Volta a Portugal 2016 – O “gregário” que destronou o “líder”

- Advertisement -

Terminou a 78.ª Volta a Portugal e tivemos oportunidade de assistir a uma das maiores surpresas de sempre na Grandíssima. Rui Vinhas, da W52-FC Porto, segurou bem firmemente a camisola amarela, desde que a conquistou numa fuga, que, como tinha sido dito como possibilidade, se revelou bastante decisiva. Ainda assim, nota para o excelente contrarrelógio protagonizado pelo português. Devido a isso, aos 29 anos, o ciclista português termina da melhor forma um verdadeiro “conto”. Foi a vitória de um corredor que, supostamente, estaria em 4.º ou 5.º lugar na “hierarquia” da equipa, mas que acabou por conseguir o tal primeiro lugar com todo o mérito.

Voltando um pouco atrás, após o dia de descanso, tivemos nova etapa muito dura (uma das mais exigentes dos últimos anos na prova), com as tais duas passagens pela Torre e uma complexa subida à Guarda no final da etapa. Depois de ciclistas como João Benta, Alejandro Marque ou Ricardo Vilela cederem perante os principais favoritos, perdendo estes últimos dois mais de 6 minutos para o vencedor da etapa e Benta a perder 13 minutos (uma maior surpresa, tendo em conta a qualidade deste ciclista como trepador), estava na altura de todas as decisões.

Após um corajoso e excelente ataque por parte de Joni Brandão (só assim o português conseguiria ainda ganhar esta prova e a verdade é que pelo menos tentou e tem mérito por isso) a 80 km’s da meta, o ciclista da Efapel foi apanhado pelos favoritos a cerca de 3 km’s para o fim e, pouco depois, Gustavo Veloso voltou a fazer das suas. Atacou, só Daniel Silva e Raúl Alarcon conseguiram tentar acompanhá-lo, e venceu, mais uma vez, de forma categórica mais uma das etapas míticas desta corrida, depois de ter vencido na Senhora da Graça.

Joni Brandão deu o tudo por tudo, mas foi infeliz no final da etapa  Fonte: beiranews.pt
Joni Brandão deu o tudo por tudo, mas foi infeliz no final da etapa
Fonte: beiranews.pt

Rui Vinhas manteve-se em boa forma e segurou, autoritariamente, a camisola amarela, perdendo apenas 10 segundos para Veloso na etapa. Joni Brandão, com imenso desgaste da fuga, acabou por perder 21 segundos para o vencedor da etapa. Ainda assim, há que “dar” uma “menção honrosa” para este ciclista, que não se acanhou e tentou destronar uma equipa bem oleada. Não foi suficiente e depois acabou por “pagar a fatura” de tal ato bravo, mas, infelizmente para ele, inconsequente.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nicolás Otamendi prepara-se para atingir marca importante na Primeira Liga

Nicolás Otamendi vai realizar o jogo 250 na Primeira Liga no duelo do Benfica com o Casa Pia, esta segunda-feira.

Nuno Borges cai na primeira ronda do Masters 1000 de Monte Carlo

Nuno Borges foi eliminado na primeira ronda do Masters 1000 de Monte Carlo frente ao 15.º do ranking mundial, Andrey Rublev.

Rodrigo Mora ausente do treino do FC Porto

Rodrigo Mora foi um dos ausentes do treino do FC Porto, que se encontra a preparar a partida frente ao Nottingham Forest.

Gil Vicente: avançado do Benfica procura manter boa fase

Gustavo Varela está emprestado pelo Benfica ao Gil Vicente e fez dois golos no encontro frente ao AVS SAD, para a Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Iván Fresneda marcou o treino do Sporting: Rui Borges não contou com 3 jogadores

Iván Fresneda foi a grande novidade do treino desta segunda-feira do Sporting, estando a postos para o jogo frente ao Arsenal.

Nuno Espírito Santo lamenta eliminação do West Ham da Taça de Inglaterra: «Penáltis é sorte, não gosto»

Nuno Espírito Santo mostrou-se triste pela queda do West Ham na Taça de Inglaterra frente ao Leeds, nas grandes penalidades.

Benfica: jovem promessa espreita convocatória

Gonçalo Oliveira deve ser novamente convocado pela equipa principal do Benfica, tendo em conta a ausência de Tomás Araújo.