Bis açorianos ou assalto do leste?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesO ano passado, São Miguel e os Açores vibraram como nunca com a vitória de Ricardo Moura, no Rali dos Açores. Foi uma grande e merecida vitória, mas temos de ser sinceros, muito provavelmente este ano não voltaremos a ver o açoriano no lugar mais alto do pódio, talvez nem no pódio.

A prova que arranca esta quinta feira, mas que hoje tem uma especial espetáculo, na avenida da cidade de Ponta Delgada, tem uma lista de inscritos muito boa. Numa altura em que muitos já faziam o funeral ao Europeu de Ralis (ERC), a organização respondeu com medidas, até ver positivas, e que permitiram ter vários pilotos de qualidade à partida.

Mas vamos então à análise da prova: são 16 especiais contra o tempo que vão ditar quem vai ser o vencedor da primeira prova do ERC de 2017. Para mim, o principal candidato é Alexey Lukyanuk. O russo, o ano passado, na sua estreia, foi segundo, mostrando um ritmo impressionante para uma primeira vez na ilha. Mas nomes como Kajetanowicz, Marijan Griebel, Ralfs Sirmacis, Nikolay Gryazin e, claro, Ricardo Moura não podem ser esquecidos nesta luta. Acredito que o pódio será entre Lukyanuk, Kajetanowicz e Moura, tal como o ano passado, de resto, mas será uma grande luta, sem qualquer dúvida.

Ruben Rodrigues vai estrear o DS3 R5 Fonte: Play/AutoAçoreana Racing
Ruben Rodrigues vai estrear o DS3 R5
Fonte: Play/AutoAçoreana Racing

Fora estes pilotos, tenho muito interesse em acompanhar as provas de José Maria Lopez, que muito boas indicações tem dado no Serras de Fafe, mas que conta com um Peugeot 208 R5, que sabemos não ser nada fiável. Josh Moffett, que há dois anos mostrou um excelente ritmo no Rali dos Açores até desistir; as prestações de Ruben Rodrigues na sua estreia com o DS3 R5 e de Luís Rego Jr., agora mais adaptado ao Fiesta R5, e, claro, ver o que é que Bruno Magalhães consegue fazer depois de vários meses parado e na sua estreia com um Fábia R5.

No campeonato júnior, destinado aos R2, espero uma vitória clara de Chris Ingram, que já tem bastante experiência no Rali dos Açores – quarta participação – e que já demonstrou a sua rapidez. É pena a ausência de Diogo Gago, que vai fazer a 208 Rally Cup e não o ERC. Mas, nesta competição, sou sempre surpreendido por pilotos que desconheço e que espremem os seus R2 ao máximo, dando tanto ou mais gozo que em vários R5.

Em suma, será um Rali dos Açores de alto nível, com muita qualidade na estrada. Será, sem sombra de dúvidas, uma das melhores edições, se não a melhor, do rali açoriano. Já sabes: podes acompanhar tudo no Bola na Rede.

Foto de capa: M-Sport

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Nuno preparado para o embate com o Benfica: «Vamos lá para competir e estou muito motivado»

João Nuno fez a antevisão ao encontro entre o Estrela da Amadora e o Benfica, no próximo domingo, num jogo a contar para a 19.ª jornada da Primeira Liga.

Portugal goleia Itália na abertura do Europeu de Futsal

Este sábado, no primeiro jogo do Europeu de Futsal, Portugal venceu Itália por 4-2, com um bis de Kutchy.

Benfica sobre o que se passou no Seixal: «Conversa decorreu num ambiente de enorme respeito, cordialidade e espírito construtivo»

O Benfica fez um comunicado oficial sobre a deslocação de cerca de 200 adeptos ao Benfica Campus. Eis a situação.

Onde ver o Benfica x Estrela Amadora para a Primeira Liga?

O Benfica vai receber este domingo o Estrela Amadora na jornada 19 da Primeira Liga. Jogo será transmitido na Benfica TV.

PUB

Mais Artigos Populares

Segunda Liga: GD Chaves volta a pontuar após 3 derrotas consecutivas

O GD Chaves empatou 2-2 com o Lusitânia de Lourosa na jornada 19 da Segunda Liga. Foi o primeiro dos três jogos do dia.

Eddy Doué é primo de Désiré Doué e é reforço do Estrela da Amadora

Eddy Doué é o mais recente reforço do Estrela da Amadora. O jovem médio, primo do Golden Boy, Désiré Doué, chegou à Reboleira proveniente do PSG.

RB Salzburgo empresta Rocco Zikovic à UD Leiria até ao final da temporada

Nesta quarta feira, o União de Leiria anunciou o seu terceiro reforço neste mercado de transferências, Rocco Zikovic. O defesa central croata é mais um jogador para o eixo defensivo dos unionistas.