LMP1
Na primeira categoria, a dos LMP1, foi então o Toyota #8 que conquistou e dominou as 24 horas de Le Mans. Sem apresentar grandes dúvidas na vitória, o carro de Brendon Hartley, Sebastian Buemi e Ryo Hirakawa triunfou, sendo o primeiro carro a chegar à bandeira de xadrez.
Congratulations to Toyota on the 2022 victory at #LeMans24 ⚪🔴⚫ 🎉
🏆 4th victory for @Sebastien_buemi
🏆 3rd victory for @BrendonHartley
🏆 1st victory for @ryohirakawa@ROLEX | #LeMans24 | @FIAWEC | @TGR_WEC pic.twitter.com/VH73z9eI4W
— 24 Hours of Le Mans (@24hoursoflemans) June 12, 2022
O pódio completou-se com mais um carro da Toyota. O #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez festejou o segundo lugar. Ryan Briscoe, Richard Westbrook e Franck Mailleux da Glickenhaus #709 completaram o pódio.
LMP2
Nos LMP2, foi o JOTA #38 de António Félix da Costa, Will Stevens e Roberto Gonzalez que venceu à categoria com uma liderança criada logo desde o início da corrida. Atrás deles ficou o PREMA #9 conduzido por Robert Kubica, Louis Deletraz e Lorenzo Colombo e, para fechar o pódio, terminou o segundo carro da JOTA, o #28, com os pilotos Oliver Rasmussen, Edward Jones e Jonathan Aberdein.
JOTA SPORT are multiple Le Mans winners as the No.38 Oreca 07 driven by Roberto Gonzales, @afelixdacosta and @WillStevens_ wins the race in the LMP2 class.#WEC #LeMans24 pic.twitter.com/JIqZHEJrkU
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) June 12, 2022
Mas nem tudo é um mar de rosas para os portugueses. Filipe Albuquerque, juntamente com Phill Hanson e Will Owen, no United #22, tiveram um acidente logo nos primeiros segundos de corrida que os meteu na gravilha e fez com que perdessem imenso tempo. Estariam em último lugar juntamente com o carro #47 da Algarve Pro Racing e os pilotos Sophia Floersch, John Falb e Jack Aitken, que andavam lento ainda no início da corrida.
O PREMA #9 ainda conseguiu liderar algumas voltas até o #38 aparecer e o ultrapassar, sem deixar resto para luta. Começava aqui a liderança de António Félix da Costa, que se iria estender até à troca de piloto com Will Stevens, que continuou a fazer crescer essa vantagem.
Tal como o #22 da United, o #10 da Vector Racing, conduzido por Nico Muller, Ryan Cullen e Sebastien Bourdais, também não teve a grande sorte na corrida. Durante a terceira hora, bateu no muro de pneus e andou lentamente até às boxs para reparar dano.
🟨 Slow Zone 🟨
The Slow Zone continues at Le Mans as the #10 Vector Sport LM2 car is rescued from the kitty litter.
Car back on track and heading to the pits 💪
⏱️https://t.co/4J3q5Z45q3#LeMans24 | @FIAWEC pic.twitter.com/YEmug9KEcL
— 24 Hours of Le Mans (@24hoursoflemans) June 11, 2022
Seria só ao anoitecer que o #38 perdia a liderança da classe, com a troca de pilotos do Roberto Gonzalez para o António Félix da Costa, para o PREMA #9. Conseguiria recuperar a posição, pois o mesmo também teria de parar para a troca de pilotos.
Desse momento para a frente, a luta pelo primeiro lugar deixava de existir. Seria antes a luta pelos restantes lugares de pódio que iria importar, bem como as posições do meio do pelotão, onde estava o #22 da United Autosport. Depois de cair para 26º na categoria, ao final da oitava hora, estava em 15º.
Com algumas slowzones pela corrida dentro, foi o #27 da CD Sport (Christopher Cresp, Michael Jensen, Steven Palette) que despertou os comissários de pista, quando um dos seus pneus soltou-se, deixando o carro a andar com três rodas.
Ouuuppsssyyy…a lost wheel in the gravel for the #Ligier #27 !
⏱️https://t.co/4J3q5Z45q3#LeMans24 // @FIAWEC pic.twitter.com/aDxt2RYkMO
— 24 Hours of Le Mans (@24hoursoflemans) June 12, 2022
Ao mesmo tempo que um carro da categoria GTE AM ficava preso na gravilha, o carro #41 da Realteam by WRT (Rui Andrade, Ferdinand Habsburg, Norman Nato) também ficava, uns km mais à frente. Mesmo assim, foi declarado somente uma slowzone. Já o carro #35 da Ultimate (Jean-Baptiste Lahaye, Matthieu Lahaye, François Heriau) teve pouca sorte, uma vez que perdeu a traseira e bateu com o lado esquerdo no muro e teve de voltar às boxs para ser reparado.
Pela manhã, quase no final da 19ª hora, tivemos o primeiro Safety-Car da corrida. Depois de uma saída de curva menos boa por parte do #31 da WRT (Sean Gelael, Robin Frijns, René Rast), este acabaria por se retirar. Com isto, a liderança do #38 seria reduzia, uma vez que levava uma volta em cima do segundo classificado na altura. Depois deste momento, os corações portugueses assustavam-se, após o carro #22 de Albuquerque ter uma pequena paragem em pista, mas que rapidamente regressaria ao andamento. Perderia, claramente, algumas posições.
🚨 Safety Car 🚨
For the first time, the Safety Car is out as the marshals recover the #31 @followWRT Oreca.
⏱️https://t.co/4J3q5Z45q3@goodyear | #LeMans24 | @FIAWEC pic.twitter.com/8aE088ILjm
— 24 Hours of Le Mans (@24hoursoflemans) June 12, 2022
Desse momento até ao final da corrida, separados por cinco horas, pouco aconteceu na categoria, tirando a ultrapassagem do Glickenhaus #708 ao #38, que o deixaria na quinta posição à geral, a luta entre o #22 com o #65 da Panis Racing (Julien Canal, Nicolas Jamin, Job Van Uitert) e mais tarde com o #32 da Team WRT (Rolf Ineichen, Mirko Bortolotti, Dries Vanthoor) pela 10ª posição. Seria o carro da United Autosport que levaria a melhor. Retirou-se apenas um carro.