Pré-Tour 2016: Froome e Quintana mais fortes, López surpreende na Suíça

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Como em todos os anos, o Critérium du Dauphiné, o Tour de Suisse e a Route du Sud antecedem o grande Tour de France e aquilo que poderemos vir a ter dos maiores favoritos à vitória final. Este ano não foi exceção e se Froome e Quintana demonstraram a sua superioridade nas duas provas francesas, já Miguel López (que irá estar na Vuelta, em princípio), jovem de 22 anos da Astana, surpreendeu nomes como Izaguirre, Barguil, Van Garderen ou Rui Costa, e conquistou a Volta à Suíça.

Começando pelo Dauphiné, tivemos de início um Alberto Contador mais forte, vencendo o prólogo com mais 6 segundos do que Richie Porte e 13 segundos do que Chris Froome. O espanhol parecia estar bastante forte e a tarefa para Froome não seria nada fácil. A etapa seguinte trouxe uma vitória aguerrida da parte de Bouhanni, mostrando-se pronto para lutar com a concorrência que irá enfrentar no Tour – mais forte da que esteve nesta prova, claramente.

Nas etapas seguintes, tivemos duas excelentes vitórias, mas ambas um pouco inesperadas. Herrada não deu hipótese a outros trepadores e Aru, depois de perdido algum tempo, soube aproveitar uma oportunidade soberana para conseguir vencer uma etapa e tirar uma vitória que parecia “segura” para Kristoff. A etapa 4 terminou igualmente ao sprint e teve a vitória, desta vez, de Boasson Hagen, à frente do “jovem confirmação” (a “sensação” já passou, temos mesmo um corredor espetacular para ficar para os próximos largos anos) Julian Alaphilippe e de Nacer Bouhanni, que por pouco não conseguiu ter a sua segunda vitória.

Antes de chegarmos a uma das etapas mais importantes, é de destacar os segundos que Froome foi recuperando por estar realmente atento a pequenos cortes e aproveitar o posicionamento menos bom de Contador. Qualquer segundo é pode ser decisivo e Froome viveu com esse “lema” à risca nesta prova. Já na Volta à França do ano passado, o britânico aproveitou esses cortes de tempo para conseguir uma boa vantagem que lhe veio a ser extremamente útil para vencer o próprio Tour.

Alaphilippe foi um dos destaques da prova e o vencedor da camisola da juventude Fonte: Getty Images
Alaphilippe foi um dos destaques da prova e o vencedor da camisola da juventude
Fonte: Getty Images

Chegamos, então, às três etapas mais exigentes deste Dauphiné. Na primeira delas, Chris Froome levou a melhor sobre o seu ex-companheiro de equipa Richie Porte (ciclista, agora, da BMC) e demonstrou a toda a concorrência que estava mesmo ali para voltar a vencer a prova por uma histórica terceira vez (chegando ao recorde de vitórias, empatado com outros ciclistas). Em terceiro lugar, na etapa, ficou o também jovem Adam Yates, que promete lutar pela camisola da juventude no Tour deste ano e dar espetáculo nas montanhas.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Negócio fechado: eis o novo clube de João Mário

João Mário deve ser confirmado nas próximas horas como reforço da Fiorentina. O lateral vai abandonar a Juventus.

Histórico: Torreense perto de vender craque por 3 milhões de euros

Léo Azevedo está muito perto de trocar o Torreense pelo Al Sharjah. O médio vai render três milhões de euros.

Proposta de 55 milhões de euros apresentada por Andreas Schjelderup e Benfica já respondeu: eis o clube interessado

Andreas Schjelderup pode trocar o Benfica pelo Tottenham neste mercado. Os londrinos apresentaram uma proposta.

Para voltar à rota da Luz? Defesa luta por oportunidade na equipa do Barcelona mas pode tomar decisão radical

Álvaro Cortés foi associado ao Benfica, mas acabou por renovar contrato com o Barcelona. A sua manutenção nos blaugrana não está garantida.

PUB

Mais Artigos Populares

Florentino Luís prestes a regressar à Premier League: Eis os detalhes

O médio ex-Benfica Florentino Luís está perto de reforçar o Ipswich Town por 20 milhões de euros, após descartar o Hull City.

Vai virar moda? Pafos pode passar a contar com 3 ex-Sporting no seu plantel (e com vários jogadores com passagem por Portugal)

O Pafos pode receber Koba Koindredi no seu plantel. O médio não entra nos planos do Sporting para a próxima época.

Torneio de Verão da Póvoa: Varzim leva a melhor e vence Vitória SC nas grandes penalidades

O Varzim conquistou o Torneio de Verão da Póvoa ao bater o Vitória SC nos penáltis após empate 1-1 no tempo regulamentar.