24 de Le Mans: E são duas, se faz favor!

    GTE PRO

    Na categoria do GTE Pro, foi a Porsche quem conseguiu vencer. Após o abandono dos Corvette #63 e #64, a luta permaneceu, no final, entre o Porsche #91 de Gianmaria Bruni, Richard Lietz e Frederic Makowiecki e o AF Corse #51 de Daniel Serra, James Calado e Alessandro Pier Guidi.

    Por fim, foi mesmo o Porsche #91 quem conseguiu levar a melhor, vencendo. O AF Corse #51 ficou em segundo lugar, e, para completar o pódio, seria o outro Ferrari, o AF Corse #52, de Miguel Molina, Davide Rigon e Antonio Fuoco a fazê-lo.

    GTE AM

    Para a categoria de GTE AM, a ação durou até ao último momento. Os vencedores seriam o Aston Martin da TF Sport #33, com Ben Keating, Marco Sørensen e o estreante Henrique Chaves. Em segundo lugar terminou o Porsche da Weathertech Racing #79, pilotado por Cooper Macneil, Julien Andlauer e Thomas Merrill, e em terceiro lugar outro Aston Martin, desta vez o #98 da Northwest AMR com Paul Dalla Lana, David Pittard e Nicki Thiim.

    O início da corrida foi dominado pela Porsche, que ocupava os seis primeiros lugares. Harry Tincknell, que liderava a categoria no Porsche #77 da Dempsey, em conjunto com Christian Ried e Sebastian Priaulx, começou a perder posições ainda dentro da primeira hora de corrida. O #85 da Iron Dames, com as pilotos Rahel Frey, Mochelle Gatting e Sarah Bovy, sofreu um furo no início da corrida e caíram para último lugar da categoria.

    A luta pela liderança entre o carro #99 da Hardpoint Motorsport (Andrew Haryanto, Alessio Picariello, Martin Rump) e o #79 da Weathertech Racing (Cooper Macneil, Julien Andlauer, Thomas Merrill) começava a ficar interessante, com o #79 a levar a melhor.

    Durante a noite, um desentendimento entre o Porsche #93 da Proton Competition (Michael Fassbender, Matt Campbell, Zacharie Robichon) e o Ferrari #61 da AF Corse (Louis Prette, Conrad Grunewald, Vincent Abril) fez com que o Porsche ficasse na gravilha e tivesse de ter uma ajuda para voltar para as boxs e continuar a corrida. O #93 ficaria, novamente, preso na gravilha, mas desta vez seria por um erro do próprio piloto e precisou-se de mais um momento de slowzone para evitar o Safety-Car.

    Com o nascer do sol, o #86 da GR Racing (Michael Wainwright, Ricciardo Pera, Benjamin Barker) teve uma saída menos sortuda e foi parar para o meio da gravilha, conseguindo sair da mesma.

    Mais tarde, o #75 da Iron Lynx (Pierre Ehret, Christian Hook, Nicolas Varrone) via o seu pneu direito dianteiro rebentar e com isso, levar parte da sua frente embora. Muito lentamente, conseguiu chegar às boxs e ser reparado para voltar para pista. Quem não ficaria nada bem tratado era o #56 da Team Project 1 (Brendan Iribe, Olivier Millroy, Ben Barnicoat), que bateu de frente no muro e acabaria por se retirar.

    Ainda houve tempo para o carro #60 da Iron Lynx (Clauidio Schiavoni, Alessandro Balzan, Raffaele Gianmaria) se retirar depois de uma batida forte no muro de pneus, graças a um toque com um LMP2; o #79 também teve uma saída menos boa, passando pela gravilha, mas conseguindo manter-se dentro da corrida.

    Mesmo com uma hora para o fim da corrida, a luta pela quarta posição continuava entre o #86 da GR Racing e o #88 da Dempsey – Proton Racing (Fred Poordad, Maxwell Root, Jan Heylen). Seria o #86 a vencer e a ficar com a posição.

    Com a vantagem mais que confortável, o #33, que começou de 19º, acabaria por vencer à categoria, sendo Henrique Chaves o estreante vencedor desta corrida. As pilotos do carro #85 conseguiriam terminar dentro do TOP 10, em sétimo lugar. Retiraram-se seis carros.

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