Volta a Portugal 2016: Uma “Grandíssima” contra o tempo

A sétima etapa oferece um perfil muito mais calmo para todo o pelotão e, finalmente, uma etapa digna para qualquer puro sprinter (a melhor ao longo de toda a Volta). Depois de uma etapa, certamente, desgastante, é de se acreditar que iremos ter os favoritos a controlarem as energias para os dias finais, sendo assim, as equipas dos sprinters tentarão controlar a corrida para, então, chegarem ao fim e discutirem entre si a vitória em Castelo Branco – sendo que irão partir de Figueira de Castelo Rodrigo (outro regresso, desta vez, após quase 20 anos).

A oitava etapa é a mais longa de todas, com mais de 200 quilómetros a terem de ser percorridos pelo pelotão. Há 5 anos que não existia uma etapa tão longa, sendo que a Nazaré, como ponto de partida, e a Arruda dos Vinhos, como ponto de chegada, estrear-se-ão na Volta a Portugal.

Chegamos, então, ao fim de semana decisivo para as contas de tudo o que se passará na Grandíssima. Dia 6 de Agosto, na nona etapa, será um dia histórico para a nossa Volta, que finalmente irá voltar a terras alentejanas, 8 anos depois, neste caso, mais propriamente em Alcácer do Sal, onde estará a partida, e em Setúbal encontraremos o final, sendo que a bela subida ao Alto da Arrábida, a poucos quilómetros do fim, poderá surpreender alguns ciclistas e ter um papel decisivo no fecho da jornada.

Depois do regresso a terras alentejanas, os ciclistas, perto do final, subirão ao Alto da Arrábida Fonte: caminhadasnosporca.blogspot.com
Depois do regresso a terras alentejanas, os ciclistas, perto do final, subirão ao Alto da Arrábida
Fonte: caminhadasnosporca.blogspot.com

Por fim, Lisboa volta a acolher a chegada da última etapa da Volta, como de costume. É ali que irão ser coroados os vencedores e onde iremos ter mais uma etapa de corrida contra o tempo. Um CR crucial para as contas finais e que poderá “baralhar” algumas posições da geral individual. Os cerca de 32 quilómetros irão começar em Vila Franca de Xira e terminar em plena Praça do Comércio.

É um percurso que não parece tão duro como noutras ocasiões, até pelas duas etapas e vários quilómetros de contrarrelógio e pelas poucas chegadas ao alto, mas que se prevê muito difícil de controlar, como vimos, por exemplo, uma equipa como a Sky fazer no Tour (comparações à parte, claro). Este ano, haverá maior concorrência e está prevista uma maior disputa pela camisola amarela.

Uma das maiores curiosidades este ano será ver a “luta” entre Sporting e Porto, que se juntaram às equipas de Tavira e W52, respetivamente. Um duelo que promete, sem dúvida. Depois, há equipas como a Efapel, Boavista, Louletano ou a LA, que quererão estar na discussão da prova. Além disso, ainda temos equipas estrangeiras que vêm para tentar abrilhantar a Volta, como a Caja Rural, a Androni, a Drapac ou a Team Roth, que são as 4 equipas do nível Pró-Continental (o nível entre o das equipas portuguesas e o World Tour) presentes nesta corrida.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Wolverhampton de Vítor Pereira faz proposta de 20 milhões de euros por revelação da La Liga

O Wolverhampton continua a procurar reforçar o plantel. Christantus Uche, médio do Getafe, é alvo do emblema orientado por Vítor Pereira que já fez uma proposta de 20 milhões de euros ao Getafe.

Palmeiras de Abel Ferreira define alvo para render Richard Ríos e pode desfalcar treinador português na Premier League

O Palmeiras está de olho no mercado de médios. Abel Ferreira quer substituir Richard Ríos e tem Andreas Pereira como alvo para os próximos dias. Ainda assim, até ao momento ainda não foi feita qualquer abordagem oficial.

Arsenal quer acertar saída de Jakub Kiwior para fazer investida por defesa avaliado em 60 milhões de euros

O Arsenal vai atacar a contratação de Piero Hincapié. O clube da Premier League quer negociar o jogador abaixo dos 60 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Farense prepara sucessão de Ricardo Velho e fecha guarda-redes sueco que estava a jogar em Itália

O Farense está em vias de garantir a contratação de Jakob Tannander. O guarda-redes sueco de 25 anos vai assinar a custo zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Antiga glória do Machester United critica jogador contratado por Ruben Amorim: «Não se encontra nem perto da melhor forma»

Gary Neville deixou críticas a Benjamin Sesko, avançado que chegou ao Old Trafford no presente mercado de transferências. O antigo defesa admitiu que o avançado não se encontra em forma.

Casa Pia volta a emprestar antiga promessa do Celta de Vigo

O Casa Pia decidiu emprestar novamente Raúl Blanco, desta vez ao Alcorcón. O jogador fez a sua formação no Celta de Vigo, onde foi considerada uma jovem promessa.

Tiago Djaló vai deixar a Juventus e há um interessado no central

Tiago Djaló pode deixar a Juventus neste mercado de transferências. O Besiktas está muito interessado no português. O central deverá abandonar Turim a título definitivo.