Chegar, ver e dominar

- Advertisement -

cab desportos motorizados

A temporada do WTCC (Mundial de carros de turismo) já acabou faz um mês, mas ainda vamos a tempo de fazer um apanhado da época e começar já a lançar a de 2016. Em 2015 Tiago Monteiro voltou a ser o único piloto português presente sendo que o Circuito de Vila Real foi o representante nacional para as corridas, depois de um 2014 em branco.

Se em 2014 a Citroen dominou como quis o WTCC, 2015 em nada foi diferente. Os quatro primeiros classificados da competição foram os quatro pilotos da marca francesa e como é lógico o título por marcas também foi para a formação gaulesa. O domínio, de resto, foi total. Das 14 corridas, duas por cada fim de semana de prova, os pilotos da Citroen apenas perderam três corridas, todas para homens da Honda sendo que duas para o “nosso” Tiago Monteiro.

O piloto do Porto venceu as segundas corridas da Rússia e do Japão, tendo ganho ainda a segunda corrida da Tailândia mas acabou desclassificado por o carro não ter a altura máxima regulamentar. Monteiro acabou a temporada no sétimo posto e apenas como o terceiro homem da Honda quando em 2014 tinha sido o melhor não Citroen, mesmo assim foi o piloto com mais vitórias que não conduz um dos carros gauleses.

Tiago Monteiro tem estado em grande forma Fonte: Facebook Oficial de Tiago Monteiro
Tiago Monteiro tem estado em grande forma
Fonte: Facebook Oficial de Tiago Monteiro

O ano de 2016 vai marcar a última temporada da Citroen na competição para se voltar a focar no WRC, numa autentica jornada de “Cheguei, Vi e Venci”. Foram dois anos de total domínio e que se presume que venha a ser uma terceira, apesar de a entrada da Volvo poder fazer as contas alterarem-se. Este último ano da equipa gaulesa marca a redução para apenas dois pilotos, José Maria Lopez, atual bicampeão, e Yvan Muller. Dois dos melhores pilotos senão os melhores pilotos da atualidade que parece que vão dominar mais uma temporada.

Na Honda ainda existe alguma indefinição, mas é certo que Tarquini vai sair e quase certo que Monteiro vai continuar. De resto pouco se sabe, a não ser que a equipa japonesa vai voltar a tentar ser a formação mais forte do WTCC, algo que não se afigura nada fácil, para não dizer impossível.

Certo é que Vila Real vai continuar a receber a maior competição de carros de turismo. A etapa portuguesa vai ser a sétima ronda e será no dia 12 de junho. A não perder!

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «O que tentámos foi manter uma estrutura que nos permitisse estar juntos em tudo o que fizéssemos,...

Carlos Vicens respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois da eliminação do Braga da Europa League.

Carlos Vicens: «Não podem passar tantos anos para o Braga estar sem lutar por finais europeias»

Carlos Vicens analisou a derrota do Braga contra o Friburgo, num encontro da segunda-mão das meias-finais da Europa League.

Há quatro treinadores espanhóis nas três finais europeias: sabe quem são

As três finais europeias da época registam a presença de quatro técnicos espanhóis: Mikel Arteta e Luis Enrique na Liga dos Campeões; Unai Emery na Liga Europa; e Inigo Pérez na Liga Conferência.

Carlos Vicens após Friburgo x Braga: «Saio orgulhoso da eliminatória que fizemos»

Carlos Vicens já reagiu ao encontro entre o Braga e o Friburgo, relativo à segunda-mão da meia-final da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Champions League, Europa League e Conference League: Há 1 equipa inglesa em cada final

Já estão definidas as três finais das competições europeias. Há, pelo menos, uma equipa inglesa em cada uma das finais.

Hóquei: Barcelona bate Sporting no prolongamento e marca encontro com o Benfica nas meias-finais da Liga dos Campeões

O Sporting foi eliminado da Liga dos Campeões de Hóquei em Patins aos pés do Barcelona, perdendo por 2-0 no prolongamento com um bis de Marc Grau. Os catalães seguem em frente e vão defrontar o Benfica nas meias-finais.

João Moutinho: «Temos de estar orgulhosos aquilo que fizemos na campanha e mesmo aqui hoje»

João Moutinho já reagiu ao encontro entre o Braga e o Friburgo, relativo à segunda-mão da meia-final da Europa League.