📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Campeonato Europeu de Ralis | Lukyanuk bicampeão europeu

- Advertisement -

O Campeonato da Europa de Ralis chegou ao fim e Alexey Lukyanuk tornou-se novamente campeão. Depois do título em 2018, o “foguete russo” tornou-se bicampeão europeu, sucedendo ao britânico Chris Ingram.

O Campeonato da Europa chegou ao fim com o Rali das Canárias. Numa temporada difícil e sem certezas de nada, o Eurosport Events conseguiu montar um campeonato interessante. Em Portugal, não tivemos o Rali dos Açores, mas não foi por isso que o Europeu deixou de vir a Portugal. O evento português foi o Rali Fafe Montelongo, vencido por Lukyanuk.

A ronda espanhola das Canárias, devido à pandemia da COVID-19, foi corrida no outono e isto foi algo que teve imensa influência. Lukyanuk e Solberg chegavam com 27 pontos de diferença. O sol deu lugar à chuva e a indecisão na escolha de pneus foi um dos “adoçantes” do Rali das Canárias.

Lukyanuk começou com os “jogos”, tendo sido apenas 27.º na qualificação, assim saindo muito atrasado em relação ao seu adversário pelo título europeu. E nem assim conseguiu ter grande vantagem, porque a chuva/sol foi sempre um grande fator.

No final do primeiro dia, Lukyanuk era oitavo classificado, com Solberg na sétima posição. Na liderança, os homens da casa, com o Hyundai i20 R5 de Ivan Ares e David Liste Vásquez. Pepe Lopez, vencedor em 2019, não conseguiu sequer terminar o primeiro dia, com as condições da estrada a estragarem o rali ao espanhol, que bateu forte e danificou a traseira do Citroen C3 R5 da equipa portuguesa Sports & You.

Pedro Almeida e Hugo Magalhães fizeram apenas um dia de Rali, com os comissários a não deixarem começar o segundo, devido a Peugeot 208 Rally4 não reunir as condições de segurança
Fonte: FIA ERC

No segundo dia, as incertezas da chuva, levaram a mudanças na liderança do rali. Depois de recuperar a liderança, Nil Solans teve dois furos na SS11 e com apenas um pneu de substituição, a hipótese de vencer nas Canárias esfumou-se, deixando assim o especialista em asfalto, e o piloto da M-Sport no Campeonato do Mundo de Ralis (FIA WRC), Adrien Fourmaux, na liderança. O francês aguentou-se até ao final e venceu pela primeira vez no Europeu de Ralis. Outro especialista em asfalto, Yann Bonato, levou o Citroen C3 R5 à segunda posição, com o pódio a ficar completo por Ivan Ares. Após a vitória, Fourmax afirmou que «estou contente porque foi um fim de semana duro para todos os pilotos. Acho que todos cometeram erros em algum ponto do rali. Nós fizemos no sábado, mas foi no fim de uma especial. É um grande resultado para a M-Sport e apenas posso agradecer à equipa, que foi perfeita».

José Paula e Valter Cardoso, apesar de começarem o segundo dia, abandonaram com problemas técnicos (na bomba de combustível) na SS11
Fonte: Pico Rallye Team

E os erros de que Fourmax falou bateram à porta de todos, mas no final, e mesmo sem uma exibição de encher o olho, Lukyanuk terminou na sétima posição e conquistou o título. Para o piloto russo, que no penúltimo rali nem sabia se iria conseguir participar nas Canárias «foi um título muito precioso. Claro que gostava de ter lutado nas especiais, mas sabíamos que não era preciso terminar na frente do Oliver, bastava ficar um pouco atrás. O WRC é algo que tenho em mente para o futuro, mas os recursos não são o nosso forte. As condições mundiais não são as melhores e não conseguimos prever nada. Não sei o que vem a seguir, mas vamos continuar a trabalhar».

Para Solberg, o título de Campeão Europeu absoluto não foi possível, mas o título no ERC1 Junior foi conquistado nas Canárias. O piloto, filho de Peter Solberg, disse no final: «Foi uma época incrível. O plano era obter experiência em asfalto, correndo tudo bem em Roma. Na Letónia ficámos a pensar em vencer o ERC1 Junior e o título absoluto. Em Portugal tivemos alguns problemas com turbo e também o acidente não ajudou. Mas, no geral, foi um ano fantástico e ganhei muita experiência».

Craig Breen e Paul Nagle regressaram ao Europeu com um Hyundai i20 R5 com o Team MRF Tyres. O objetivo da dupla irlandesa nunca foi lutar pelo título, mas dar à marca de pneus indiana rodagem e muitos dados, para uma possível introdução nos ralis da europa, terminando fora dos dez primeiros nas Canárias.. Andreas Mikkelson e Anders Jaeger foram outra dupla “refugiada” do mundial que regressou ao Europeu. Em 2020, os noruegueses são pilotos de teste da Pirelli e o regresso com o Skoda Fabia Rally2 Evo ao europeu deu frutos, com uma vitória no Rali da Hungria.

Finalizado mais um ano de Europeu de Ralis, já estamos “em pulgas” para 2021, com Portugal a receber duas provas: o Rali dos Açores e o Rali Serras de Fafe e Felgueiras.

Foto De Capa: FIA ERC

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim não deixa garantias sobre o futuro de Casemiro e Harry Maguire e elogia jogador: «Vai ser o futuro do Manchester United»

Ruben Amorim fez a antevisão do Manchester United x Newcastle, do Boxing Day, que vai ser jogado no dia 26 de dezembro. O técnico falou de Kobbie Mainoo, do mercado de janeiro e do futuro de Harry Maguire e de Casemiro.

Luis Tevenet confirmado como novo treinador do Real Valladolid

O Real Valladolid tem novo treinador. Luis Tevenet foi o escolhido pelo clube do segundo escalão de Espanha para suceder a Guillermo Almada.

AS Roma quer fechar médio dinamarquês e pode pagar 20 milhões de euros

A AS Roma quer contratar Morten Frendrup. O médio internacional dinamarquês está ligado ao Genoa e pode sair por cerca de 20 milhões de euros.

Presidente do Fenerbahçe libertado sob fiança após suspeita de consumo e tráfico de drogas

O presidente do Fenerbahçe foi libertado nesta quinta-feira, após ter sido detido por suspeita de consumo e tráfico de drogas. Sadettin Saran foi o sucessor de Ali Koç na liderança do clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid toma decisão e ativa cláusula de recompra de 9 milhões de euros para fechar reforço

O Real Madrid vai ativar a cláusula de recompra de Nico Paz. O clube espanhol vai contratar o médio argentino ao Como por nove milhões de euros.

Médio do Alverca observado pelo Benfica e pelo Sporting

As boas exibições de Alex Amorim despertaram a atenção de várias equipas. O médio do Alverca está a ser seguido com atenção por Benfica e Sporting.

Sporting vai avançar para a contratação de Luís Guilherme: eis os contornos do possível negócio

O Sporting vai mesmo avançar para a contratação de Luís Guilherme. Os leões pretendem contar com o avançado brasileiro em definitivo.