Volta a Portugal #1: Glassdrive-QB-Anicolor e Maurício Moreira dominadores

    PRÓLOGO CONFIRMOU EXPETATIVAS

    O pequeno contrarrelógio de 5,4 km idêntico ao do ano passado teve o vencedor esperado, Rafael Reis da equipa Glassdrive QB Anicolor, o contrarrelogista de excelência do pelotão nacional. Tal como em 2021, o ciclista português tornou-se o primeiro camisola amarela da prova rainha do ciclismo nacional. Já o seu colega de equipa, Maurício Moreira, ficou em segundo lugar a nove segundos, confirmando as boas perspetivas.

    O top 10 do prologo contou apenas com três ciclistas portugueses e somente quatro atletas de formações nacionais. Destaque para Tiago Antunes e Henrique Casimiro, dois dos candidatos para a geral da Efapel Cycling, que ficaram em quinto a 12 segundos e em sexto a 13 segundos do primeiro camisola amarela da prova, respetivamente. Nota também para Juan José Lobato, um dos ciclistas mais experientes com participações nas três grandes Voltas [Tour, Vuelta e Giro] da Euskadi que conseguiu o oitavo melhor tempo no contrarrelógio.

    Outro dos ciclistas mais experientes da Volta e que também correu nas três grandes Voltas, Tiago Machado, conseguiu ficar em 11º., figurando ainda algum tempo com o tempo mais rápido. O atleta da Radio Popular – Paredes – Boavista vai terminar a carreira esta época para abraçar uma carreira como diretor desportivo de uma equipa feminina de ciclismo.

    Ó ELVAS, BADAJOZ À VISTA

    Logo ao segundo dia os ciclistas tiveram de superar a etapa mais longa com 193,5 km. No percurso que ligou Vila Franca de Xira a Elvas, a fuga do dia iniciou-se muito cedo em busca da camisola da montanha e da vitória na etapa. Praticamente desde o quilómetro zero, João Macedo da LA Aluminios – Credibom – Marcos Car esteve em fuga e foi o último a ser apanhado pelo pelotão. Contudo, foi Hugo Neves da Radio Popular – Paredes – Boavista a conseguir ser o primeiro na última meta volante disputada já em pelotão compacto.

    A vitória na etapa foi disputada ao sprint pelo pelotão com o norte americano Scott McGill da Wildlife Generation Pro Cycling a superar o britânico Oliver Rees, líder da classificação da juventude, da Trinity Racing e Maurício Moreira.

    Nos dez primeiros da geral, não houve alterações com Rafael Reis a manter a camisola amarela.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.