Bis açorianos ou assalto do leste?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesO ano passado, São Miguel e os Açores vibraram como nunca com a vitória de Ricardo Moura, no Rali dos Açores. Foi uma grande e merecida vitória, mas temos de ser sinceros, muito provavelmente este ano não voltaremos a ver o açoriano no lugar mais alto do pódio, talvez nem no pódio.

A prova que arranca esta quinta feira, mas que hoje tem uma especial espetáculo, na avenida da cidade de Ponta Delgada, tem uma lista de inscritos muito boa. Numa altura em que muitos já faziam o funeral ao Europeu de Ralis (ERC), a organização respondeu com medidas, até ver positivas, e que permitiram ter vários pilotos de qualidade à partida.

Mas vamos então à análise da prova: são 16 especiais contra o tempo que vão ditar quem vai ser o vencedor da primeira prova do ERC de 2017. Para mim, o principal candidato é Alexey Lukyanuk. O russo, o ano passado, na sua estreia, foi segundo, mostrando um ritmo impressionante para uma primeira vez na ilha. Mas nomes como Kajetanowicz, Marijan Griebel, Ralfs Sirmacis, Nikolay Gryazin e, claro, Ricardo Moura não podem ser esquecidos nesta luta. Acredito que o pódio será entre Lukyanuk, Kajetanowicz e Moura, tal como o ano passado, de resto, mas será uma grande luta, sem qualquer dúvida.

Ruben Rodrigues vai estrear o DS3 R5 Fonte: Play/AutoAçoreana Racing
Ruben Rodrigues vai estrear o DS3 R5
Fonte: Play/AutoAçoreana Racing

Fora estes pilotos, tenho muito interesse em acompanhar as provas de José Maria Lopez, que muito boas indicações tem dado no Serras de Fafe, mas que conta com um Peugeot 208 R5, que sabemos não ser nada fiável. Josh Moffett, que há dois anos mostrou um excelente ritmo no Rali dos Açores até desistir; as prestações de Ruben Rodrigues na sua estreia com o DS3 R5 e de Luís Rego Jr., agora mais adaptado ao Fiesta R5, e, claro, ver o que é que Bruno Magalhães consegue fazer depois de vários meses parado e na sua estreia com um Fábia R5.

No campeonato júnior, destinado aos R2, espero uma vitória clara de Chris Ingram, que já tem bastante experiência no Rali dos Açores – quarta participação – e que já demonstrou a sua rapidez. É pena a ausência de Diogo Gago, que vai fazer a 208 Rally Cup e não o ERC. Mas, nesta competição, sou sempre surpreendido por pilotos que desconheço e que espremem os seus R2 ao máximo, dando tanto ou mais gozo que em vários R5.

Em suma, será um Rali dos Açores de alto nível, com muita qualidade na estrada. Será, sem sombra de dúvidas, uma das melhores edições, se não a melhor, do rali açoriano. Já sabes: podes acompanhar tudo no Bola na Rede.

Foto de capa: M-Sport

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Em canal aberto e grátis: onde ver o Inglaterra x Argentina das meias-finais do Mundial 2026

Inglaterra e Argentina jogam para as meias-finais do Mundial 2026. Jogo tem transmissão televisiva em solo português.

Silas Andersen recusa rótulo de sucessor de Morten Hjulmand: «Não quero ter essa pressão»

Após alinhar na goleada do Sporting sobre o Celtic, Silas Andersen abordou a saída de Morten Hjulmand e falou sobre as primeiras semanas no clube.

Jesse Derry e a camisola n.º 7: «Ter o número de Cristiano Ronaldo nas costas é um privilégio»

Jesse Derry vestiu pela primeira vez a camisola do Sporting na goleada por 4-1 frente ao Celtic. Jovem reforço refletiu sobre a adaptação ao clube.

Erro crasso de Lucas Digne, penálti de Mikel Oyarzabal: Espanha mete-se a vencer a França por 1-0 nas meias do Mundial 2026

Mikel Oyarzabal, de penálti, adiantou a seleção espanhola. França e Espanha defrontam-se nas meias-finais do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga arrasa Vizela com mão cheia de golos

No 4.º jogo de preparação da pré-temporada, o Braga superou o Vizela por 5-0. Bright Arrey-Mbi, Adrian Barisic, Adrian Bajrami e Jonas Wind não foram a jogo. 

Daniel Bragança bisa e Sporting goleia o Celtic em jogo particular

Num jogo particular disputado no Estádio do Algarve, o Sporting goleou o Celtic por 4-1, com um bis de Daniel Bragança.

Youri Tielemans reforça o Manchester United e Bruno Fernandes dá as boas-vindas: «Bem-vindo a casa»

Youri Tielemans foi anunciado como reforço do Manchester United. O médio belga deixou o Aston Villa e assinou um contrato válido até 2031.