciclistas até ao seu melhor dando-lhes o tempo necessário para crescerem, está no local ideal para testar os seus limites e compreender o quão longe poderá chegar no ciclismo profissional.

Foto de Capa: Team Sunweb

Revisto por: Jorge Neves

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica avança negociações por antigo alvo do mercado de inverno

O Benfica está interessado na contratação de Zurab Davitashvili. Os encarnados já estão em negociações para a contratação do avançado internacional A pela Geórgia.

Anatoliy Trubin elogiado e Georgiy Sudakov criticado na vitória da Ucrânia: «Invisível, passou ao lado do jogo»

Anatoliy Trubin brilhou na vitória da Ucrânia contra a Polónia. Georgiy Sudakov recebeu críticas negativas devido a uma exibição discreta.

Sócios do Real Madrid votam dia 7 de junho: eis todos os detalhes da votação

Os sócios do Real Madrid votam no dia sete de junho. Florentino Pérez e Enrique Riquelme lutam pela presidência do clube espanhol.

Manchester United fecha primeiro reforço do verão por 45 milhões de euros

O Manchester United vai pagar 40,5 milhões de euros fixos, mais 4,5 milhões em variáveis pelo médio brasileiro da Atalanta, Éderson.

PUB

Mais Artigos Populares

Fredrik Aursnes brilha com a camisola da Noruega: «Faz tudo parecer fácil»

Sander Berge deixou fortes elogios ao colega de meio-campo Fredrik Aursnes após o regresso do médio do Benfica à seleção da Noruega.

Médio apontado ao FC Porto marca no empate do Gana de Carlos Queiroz frente ao País de Gales

O Gana empatou a uma bola no País de Gales. Caleb Yirenkyi marcou o golo da seleção comandada por Carlos Queiroz.

Capitão do Fulham reage à saída de Marco Silva: «Foi especial o que tu e a tua equipa deram a cada pessoa no clube»

Bernd Leno lamenta a saída de Marco Silva do Fulham. O atleta elogia o treinador que vai orientar o Benfica na próxima temporada.