Pré-Tour 2016: Froome e Quintana mais fortes, López surpreende na Suíça

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Como em todos os anos, o Critérium du Dauphiné, o Tour de Suisse e a Route du Sud antecedem o grande Tour de France e aquilo que poderemos vir a ter dos maiores favoritos à vitória final. Este ano não foi exceção e se Froome e Quintana demonstraram a sua superioridade nas duas provas francesas, já Miguel López (que irá estar na Vuelta, em princípio), jovem de 22 anos da Astana, surpreendeu nomes como Izaguirre, Barguil, Van Garderen ou Rui Costa, e conquistou a Volta à Suíça.

Começando pelo Dauphiné, tivemos de início um Alberto Contador mais forte, vencendo o prólogo com mais 6 segundos do que Richie Porte e 13 segundos do que Chris Froome. O espanhol parecia estar bastante forte e a tarefa para Froome não seria nada fácil. A etapa seguinte trouxe uma vitória aguerrida da parte de Bouhanni, mostrando-se pronto para lutar com a concorrência que irá enfrentar no Tour – mais forte da que esteve nesta prova, claramente.

Nas etapas seguintes, tivemos duas excelentes vitórias, mas ambas um pouco inesperadas. Herrada não deu hipótese a outros trepadores e Aru, depois de perdido algum tempo, soube aproveitar uma oportunidade soberana para conseguir vencer uma etapa e tirar uma vitória que parecia “segura” para Kristoff. A etapa 4 terminou igualmente ao sprint e teve a vitória, desta vez, de Boasson Hagen, à frente do “jovem confirmação” (a “sensação” já passou, temos mesmo um corredor espetacular para ficar para os próximos largos anos) Julian Alaphilippe e de Nacer Bouhanni, que por pouco não conseguiu ter a sua segunda vitória.

Antes de chegarmos a uma das etapas mais importantes, é de destacar os segundos que Froome foi recuperando por estar realmente atento a pequenos cortes e aproveitar o posicionamento menos bom de Contador. Qualquer segundo é pode ser decisivo e Froome viveu com esse “lema” à risca nesta prova. Já na Volta à França do ano passado, o britânico aproveitou esses cortes de tempo para conseguir uma boa vantagem que lhe veio a ser extremamente útil para vencer o próprio Tour.

Alaphilippe foi um dos destaques da prova e o vencedor da camisola da juventude Fonte: Getty Images
Alaphilippe foi um dos destaques da prova e o vencedor da camisola da juventude
Fonte: Getty Images

Chegamos, então, às três etapas mais exigentes deste Dauphiné. Na primeira delas, Chris Froome levou a melhor sobre o seu ex-companheiro de equipa Richie Porte (ciclista, agora, da BMC) e demonstrou a toda a concorrência que estava mesmo ali para voltar a vencer a prova por uma histórica terceira vez (chegando ao recorde de vitórias, empatado com outros ciclistas). Em terceiro lugar, na etapa, ficou o também jovem Adam Yates, que promete lutar pela camisola da juventude no Tour deste ano e dar espetáculo nas montanhas.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona avança por Andreas Schjelderup e Benfica define preço mínimo para vender o extremo

O Barcelona está interessado em contratar Andreas Schjelderup. Águias querem mínimo de 30 milhões de euros pelo extremo.

AC Milan regressa às vitórias com assistência de Rafael Leão frente ao Hellas Verona

Rafael Leão assistiu o único golo da vitória do AC Milan na visita ao Hellas Verona, num encontro da 33.ª jornada da Serie A.

Vizela sofre terceira derrota consecutiva na receção ao Farense

O Vizela voltou a escorregar, na 30.ª jornada da Segunda Liga, com uma derrota caseira frente ao Farense por duas bolas a zero.

Liverpool vence o dérbi nos minutos finais e Nottingham Forest goleia com hat-trick de Morgan Gibbs-White: Eis os resultados da tarde na Premier League

Este domingo, o Liverpool bateu o Everton por 2-1 no dérbi de Merseyside e o Nottingham Forest de Vítor Pereira venceu o Burnley por 4-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogo do título na Premier League: eis os onzes de Manchester City x Arsenal com portugueses em ação

Este domingo, o Manchester City recebe o Arsenal num jogo decisivo para as contas do título da Premier League. Fica com os onzes oficiais das duas equipas.

Ian Cathro: «Se aos 10′ tivermos de parar porque as coisas não estão a correr bem, o guarda-redes vai ao chão»

Ian Cathro voltou a referir que utilizará as mesmas estratégias dos adversários, algo que já tinha realçado após a derrota frente ao FC Porto.

Bad Bunny em risco de comprometer planos do Atlético Madrid para eventual final de Champions League

O Atlético Madrid está nas meias-finais da Champions League. Chegada à final obrigaria a mudanças na preparação da prova para os adeptos.