A festa está a começar!

    cab desportos motorizados

    Existem alturas em que uma região para; o SATA Rallye Açores é uma delas. A edição deste ano conta com uma das melhores listas de inscritos de todos os ralis até agora disputados no ERC (Europeu de ralis), sendo a única ausência de peso a de Esapekka Lappi, atual líder do Europeu, e da sua equipa, a Skoda; apesar disto, o finlandês encontra-se em São Miguel para fazer os reconhecimentos da prova.

    O rali tem 54 inscritos, sendo que, destes, 15 são das três categorias máximas permitidas. Assim sendo, temos Bernardo Sousa com o Fiesta RRC com que corre no WRC2. O piloto madeirense já por várias vezes afirmou que a prova açoriana é das suas favoritas e é um dos principais candidatos à vitória. Na nova classe R5 temos, com a equipa oficial da Peugeot, Craig Breen e Kevin Abbring; como equipa oficial e pela qualidade dos seus pilotos tem sempre de estar no topo dos favoritos, mas a “saúde” dos carros ainda não é a melhor, o que pode vir a causar muitas dores de cabeça à marca do leão. Na mesma categoria mas com o Fiesta R5 temos Kajetan Kajetanowicz, Ricardo Moura, João Barros e Diogo Salvi. O polaco tem de ser um candidato à vitória, apesar de não acreditar que tal venha a acontecer; já Ricardo Moura, apesar de ser a sua estreia com o Fiesta R5, acredito que esteja na luta pelo triunfo, pois o conhecimento do rali, assim como a sua facilidade de adaptação a novos carros, podem fazer com que nem se note as mudanças, tal como na edição do ano passado. Os restantes dois pilotos do Fiesta terão uma prova mais discreta, estando na prova principalmente para aprender, como os próprios reconhecem; além disso, só farão a primeira parte da prova, pois só esta conta para o Nacional de Ralis.

    Primeiro teste de Moura com o Fiesta, em São Miguel Fonte: Facebook Ricardo Moura
    Primeiro teste de Moura com o Fiesta, em São Miguel
    Fonte: Facebook Ricardo Moura

    Na categoria que falta – S2000 – , das três citadas, a Skoda terá três carros, Jaroslav Orsák, Antonín Tlusták e Pedro Meireles. De nenhum destes três pilotos penso que se pode esperar que lutem pela vitória, apesar de Orsák, pela prova do ano passado, e Meireles, pela temporada que está a fazer, têm de ser levados a sério. Para o português, a luta pelos lugares cimeiros também não vai acontecer, pois, tal como Barros e Salvi, não irá disputar a prova toda. Ainda nos S2000 temos o Fiesta de Vasiliy Gryazin, que faz a sua estreia na prova e pretende fazer o melhor possível. Para terminar esta categoria temos quatro 207, pilotados por Bruno Magalhães, Robert Consani, Giacomo Costenaro e Jean-Michele Raoux. Destes, apenas o português tem reais hipóteses de ganhar a prova, assim o carro o permita; de relembrar que Magalhães tinha previsto trazer o novo Peugeot T16, mas os atrasos nas entregas não o permitiram.

    Na produção, os principais candidatos são Vitaly Pushkar (EVO X), Martin Hudec (EVO IX), Luís Miguel Rego (EVO IX), Adruzilo Lopes (Impreza Sti) e Ricardo Teodósio (EVO IX). Estes dois últimos também não deverão disputar o último dia de prova. Nas duas rodas motrizes a luta será animada, sendo talvez os açorianos Henrique Moniz e Paulo Maciel os principais candidatos, mas a armada vinda do continente não pode ser esquecida, tendo Diogo Gago como um dos seus principais candidatos.

    Para terminar as várias disputas, falta falar do troféu Junior ERC. Destes, as minhas principais apostas vão para Jan Cerny e Stéphane Lefebvre  – ambos em 208 R2 –, por já terem disputado a prova. Apesar disso, existem vários jovens valores com muita qualidade, e não se pode dizer que a luta será apenas entre estes dois pilotos.

    Kopecky não defenderá a sua vitória do ano passado Fonte: LusoMotores
    Kopecky não defenderá a sua vitória do ano passado
    Fonte: LusoMotores

    A prova apenas começa na quinta-feira, mas hoje temos um dos eventos que mais público atraem, o City Show, que pode ser visto em http://www.rtp.pt/play/direto/rtpacores.  Assim como todos os troços em que aparecer a indicação do canal regional.

    Termino este artigo com o calendário de transmissões (as horas são as dos Açores, para o continente é uma hora mais tarde). Todas as especiais podem ser vistas no link acima disponibilizado, assim como na Eurosport e no site do ERC.

    Quarta-feira, 14 de maio

    Prova Citadina, às 20h30 (RTP Açores)

    Quinta-feira, 15 de maio

    Grupo Marques, às 18h00 (RTP Açores)

    6ª feira, 16 de maio

    Feteiras, às 10h30 e às 16h30 (RTP Açores e www.fiaerc.com)

    Sete Cidades, às 11h00 e às 17h00  (Eurosport, RTP Açores)

    Sábado, 17 de maio

    Tronqueiras, às 11h00 e às 17h00 (Eurosport e RTP Açores)

    Grupo Marques, às 12h30 (RTP Açores)

    Chegada dos Vencedores, às 19h00 (RTP Açores)

    A cobertura será feita ainda nas várias rádios locais (Antena1 Açores, Rádio Atlântida e TSF Açores)

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Danilo define prioridade para o futuro

    Danilo representa a Juventus desde a temporada 2019/20. O...

    Evanilson suspenso por duas partidas

    Evanilson foi suspenso por dois jogos, por parte do...

    Crystal Palace quer 80 milhões de euros por uma das estrelas

    O Crystal Palace já definiu o preço de Eberechi...
    Rodrigo Fernandes
    Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
    O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.