📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Talento lusitano na melhor equipa do mundo – Entrevista a Nuno Bico

- Advertisement -

entrevistas bola na rede

Nuno Bico foi contratado pela equipa nº1 do ranking mundial. Começou 2017 com um contrato na equipa espanhola Movistar, onde vai correr ao lado do colombiano Nairo Quintana e do espanhol Alejandro Valverde. Viseense e com apenas 22 anos sempre mostrou a sua dedicação e certezas em relação ao seu futuro no mundo do ciclismo. Começou desde cedo, passou pela Radio Popular Boavista e a época passada esteve numa equipa da República Checa, a Klein Constantia.

Bola na Rede: Ano novo, vida nova… havia melhor forma de começar o ano?

Nuno Bico: A vida não vai ser nova, a equipa é que é diferente.

BnR: Mas vais ter rotinas diferentes…

NB: O trabalho dos outros anos mantém-se, e a dedicação é igual, apenas corridas de um nível maior e mais responsabilidades. A atitude vai ser sempre a mesma embora com um pouco mais de dedicação e motivação agora mas não vai mudar assim tanto.

BnR: Como é que se deu este processo de negociação? Tinhas outras equipas interessadas?

NB: Sim, tinha. O ciclismo está dividido por três escalões e a Movistar é o primeiro escalão. Eu sabia do interesse deles, tinha propostas dos outros escalões também, mas felizmente a Movistar não perdeu interesse e assinámos contrato.

BnR: É uma equipa para onde sempre quiseste ir…

NB: Sim, acho que qualquer ciclista quer ir para lá. O problema é eles quererem outro ciclista.

BnR: E o que é que eles viram em ti?

NB: Acho que foi uma época boa para mim, muito trabalho de equipa ao longo do ano. Acima de tudo dedicação. Eles já conheciam bem as pessoas com quem eu trabalho. Há certas coisas que não transparecem para o público, mas quando as outras equipas já conhecem o teu treinador, os teus diretores desportivos, ficam a conhecer a tua atitude em corrida e fora dela, e isso conta muito.

BnR: 24h depois da confirmação pública foste a Madrid direto de Viseu. Uma viagem que estavas ansioso de fazer …

NB: Sim, tive de ir a Madrid por causa das fotografias para o site deles, para poder estar atualizado no dia 1 de Janeiro e para receber as bicicletas e o equipamento do novo ano.

BnR: E que tal as bicicletas?

NB: São umas máquinas…

BnR: Sentias que uma oportunidade destas, uma oportunidade para o WorldTour ia aparecer aos 22 anos?

NB: Acho que sim. Depois deste primeiro ano fora de Portugal não tinha dúvida que queria continuar e além disso dei provas suficientes de que o merecia. Para além disso a idade é só um número.

BnR: Movistar, uma das melhores equipas do mundo. Achas que vais sentir essa pressão ou o nome da tua equipa não te influencia enquanto corres?

NB: É a equipa n.º 1 do ranking, claro que vou sentir essa pressão. Já não estamos a falar de um escalão de juniores, em que o importante é o crescimento e o desenvolvimento. Aqui é um escalão de elites onde estão em jogo milhões de euros e pesa a responsabilidade. A equipa quer ganhar e o bom trabalha ditará o resultado final.

Nuno Bico vive um sonho na Movistar Fonte: Movistar Team
Nuno Bico vive um sonho na Movistar
Fonte: Movistar Team

BnR: Esperas muitas mudanças em termos de rotina e trabalho?

NB: O ano passado já era profissional e a rotina será a mesma, mas como o nível das corridas vai subir já vou tendo treinos tanto mais longos como mais intensos e é aí que está a maior diferença em relação ao ano passado.

BnR: Estás ansioso por alguma prova em específico?

NB: As provas também têm escalões e o escalão WT (WorldTour) dentro das corridas é o mais elevado e gostava de poder fazer alguma ou algumas, no meu primeiro ano. A equipa participa em WT, HC (Hors Catégorie) e depois .1, que é a categoria a seguir. E claro que há várias WT ao longo da temporada, mas são trinta ciclistas e muitos deles serão muito experientes. São essas corridas que dão pontos, visibilidade…

Cátia Borrego
Cátia Borregohttp://www.bolanarede.pt
A Cátia está habituada a que façam piadas com o seu nome. Aos 14 anos comprou uma égua lusitana com o dinheiro que poupou durante 3 anos. Agora consegue pôr a família toda a ver snooker. Já tentou ir duas vezes a Inglaterra ver o campeonato do mundo mas "é mais fácil receber uma carta para Hogwarts" do que arranjar bilhetes.                                                                                                                                                 A Cátia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges comenta regresso a Guimarães 1 ano depois e ainda diz: «Quero continuar na história do Sporting, ganhar títulos e continuar a ser feliz»

O Sporting venceu fora de casa o Vitória SC por 4-1 na Primeira Liga. Declarações de Rui Borges em conferência de imprensa.

Varandas: «Insustentável diz um paraquedista que aterrou agora. Insustentáveis foram 40 anos de fruta, de reuniões entre Vieira e Pinto da Costa…»

Frederico Varandas falou após a goleada do Sporting diante do Vitória SC. Presidente dos leões voltou a atacar FC Porto e Benfica.

Frederico Varandas aponta arbitragem do Farense x Benfica e questiona: «Por que é que há dois pesos e duas medidas?»

Frederico Varandas falou após a goleada do Sporting diante do Vitória SC. Presidente dos leões apontou para o Farense x Benfica.

Frederico Varandas comenta lance polémico no Santa Clara x Sporting: «Na minha opinião não é penálti»

Frederico Varandas falou após a goleada do Sporting diante do Vitória SC. Presidente dos leões recordou o Santa Clara x Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges responde com bom humor ao Bola na Rede acerca do posicionamento de Trincão e de Fotis Ioannidis: «És treinador?»

O Sporting venceu o Vitória SC por 4-1, na 15.ª jornada da Primeira Liga. Rui Borges respondeu a uma questão do Bola na Rede na conferência de imprensa.

Boxing Day à porta: Onde ver o Manchester United x Newcastle no dia 26 de dezembro?

O Manchester United vai receber o Newcastle no jogo do Boxing Day desta época da Premier League. A partida vai ser disputada no dia 26 de dezembro.

Marcus Rashford destaca pressão no Barcelona e garante: «Claro que o que eu quero é ficar no Barça, é um objetivo final»

Marcus Rashford fez um balanço do seu empréstimo ao Barcelona. O avançado internacional inglês garantiu que pretende ficar no clube catalão.