8h Bahrain: António Félix da Costa coroado campeão de LMP2

GTE PRO / AM

OS GTE PRO são conhecidos por darem luta até ao fim de uma corrida e do campeonato. E este ano, não seria para menos. Por isso, o show começo cedo, com o Porsche GT Team #91 (Gianmaria Bruni, Richardo Lietz) a dar trabalho ao AF Corse #52, com um toque simpático ao rival da scuderia. Com isso, o Ferrari #51 ganhava tempo para se aproximar destes dois e tentar ultrapassá-los, já que o rival principal era o Porsche #92. Com a chegadas dos pit-stops, subiu o #51 e o #91 a lutarem para a liderança até o Ferrari ultrapassar e também parar nas boxs.

Com a ultrapassagem do Corvette #64 e do Porsche #92, era finalmente o #51 a liderar a categoria e parecia que o título estava mais que assegurado se tudo acabasse dessa forma, com a vantagem de mais de 40 segundos que tinha. Mas, como é a categoria PRO dos GTE, isso não podia acontecer facilmente: com duas horas para o término da corrida, James Calado diz que algo não está bem no seu carro e que poderá ter a ver com a caixa de velocidade, o que seria confirmado mais tarde. Começou a perder posições e a única solução era mesmo terminar a corrida em quinto lugar e esperar que o #92 não chegasse ao primeiro lugar, onde esteve o Corvette #64, que acabou por ser ultrapassado pelo #52. Ainda houve tempo para o #91 entrar para um pit-stop extra na última volta e o #51 abrandou para passar a linha de meta depois do Toyota #7.

Com mais carros e mais emoção, os GTE AM garantidamente mostraram que para o ano há mais. Começando com o peão do #77 da Dempsey – Proton Racing (Christianj Ried, Sebastian Priaulx, Harry Tinknell) chamou o primeiro e único Safety-Car da corrida logo no início da mesma. Dentro do pódio, onde esta o #33, foram surpreendidos pela velocidade do #71 da Spirit of Race (Frack Dezoteux, Pierre Ragues, Gabriel Aubry) que os ultrapassou e seguiu para as Iron Dames, conseguindo a posição e a liderança da corrida logo na primeira hora da mesma.

E de líder da corrida para pesadelo numa questão de (longos) minutos, o #71 viu a sua liderança desaparecer depois de ter um furo e ficar inclusicamente sem o pneu no seu carro. Full Course Yellow para a retirada de detritos e do próprio pneu de pista, enquanto o Spirit of Race fazia o seu caminho para as boxs. No reinício da corrida, o #33 viu-se a ser ultrapassado e perder três posições para três Porsche – #56 e #46 da Team Project 1 e o #86 da GR Racing (Michael Wainwright, Riccardo Pera, Benjamin Barker).

O #85 consegui regressar à liderança depois das paragens de alguns pilotos e assim seguiu por um par de horas, enquanto Henrique Chaves no #33 chegava ao segundo lugar na entrada da quinta hora de corrida, ultrapassando o seu rival direto pelo título. Com o ritmo dos Team Project 1, o #46 conseguiu apanhar o carro da equipa totalmente feminina que estava em primeiro lugar, passando o Porsche a ser líder da categoria. Sem poder responder, o #85 tentou aguentar o segundo lugar até ao último, que também não foi possível – a menos de uma hora para terminar, o Team Project 1 #56 fez a ultrapassagem e ficaram no último lugar de pódio, sem que o #33 a conseguisse apanhar até ao final.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Georgios Liavas reforça núcleo grego do Rio Ave

O Rio Ave apresentou mais um jogador grego. Georgios Liavas chega do Panetolikos e já está às ordens de Sotiris Silaidopoulos.

Deportivo da Corunha trava saída do alvo do Sporting Yeremay Hernández: «Não negociamos»

O Deportivo da Corunha não quer perder Yeremay Hernández neste mercado. Extremo é alvo do Sporting nesta janela.

Francesco Farioli tem desafio turbulento para manter pela frente a boa fase do FC Porto

O FC Porto tem entusiasmado com Francesco Farioli. Próximo teste do Dragão levou a tombo nos últimos dois anos e a despedimento em 2025.

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo define mais 2 alvos a atacar no mercado de transferências

O Nottingham Forest quer fechar mais reforços para o plantel de Nuno Espírito Santo. Soungoutou Magassa e Kostas Tsimikas na lista de alvos.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim faz pedido de contratação à direção do Manchester United

Ruben Amorim pediu a contratação de Gianluigi Donnarumma junto do PSG. Treinador quer um novo guarda-redes no Manchester United.

Villarreal x Barcelona pode ser jogado em Miami após aprovação da Federação Espanhola de Futebol

O Villarreal x Barcelona pode ser disputado em Miami. Pedido da La Liga já seguiu para a UEFA e para a FIFA.

AVS SAD confirma venda de John Mercado ao Sparta de Praga e garante verba histórica

O AVS SAD oficializou a saída de John Mercado. O avançado equatoriano de 23 anos assinou pelo Sparta de Praga a título definitivo.