8h Bahrain: António Félix da Costa coroado campeão de LMP2

    HYPERCAR / LMP2

    O domínio do Toyota #8 logo no início da corrida foi uma realidade tanto para os Peugeot, que fizeram uma fantástica qualificação, como para o Alpine, que foi o último classificado do grupo Hypercar. Ainda houve uma tentativa do Peugeot #93 (Paul Di Resta, Mikkel Jensen, Jean Eric Vergne) fazer uma ultrapassagem logo no início da corrida, mas sem sucesso. Com a liderança assegurada de um carro da equipa japonesa, a corrida fazia-se mais para trás, entre ambos os franceses e o segundo Toyota.

    O #93 da Peugeot foi o primeiro a ter problemas na corrida, com Paul Di Resta a reportar problemas na caixa de velocidade. Com a “ajuda” do Full Course Yellow, chegou às boxs, para poder ser reparado e voltar para a pista. E, ainda dentro de FCY, também o irmão #94 teve problemas e teve de ir para dentro da garagem para ser recuperado. Conseguiu regressar à pista, mas fora da volta do líder.

    O carro #8, com Brendon Hartley ao comando do Toyota, ouvi-a por parte da equipa, ordens para deixar o carro irmão #7 ultrapassá-lo por estar mais rápido e estar a começar a perder tempo para o Alpine, que saltou para P3 com os problemas da Peugeot. Depois de inicialmente se negar, acabou por deixar o outro Toyota chegar ao primeiro lugar com quatro horas para o fim da corrida. Desse momento até ao final, o resultado manteve-se sem haver trocar. Ainda houve tempo para o Peugeot #93 entrar para a garagem e retirar-se de vez.

    Nos LMP2, Filipe Albuquerque, no United Autosport #22, começou bem a corrida ao conseguir ultrapassar o #41 da RealTeam by WRT (Rui Andrade, Ferdinand Habsburg, Norman Nato). Mas nem tudo corrida bem para os portugueses, com o #38 da JOTA a perder posições e ficar fora do TOP 6, o necessário para serem campeões. O carro #1 da Richard Mille Racing Team (Lilou Wadoux, Paul Loup Chatin, Charles Milesi) viu-se a rodar depois de um toque com um GTE AM e perder algumas posições e enquanto isso o #31 da WRT ultrapassa o #23 da United Autosport.

    Albuquerque liderou a corrida até à terceira hora sem grandes ameaças até ser ultrapassado pelo #31 e andarem numa troca de lugares, inclusivamente com a PREMA #9 (Robert Kubica, Louis Deletraz, Lorenzo Colombo) até ficar o carro da WRT a liderar a categoria. Já perto da quinta hora de corrida, o #38 estava dentro da posição de pódio. Entretanto, o carro #10 da Vector Sport (Renger Van Der Zande, Ryan Cullen, Sébastien Bourdais) tinha problemas e ficava parado nas boxs para um arranjo rápido, depois de andar a lutar com o quarto lugar, cai para 10º.

    Para as horas finais, vimos o #22 e o #38 em modo luta pela posição onde estivessem, mas seria somente com alguns minutos para o fim que essa luta seria disputada entre ambos os portugueses, com um pequeno empurrão por parte do mais recente campeão ao seu compatriota pelo quarto lugar. Com as paragens finais dos líderes da categoria, o JOTA do português conseguiu ascender à terceira posição e acabar dentro do pódio, depois de ter caído para P11 no início da corrida.

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    Ana Catarina Ventura
    Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
    Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.